janeiro 12, 2015

Como fazer uma Pós-Graduação na França

Você já tem um diploma e gostaria de completar seu currículo? Portanto, saiba como fazer uma pós-graduação na França.

Veja: quais os procedimentos? Quais são os requisitos? Comece já a investir na sua carreira!

1. Os três requisitos principais

  • Diploma de Bacharelado

Você pode comprovar que se formou no Brasil? Se sim, saiba que você pode ingressar direto no segundo ano de Pós-graduação (Master 2), sem ter que ficar dois anos estudando, como é o caso aqui.

Isto, porque o bacharelado brasileiro equivale ao que os franceses chamam de M1 (primeiro ano de Mestrado). Aliás, os cursos mais interessantes são oferecidos neste segundo ano de mestrado, chamado de M2.

  • Bom histórico escolar

Além do diploma, você terá que comprovar que teve bom desempenho ao logo da graduação. Portanto, é necessária apresentação do seu histórico escolar. Um bom desempenho pode ser entendido como uma média acima de 7/10. Mas fique tranquilo, se por acaso teve alguma reprovação ou notas baixas, não é problema.

  • Conhecimento do francês

O conhecimento do idioma é necessário na maioria dos casos. Além disso, deve ser comprovado. São basicamente 3 os exames de proficiência aceitos:

  • TCF (Teste de Conhecimento do Francês)
  • DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa)
  • DELF (Diploma de Estudos de Língua Francesa)

O conhecimento da língua é um dos requisitos principais para conseguir sua vaga. Portanto, é necessário planejamento para que você consiga fazer a prova e anexar seu resultado no momento da candidatura.

2. Como ser aceito em uma Pós na França

  • Continue procurando informações:

Não se limite a blogs e sites de busca. Procure informações diretamente com as universidades francesas que participam em feiras e salões de estudantes!

  • Agende uma entrevista de orientação acadêmica:

Busque marcar uma entrevista de orientação com um consultor de uma instituição especializada. Em outras palavras, essas instituições ofereçem os serviços citados acima, como é o caso do CFOL.

Assim, é possível ter uma análise de perfil e de projetos de estudos além de consultoria para seus objetivos. Outra questão importante é sua montagem de dossiês de candidatura para Graduação, Pós-graduação, Doutorado, bolsas e estágios no exterior. Ainda são poucas as instituições especializadas em orientar e preparar candidatos aos estudos na França.

  • Defina um plano de estudos:

Na reunião de orientação acadêmica, é possível ter uma ideia das universidades e dos melhores cursos para seus objetivos. Na França, existem muitas ofertas em ótimas universidades para alunos de todos os níveis.

Em outras palavras: não precisa ter cursado uma faculdade renomada para fazer uma Pós na França. Além disso, a maioria dos cursos são oferecidos em universidades públicas.

Dicas extras

Tenha mais opções: pense em pelo menos 3 cursos em Paris, e também em outros polos universitários (Lyon, Grenoble, Aix-Marseille)

Verifique os requisitos:
A maior dificuldade será achar essas informações. Isso acontece, por que elas são atualizadas e mudam a cada ano. Por isso é muito importante procurar ajuda!

Faça um curso intensivo e monte sua candidatura:
Uma vez que estiver determinado a estudar fora, comece a aprender francês. Portanto, de preferência cursos intensivos com resultados rápidos. O Curso de Francês Online, por exemplo. Escolha uma instituição que ofereça, além dos cursos de níveis, cursos preparatórios aos exames de proficiência

Além disso, é importante lembrar que todos os documentos devem ser redigidos no idioma do país e deverão seguir os padrões de redação do mesmo.

Website | + posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

136 Comments

  1. Daniel A. Lima 13 de janeiro de 2012 at 14:55 - Reply

    Primeiramente parabéns pelo site, que é muito instrutivo e esclarecedor. Pretendo agendar uma entrevista de orientação acadêmica, porém antes gostaria de saber pelo menos uma coisa. Vi que o tempo médio para se fazer um doutorado na França é de 3 anos. Indago, contudo, o seguinte: é possível residir lá apenas por um ano (cursando todas as disciplinas) e terminar os outros dois apenas redigindo a tese e indo só eventualmente à universidade, ou seja, já morando de volta no Brasil? Isso seria possível mesmo que a área do doutorado (ex: filosofia) seja diferente daquela cursada na graduação e no mestrado (ex.: direito)? Obrigado pela ajuda.

    • pauline 16 de janeiro de 2012 at 20:44 - Reply

      Ola Daniel,
      Não é possível se inscrever no doutorado na França e passar 2 anos sobre 3 fora da França. Porem, você tem a possibilidade de fazer um doutorado sandwich. Teria que ver essa possibilidade com sua faculdade aqui no Brasil. Nesse caso, você faria um ano na França e o resto no Brasil.
      Espero ter ajudado!
      Será um prazer te receber no ifesp!
      Pauline

  2. Ingrid Gouveia 17 de janeiro de 2012 at 14:04 - Reply

    Pauline,

    Como é certo que com um diploma de uma universidade brasileira eu posso entrar diretamente no M2, há a necessidade de fazer o que eles chamam na França de “Équivalence de Diplômes”?

    Muito Obrigada!

    • pauline 18 de janeiro de 2012 at 22:05 - Reply

      Ingrid,
      Não precisa de uma equivalência de diploma. O fato de você ter um diploma de graduação (bacharelo ou licenciatura) já é o suficiente porque é o equivalente de um Master 1. Portanto, pode ingressar no Master 2 (segundo ano da pós graduação).
      Marque uma orientação, te explicarei melhor e veremos as oportunidade de cursos e bolsas no seu caso.
      Telefone (11) 3031-3599 I Email : [email protected]. I Site : http://www.ifesp.com.br
      Pauline

  3. Fernanda 24 de janeiro de 2012 at 19:23 - Reply

    olá! gostaria de saber se o M2 equivale ao mestrado e se é possivel cursar o doutorado na França sem precsiar ter o mestrado? Obrigada.

    • Pauline 26 de janeiro de 2012 at 19:02 - Reply

      Olá,
      O M2 é o segundo ano de mestrado. Para ingressar é preciso que você possa comprovar no mínimo de 4 anos de estudos superiores.
      Um Master Recherche completo e com notas altas é necessário para se candidatar em doutorado na França.
      Marque uma orientação, te explicarei melhor e veremos as oportunidades de cursos e bolsas no seu caso.
      Telefone (11) 3031-3599 I Email : [email protected]. I Site :http://www.ifesp.com.br
      Att,

  4. Carine 14 de fevereiro de 2012 at 18:01 - Reply

    Olá, Pauline

    No caso se a pós é em uma área diferente da Graduação, mas afim com a graduação, é aceito?

    Existem bolsas integrais?

    • pauline 16 de fevereiro de 2012 at 18:58 - Reply

      Olá Carine,
      É possível cursar uma pós fora da área da pós se conseguir justificar no seu projeto a coerência dessa mudança. Sendo que passar de uma área científica para uma de humanas não é tão óbvio, no entanto não impossível.
      Marque uma orientação, te explicarei melhor e veremos as oportunidades de cursos e bolsas no seu caso.
      Telefone (11) 3031-3599 I Email : [email protected]. I Site :http://www.ifesp.com.br

  5. Thiago 15 de fevereiro de 2012 at 13:11 - Reply

    Olá Pauline, tudo bem?

    Minha dúvida é a seguinte: sou formado pelo Mackenzie em Direito, mas confesso que meu histórico escolar tá loooonge de ser dos melhores. Atualmente faço pós em Direito Tributário também pela Universidade, isso pode “compensar” um pouco o histórico? Ou minha causa é perdida? rs

    Gostaria de fazer uma pós na França e me preparar para o “exame de Ordem” de lá, para advogar no país!

    Muito obrigado!

    • pauline 16 de fevereiro de 2012 at 19:02 - Reply

      Olá Thiago,
      No que diz respeito à pós é possível cursá-la na França. Aí é preciso que você se informe sobre os prazos das universidades e de Campus France além de escolher antes de tudo uma universidade cuja pós se adéqüe com o seu projeto acadêmico-profissional.
      No que diz respeito ao exame de Ordem, você deverá comprovar que o Brasil oferece aos franceses a possibilidade deles também passarem o exame e exercerem a profissão (convenção bilateral). Você então deverá solicitar uma inscrição onde explicará que ainda não passou a prova do OAB aqui e por isso mesmo terá de passar um exame apropriado. Além disso deverá passar um teste de língua organizado por organismos jurídicos para comprovar um nível suficiente de língua.
      Portanto, o caminho mais fácil é fazer uma pós (Master 2) e ter uma experiencia profissional (estagio).
      Espero te ter ajudado!

  6. Giovana 22 de fevereiro de 2012 at 22:57 - Reply

    Olá! Sou graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso. Gostaria de saber se há universidades referentes à esta profissão que ofereça pós-graduação, pois sei que há grande diferença entre a Enfermagem do Brasil e da França. No caso de não haver, eu poderia realizar a pós em outra área, como Ciências Biológicas ou Farmácia? Obrigada pela atenção.

  7. Eloisa 13 de maio de 2012 at 6:58 - Reply

    Parabéns!!!!

    Adorei o site!!!!!!
    Me ajudou muito..

    • pauline 17 de maio de 2012 at 17:39 - Reply

      Que bom!

  8. Eloisa 13 de maio de 2012 at 7:03 - Reply

    Esqueci de perguntar..
    Como eu faço para traduzir os documentos???
    Tem que ser alguma tradução juramentada??
    Obrigada!

    • pauline 17 de maio de 2012 at 17:39 - Reply

      Olá Eloisa,
      Como vai? É sim preciso que o seus documentos oficiais sejam traduzidos por um tradutor juramentado.

  9. Elo 13 de maio de 2012 at 7:12 - Reply

    Parabéns!!!!

    Adorei o site!!!!!!
    Me ajudou muito..

  10. cristina 23 de maio de 2012 at 2:48 - Reply

    ola, sou graduada em educação física, Licenciatura Plena. Qual Faculdade em Paris, Pau ou Bordeaux me ofereceriam a possibilidade de uma pós na área? Obrigada

    .

    • pauline 29 de maio de 2012 at 17:02 - Reply

      Olá Cristina,
      Como vai? Todas as faculdades que mencionou oferecem pós-graduação na sua área. O melhor seria que você conferisse as linhas de pesquisa e a grade curricular para ver qual curso te corresponderia.
      Se puder, venha no IFESP para conversarmos melhor obre seu projeto de estudoss.
      Se você não puder vir até o IFESP, saiba que agora estamos prestando esse serviço de orientação à distância.
      Telefone (11) 3031-3599 Email : [email protected]. Site :http://www.ifesp.com.br

  11. Fernando 24 de maio de 2012 at 22:28 - Reply

    Ola, sou graduado em sistemas de informação pela universidade metodista de são paulo tenho dupla nacionalidade e gostaria de fazer pós graduação na frança. Como faço?

  12. Fernando 24 de maio de 2012 at 22:30 - Reply

    Ola, sou graduado em sistemas de informação pela universidade metodista de são paulo tenho dupla nacionalidade e gostaria de fazer pós graduação na frança. Como faço? meu e-mail é [email protected]
    Obrigado pela atenção.

    • pauline 29 de maio de 2012 at 16:57 - Reply

      Olá Fernando,
      Para se candidatar a uma pós-graduação na França é necessário comprovar um nível de francês B2, e às vezes C1. Para conhecer melhor o funcionamento das pós-graduações na França te recomendo vir no IFESP para fazer uma orientação acadêmica.
      Se você não puder vir até o IFESP, saiba que agora estamos prestando esse serviço de orientação à distância.
      Você já conferiu o artigo sobre os estudos de novas tecnologias, comunicação e Management no nosso blog: https://www.universidadesfrancesas.com.br/estudar-novas-tecnologias-na-franca/?
      Telefone (11) 3031-3599 Email : [email protected]. Site :http://www.ifesp.com.br

  13. Marco 26 de maio de 2012 at 23:39 - Reply

    Olá, Pauline, tudo bem? Tenho uma dúvida simples, espero que possa me ajudar: se sou aceito direto para o M2 (portanto fazendo só 1 ano de mestrado) e depois volto ao Brasil com esse diploma, ele é reconhecido tranquilamente como Mestrado pelas universidades brasileiras? Mesmo sendo só 1 ano?
    Obrigado,
    Marco

  14. Fàbio 11 de junho de 2012 at 15:27 - Reply

    Ola Pauline,

    Gostaria de saber quais faculdades na França oferecem uma pós graduação com o foco em responsabilidade social ou com um foco parecido que é minha área de atuação aqui no Brasil.

    Grato

    • pauline 19 de junho de 2012 at 19:28 - Reply

      Olá Fábio,
      Tudo bem?
      A maioria das universidades que oferece cursos em ADM ou em direito oferece pós-graduações nesse ramo. Tem muitas opções!
      Agora, é só você decidir quando (o ano) e onde (a região) onde você gostaria de cursa essa pós!
      Se puder, venha no IFESP para conversarmos melhor obre seu projeto de estudos.
      Se você não puder vir até o IFESP, saiba que agora estamos prestando esse serviço de orientação a distância.
      Telefone (11) 3031-3599 Email : [email protected]br. Site :http://www.ifesp.com.br

  15. Patrícia 22 de junho de 2012 at 13:50 - Reply

    Olá,sou psicóloga, tenho mestrado e tenho interesse em cursar um doutorado na área de psicanálise na França, qual a média do tempo de duração e as universidades mais indicadas e que tem boa aceitação de estrangeiros?

  16. Arthur 3 de julho de 2012 at 3:09 - Reply

    Olá , Pauline

    Gostaria de saber se é possível um estudante que possua o 3º ano do curso de bacharelado em Direito completo se inscrever num curso de mestrado M2 ?

  17. Lucas 26 de julho de 2012 at 21:11 - Reply

    Ola, gostaria de saber se posso cursar uma segunda faculdade na frança. Por exemplo: já tenho a graduação e a pós dai posso cursar uma outra lá????

    • pauline 8 de agosto de 2012 at 13:12 - Reply

      Olá Lucas! Tudo bem? Pode sim cursar outra faculdade (graduação, pós-graduação ou doutorado). Por isso é preciso que tenha no mínimo um Delf B2 (Dalf C1, geralmente em Paris) ou TCF DAP no caso da graduação.
      Se puder, venha no IFESP para conversarmos melhor obre seu projeto de estudos.
      Se você não puder vir até o IFESP, saiba que agora estamos prestando esse serviço de orientação a distância.
      Telefone (11) 3031-3599 Email : [email protected]. Site :http://www.ifesp.com.br

  18. Vasco Calunga zuela 16 de agosto de 2012 at 9:12 - Reply

    Eu termino a lisenciatura proximo Ano e pretendo faser o Mestrado proximo Ano. O que devo faser? Vivo em Angola.

  19. Claudia 7 de setembro de 2012 at 0:22 - Reply

    Tenho em Psicologia e Mestrado em Gestão e Política Ambiental.
    Atualmente, faço Direito e tenho um bom desempenho acadêmico, gostaria de saber minhas possibilidades para cursar Doutorado na França, existe limite de idade?

  20. Daniele San Martin 12 de setembro de 2012 at 20:10 - Reply

    Gostaria de receber informações sobre pós graduação na França.
    ÁREAS DE INTERESSE: Educação física ou Educação
    Obrigada

  21. Priscila 24 de setembro de 2012 at 1:15 - Reply

    Olá Pauline,

    Sou formada em Economia e tenho uma pós graduação em Sustentabilidade e Governança Corporativa. Gostaria de saber o que é necessário para entrar diretamente em um mestrado M2? É mais complicado entrar diretamente no M2 do que no M1? Meu intersse é fazer um mestrado em Marketing, acredito que com a minha formação em Economia é possível.

    Obrigada.

    • pauline 25 de setembro de 2012 at 22:04 - Reply

      Olá, você pode ingressar no M2, não é mais difícil. Mas como você tem um diploma numa outra área, acho melhor se candidatar para o M1.
      Para mais informações e para montar seu dossiê e te preparar para o teste de proficiência, entre em contato para marcar uma orientação acadêmica no IFESP. Oferecemos esse serviço também à distância.
      http://www.ifesp.com.br/frances/frances-objetivos-estudar
      [email protected], tel: 11 30313599

  22. Heloisa 11 de dezembro de 2012 at 0:24 - Reply

    Existe algum programa de bolsa para alunos, para ajuda no custeio das despesas, ou então empregos “universitários”, como dar aulas de monitoria, etc?

  23. Heloisa 11 de dezembro de 2012 at 0:24 - Reply

    Existe algum programa de bolsa para alunos durante o curso de mestrado, para ajuda no custeio das despesas, ou então empregos “universitários”, como dar aulas de monitoria, etc?

  24. Rodrigo 8 de janeiro de 2013 at 22:42 - Reply

    E pra quem tem diploma de Licenciatura? O processo é diferente?

  25. Laila 20 de janeiro de 2013 at 21:15 - Reply

    Olá,

    ficaria muito agradecida se pudesse me dar mais informações acerca de pós, mestrado e doutorado na França.

    Para concluir é necessária a apresentação oral ou apenas a entrega da tese escrita?

    • Marcelo Thomazin 7 de fevereiro de 2013 at 18:02 - Reply

      Boa tarde ! Sou formado em Educação Física e Motricidade Humana , e tenho duas Especializações uma na Usp e outra Unifesp, gostaria muito de poder fazer outra especialização na França, em específico Paris dentro da minha área, quais os caminhos a seguir caso isto seja viável ?
      Obrigado

    • pauline 20 de fevereiro de 2013 at 21:54 - Reply

      Laila, para finalizar o mestrado, precisa apresentar um ‘mémoire’ para o doutorado ‘uma thèse’.

  26. Amanda 21 de abril de 2013 at 21:21 - Reply

    Olá Pauline,
    Gostei muito do site! Queria mais informações e uma ajuda pra discernir uma boa faculdade pra fazer uma pós na França. Devo mandar um e-mail com meus dados? Sou graduada em letras portugues, fiz metade de letras ingles e metade de frances. Hoje faço especialização em Semiótica aplicada à literatura e quero saber as possibilidades de fazer um curso mesmo que não seja de mestrado (caso não haja) em cinema. Estou me aprofundando agora. Tenho uma boa leitura em frances, mas falo pouco. Obrigada desde já!

    • pauline 3 de maio de 2013 at 16:59 - Reply

      Obrigada Amanda! Sim, seria melhor marcar uma orientação acadêmica personalizada para definir seu plano de estudos, selecionar as melhores formações na França de acordo com seu perfil e objetivo. Por favor entre em contato com o IFESP 11 3031-3599 ou [email protected]

  27. Bianca 23 de abril de 2013 at 23:57 - Reply

    Olá gostaria de saber se posso fazer uma pos graduacao na franca mesmo se cursei minha faculdade de RH EAD e qual universidade seria bom?

    • pauline 3 de maio de 2013 at 17:03 - Reply

      Olá Bianca! Você tem que apresentar um diploma de pós-graduação e um dossiê de candidatura completo (Currículo, carta de apresentação, projetos de estudos, exame de proficiência em Francês…). Para selecionar as melhores opções de universidades e formações, recomendo marcar uma orientação acadêmica personalizada. Por favor entre em contato com o IFESP 11 3031-3599 ou [email protected]

  28. Paulo 7 de maio de 2013 at 5:34 - Reply

    Oi pessoal, parabéns pelo blog, é realmente bastante explicativo. Bom, eu estou no segundo ano de publicidade e propaganda, e quero fazer especialização em marketing. Quais são as chances de que eu consiga ingressar em uma universidade francesa para fazer a minha pós? O que eu devo fazer?

    Grato desde já.

    • pauline 7 de maio de 2013 at 15:54 - Reply

      Paulo, depende de você!!! Mas com um bom nível de francês e um bom dossiê de candidatura, você consegue sim. Pode marcar uma orientação acadêmica presencial ou a distancia com o IFESP. 11 3031-3599 ou [email protected]

  29. Amanda Miranda 17 de maio de 2013 at 18:05 - Reply

    Olá! Tenho 16 anos e pretende cursar direito aqui no Brasil e fazer um mestrado de Direito internacional na França. Há possibilidades de eu poder exercer minha profissão na França? Quais seriam os procedimentos? Grata.

  30. vanusa 20 de junho de 2013 at 10:56 - Reply

    olá. sou Graduada em Farmácia e bioquímica gostaria d saber se existe mestrado na área e quais as universidades ? e o procedimento ?grata

  31. Jirlane Santos 17 de julho de 2013 at 15:43 - Reply

    Olá Pauline Boa tarde!

    Estou me formando em nutrição pela FPB – na cidade de João Pessoa/PB, meu noivo já reside na França em Toulon, então estou querendo ir prá lá, como devo fazer pra saber se posso prestar uma pós lá?

  32. Fabio M. Silva 26 de agosto de 2013 at 22:36 - Reply

    Boa Noite.

    Gostaria de saber se, para fazer um mestrado na França com bolsa, tem um limite
    de idade no processo seletivo.

    • pauline 30 de agosto de 2013 at 13:46 - Reply

      Olá Fabio,
      Geralmente a limite é de 30 ou 36 anos. Já para doutorado não tem limite de idade.

  33. Eric 15 de setembro de 2013 at 19:01 - Reply

    Olá, tenho algumas dúvidas referentes à pós-graduação na França, o M1 pode ser reconhecido como mestrado no Brasil? E para realização do doutorado na França é necessário que seja feito o M2 ou pode ser feito possuindo apenas o diploma M1?
    Obrigado

    • pauline 18 de setembro de 2013 at 18:37 - Reply

      Olá Eric,
      O M2 será reconhecido como mestrado (M2 recherche) ou especialização (M2 professionnel).
      Para fazer doutorado, precisa ter um M2 recherche (pesquisa).

  34. Vanessa Brito 19 de setembro de 2013 at 22:40 - Reply

    Olá Pauline!

    Sou graduanda em gastronomia pretendo fazer uma pós graduação na França
    ano que vem. Porem tenho duvidas sobre moradia, trabalho e bolsas.

  35. Rafael 10 de outubro de 2013 at 20:39 - Reply

    Boa Noite,

    Gostaria de saber se é possível cursar um Master 1 na França sem ter ainda o diploma de graduação do meu curso no Brasil, mas ter cursado já no Brasil 3 anos de graduaçao de um total de 5 anos.

    Grato,

    Rafael

    • pauline 17 de outubro de 2013 at 14:27 - Reply

      E possível se for um intercâmbio. Um intercambio é a possibilidade de cursar de 6 meses a um ano numa universidade parceira.

  36. Rafael 18 de outubro de 2013 at 17:38 - Reply

    Boa Noite,

    Poderia ser feita a inscrição à esse intercâmbio para cursar o Master 1 mediante o Campus France ou so atraves da Universidade em que estudo?
    Além disso , haveria também a exigência do diploma de graduação pela CAMPUS FRANCE para se inscrever no Licence 3 ?

    Grato,

    Rafael

    • pauline 13 de novembro de 2013 at 18:24 - Reply

      Olá Rafael,
      Você consegue sim e pode se candidatar a um ou mais programas de bolsa de estudos.
      Sugiro você marcar uma orientação acadêmica no IFESP.
      11 30313599 ou [email protected]

  37. Felipe Guimarães 20 de outubro de 2013 at 19:55 - Reply

    Ola Pauline,

    Tenho interesse em fazer um mestrado em literatura francesa. Gostaria de saber se com a licenciatura português-francês (5 anos) da UFMG, consigo ingressar no Master 2 e se existe possibilidade de bolsa de estudo.

    Atenciosamente,

    Felipe Gonçalves

  38. Bernardo Teixeira 27 de outubro de 2013 at 3:58 - Reply

    Olá Pauline,

    Parabéns pelo site! Sou médico residente e gostaria de saber se funciona da mesma forma o mestrado na área de saúde, ou seja, posso ingressar diretamente no M2? Os cursos de mestrado normalmente são gratuitos ou pagos? Muito Obrigado

  39. Tiago Sousa 25 de novembro de 2013 at 22:21 - Reply

    Olá, parabéns pelo site, inicio no próximo ano o mestrado aqui mesmo no Brasil em filosofia, pretendo me preparar com o idioma nesses dois anos para planejar o doutorado na sorbonne. Gostaria de saber se o mestrado daqui equivale ao de lá e se é possível a candidatura nesses termos. Infelizmente não posso marcar uma orientação já, visto que resido em outro estado, mas espero obter um canal possível de ajuda.

    • pauline 29 de novembro de 2013 at 18:12 - Reply

      Olá Tiago, o mestrado daqui vale com Master recherche na França e portanto pode se candidatar diretamente no Doutorado depois desse curso.
      Temos o serviço de orientação acadêmica a distância tbm. Obrigada

  40. Dmitri Miranda 18 de dezembro de 2013 at 15:18 - Reply

    Pauline,
    Sou bacharel em Administração e gostaria de fazer mestrado em International Management na frança, mas tenho estas duvidas:
    1) Existe diferença em relação a dificuldade na admissão em entrar no M1 OU M2?
    2) Não tenho proeficiência em francês, somente em inglês. Como pesquiso os mestrados disponiveis pelas universidades publicas, ( onde nao desembolsarei montante alto) e que são lecionados em inglês?

    abraço e desde já grato!

    Dmitri

  41. Manuela 7 de janeiro de 2014 at 23:01 - Reply

    olá! gostaria de saber o que acha da faculdade de Sorbonne, Paris? Soube que havia dado uma caida.. Gostaria de fazer uma pos de direito internacional lá.. Obrigado

  42. Mariana 18 de janeiro de 2014 at 0:17 - Reply

    Olá! O Histórico é muito avaliado pelas universidades de lá? (Faço Farmácia numa federal, o que já dificulta em muito um desempenho exemplar, visto que, temos que cumprir horas extras curriculares e estágios, etc…) Obrigada!

    • pauline 17 de março de 2014 at 20:32 - Reply

      Merci Mariana!

  43. karol 31 de janeiro de 2014 at 23:54 - Reply

    Olá, boa noite! gostaria de saber se só poderia fazer a pós graduação na França com o diploma de bacharelado, pois possuo apenas o de licenciatura.

    • pauline 17 de março de 2014 at 20:28 - Reply

      Olá Karol, você poderia entrar no master 1 (primeiro ano de pós-graduação). Informação a verificar com Campus France.

  44. natália 7 de março de 2014 at 21:41 - Reply

    olá,boa noite td bem ,gostaria de saber se existe pós graduação em direito na frança ainda tenho trÊs anos pra terminar mas gostaria de me informar desde já tenho conhecimento em francês e queria saber se tem em faculdades particulares ou só campus france !!!QUAIS AS ESPECIALIDADES,DE PÓS EM DIREITO,OBRIGADA

  45. [email protected] 15 de abril de 2014 at 1:00 - Reply

    olá! bem, queria saber se posso concluir um curso tecnologo em moda no Brasil e aproveitar esse estudo para concluir um bacharelado em moda na França..seria possível?

  46. Fellipe 24 de abril de 2014 at 14:31 - Reply

    Gostaria de fazer mestrado em artes ou teatro na frança. Existem bolsas?

    • Pauline 28 de abril de 2014 at 18:55 - Reply

      Olá Felipe,

      Dependendo da região, é possivel pedir uma bolsa regional. Por exemplo, na região de Paris, há a Bourse Master Ile de France.

  47. BRUNO 25 de abril de 2014 at 16:26 - Reply

    Olá, sou formado em Gestão Pública pelo ensino à distância.Tenho um excelente histórico e um francês razoável.Gostaria de saber se tenho chance de fazer uma pós em Políticas Públicas na França.
    Desde já obrigado.

  48. Giovanna 23 de maio de 2014 at 15:02 - Reply

    olá. sou Graduada e Pós Graduada em Fisioterapia gostaria de saber em quais universidades há mestrado na área? e o procedimento ?grata

  49. Fernanda 26 de junho de 2014 at 3:14 - Reply

    Ola, fiz 3 anos de Direito e mais 2 anos de Comercio exterior no Brasil, vim pra Franca fazer um intercambio de 6 meses, no final decidi me candidatar como aluna normal, fui aceita e cursei o M1, agora fui aceita no M2 na Paris 1 Sorbonne. O problemaa è que nao tenho diploma de graduacao, ja fui aceita diretamente no M1. Voce acha que isso sera um problema quando eu voltar pro Brasil na hora de procurar emprego? Sei que em areas como direito ou medecina seria complicado, mas sendo um curso de comercio exterior eu teria problemas? Muito obrigada!!!

  50. Ana Paula 5 de julho de 2014 at 14:14 - Reply

    Olá, eu sou formada em Ciências Sociais e gostaria muito de fazer mestrado em Relações Internacionais na França, de preferência na Universidade Lyon III, que parte do ponto de vista da Ciência Política. Contudo, meu histórico da graduação é cheio de “altos e baixos” (os históricos do Ensino Médio e Fundamental são melhores). Eu queria saber se mesmo com essas notas razoáveis da graduação, seria possível ser aceita para o mestrado na França. Não me importaria em começar pelo M1, se isso me ajudasse a fazer um mestrado melhor do que a graduação. Obrigada.

    • Pauline 12 de julho de 2014 at 10:33 - Reply

      Olá Ana Paula, geralmente ter uma média na graduação de 7/10 é recomendado.

    • Pauline 24 de julho de 2014 at 12:54 - Reply

      Olá Ana Paula, geralmente uma média ponderada por volta dos 7/10 é recomendada, mas não uma obrigação.

  51. karine lascaux 8 de outubro de 2014 at 9:27 - Reply

    bom dia! adorei o site! muito esclarecedor! sou formada em design de moda, curso tecnológico, serve como graduação normal e já poderia engessar no M2 ? OBRIGADO!

    • pauline 24 de outubro de 2014 at 13:53 - Reply

      Olá Karine, Obrigada! Você cursou 2 anos no Brasil, nessa caso entra na Licence 3. Cursou 3 anos, entra no Master 1.
      Venha nos visitar no IFESP, conversaremos sobre seu projeto de estudos.

  52. Bianca 21 de novembro de 2014 at 7:43 - Reply

    Pauline, bom dia. Estou no Rio de Janeiro e gostaria de uma orientação na área do Direito. Vocês tem escritório no Rio? Possuo duas graduações, uma delas em Direito, com notas razoavelmente boas, outra em gestão imobiliária (2008), com notas altas e uma pós graduação na PUC com notas altíssimas. Tenho francês no nível intermediário e ainda estou estudando. Pretendo ir para a França dentro de um ano e meio para morar e preciso muito de uma orientação quanto as minhas possibilidades de atuação na minha área ou afins. Obrigada.

  53. Diego 27 de novembro de 2014 at 6:57 - Reply

    Olá Parabéns pelo site, daqui 1 semana me formo em comercio exterior (tecnólogo 2 anos) gostaria de saber se posso cursar pós de Logista Internacional na franca? Obrigado.

  54. J. Lucas 20 de dezembro de 2014 at 3:14 - Reply

    ao longo do meu curso (direito) tirei 6 dependencias no total (todas na mesma matéria, direito civil), o que preciso fazer agora quanto ao meu historico escolar? quando refiz as matérias (duas eu fiz duas vezes porque repeti a dependencia, passei momentos dificeis em familia) obtive um bom desempenho e tenho um DELF e um DALF, além de possuir diplomas de proficiencia em duas outras linguas (ingles e espanhol)

  55. J. Lucas 20 de dezembro de 2014 at 3:39 - Reply

    somando todas as minhas médias (incluindo todas as dependencias como materia do semestre) a minha média final foi 7, mas há o fato de que repeti. como fica a minha situação?

  56. joao 6 de janeiro de 2015 at 15:41 - Reply

    MESTRADO – NECESSIDADE DE UM PROJETO?

    Possuo formação em TI e MBA em Administração de TI. Tenho 28 anos e pretendo nos próximos 2 anos continuar meus estudos de francês afim de obter a nota necessária nas provas de proficiência no idioma.

    Minha média na graduação foi mais ou menos 7,3 pois a minha instituição PUC elimina as matéria que repeti (que foram 3). O MBA devo ter tido média perto de 9.

    O problema é que eu não consigo pensar em um projeto para realizar no mestrado. Minha pergunta é: é necessário ter um projeto com ideias, ao menos, expostas em um documento para consegui fazer este mestrado?

    Inicialmente minha ideia é ir a França pelo fato do valor do curso. O fato é que hoje o dólar Canadense está muito mais em conta do que o Euro e analisarei a diferença em aluguel e custo de vida em geral para saber se vale a pena ir a França ou não. Sei que na França a possibilidade de uma bolsa de estudos é maior e então eu teria pelo menos um auxilio financeiro no que tange o custo de vida. O Canadá seria tudo por minha conta.

    Enfim, é necessário? com bolsa ou não ter um projeto? ou poderia ser solucionado para uma vaga e lá trabalhar em conjunto com um professor para desenvolver o projeto?

  57. Vanessa 25 de janeiro de 2015 at 16:23 - Reply

    Bom dia!
    Sou advogada regularmente inscrita na OAB e concluí o M1 e o M2R em economia internacional na Universidade de Paris. Tenho o DALF C1 e gostaria de saber qual o melhor procedimento para me habilitar ao exercício da advocacia na França.
    Obrigada!!!

  58. Kelly Carvalho 23 de fevereiro de 2015 at 7:02 - Reply

    Bom dia!
    O diploma de um curso em graduação tecnológica é válido para fazer uma pós na França?

  59. Elana 24 de fevereiro de 2015 at 23:00 - Reply

    Olá, quero fazer minha faculdade de medicina na França, como faço para entrar em contato,ganhar bolsa, ?

  60. Aparecida Abreu 28 de abril de 2015 at 8:23 - Reply

    Gostaria de fazer mestrado em gastronomia na França. Tenho 52 anos. Minha idade me impede, ou poderia ir?

    • Thaís Janoti 15 de maio de 2015 at 16:26 - Reply

      Olá, Aparecida.
      Não há limite de idade. Costuma haver limite de idade no caso das bolsas de estudo, mas para fazer os cursos, não.
      Se você tiver interesse, entre em contato conosco e agende uma orientação acadêmica gratuita, na qual poderá sanar suas dúvidas relativas ao ensino superior francês https://www.universidadesfrancesas.com.br/fale-conosco/

  61. virginia 14 de junho de 2015 at 1:29 - Reply

    Olá! As aulas começam apenas em setembro ou algum mestrado profissional também começa em Abril (1°semestre)?

  62. Davi 17 de junho de 2015 at 16:03 - Reply

    Olá, gostaria se é possível pedir admissão no M2 no Sciences Po- Paris. Tenho a graduação em direito e quero tentar na área de Direito internacional.

  63. ANA CLARA DA SILVA 12 de julho de 2016 at 20:00 - Reply

    Ola, no meu caso, eu gostaria de fazer mestrado em musica na frança( em canto erudito), mas como precisa analisar as habilidades dos candidatos, creio eu que terei que ir ate a França para realizar as provas… não tenho preferencia por nenhuma cidade.
    Grata
    Ana

  64. Ascanio gama freires filho 13 de novembro de 2016 at 9:53 - Reply

    Olá, saberia me informar o nome de pelo menos uma boa universidade em Paris para mestrado com ênfase em psicanálise, essa é a área da psicologia que me interessa. Sou formado em Direito, Universidade Federal, média final 7.82. Ano que vem, em dezembro, me formo em psicologia, faculdade particular, atualmente minha média geral no curso de psicologia é 8.20. Domino o inglês. Estudo francês e espanhol. Em que mês as aulas do mestrado se iniciam na França?
    Qualquer ajuda e orientação será bem-vinda, obrigado.
    WhatsApp 082 99973 8772.

  65. bruno sambo 14 de novembro de 2016 at 7:42 - Reply

    ola gostaria de saber se e posivel aceitarem o diploma de bachelo da africa do sulno curso de network engineering?porque eu quero fazer o mestrado na franca numa universidade inglesa

  66. Erick Sayans 16 de novembro de 2016 at 10:28 - Reply

    Olá, maravilhoso texto e muito esclarecedor, parabenizo, pois a dificuldade de encontrar informações neste nível é muito grande.
    Somente gostaria de saber duas coisas, antes de iniciar minha preparação para uma futura pós-graduação na França, alias os contactarei quando começar o processo. Estas informações seriam:
    1. Quanto tempo demora para o processo ser concluso, ou seja, deste o levantamento dos documentos, até a aprovação em curso internacional de Direito?
    2. Os cidadãos com dupla cidadania (brasileira/ espanhola) possuem facilidades?

  67. Augusto Afonso Zengunde 17 de fevereiro de 2017 at 13:02 - Reply

    sou licenciado formado em Mocambique, trabalhando em no mesmo Pais deste meio pretendo saber como frequentar curso de Mestrado de farmacologia na Franca.

  68. Augusto Afonso Zengunde 10 de abril de 2017 at 18:07 - Reply

    Gostei imenso do site.
    Sou licenciado em Farmaciaformado e trabalhando em Moçambique, Pretendo saber qual possibilidade de frequentar Mestrado(Pós-graduação)em Farmacologia na Franca?

  69. Andreia 18 de abril de 2017 at 17:45 - Reply

    Olá, acho que não é bem assim como vc disse com relação ao bacharelado. Acho que depende do curso, então. Pelo que sei, o bacharelado brasileiro de 4 anos equivale ao Bac+ 2 na França= un curso profissional superior de 2 anos. Mas para quem fez licenciatura eles consideram um ou dois anos a mais, daí temos o bac+3 (possível se candidatar au Master1) e bac+4 (possivel se candidatar ao Master2), respectivamente.Bem foi o que eu entendi quando tentei me candidatar para o Master 1.

    • Náthalia Matsutani 5 de maio de 2017 at 18:14 - Reply

      Olá, Andreia. A graduação/bacharelado no Brasil, que é geralmente de 4 ou 5 anos dependendo do curso, corresponde ao Master 1 da França. Ou seja, se você possui a graduação finalizada no Brasil, você pode se candidatar diretamente ao Master 2 na França.

  70. Reginaldia Garcia da Silva 26 de junho de 2017 at 23:22 - Reply

    Boa noite! Sou pedagoga, com especialização em coordenação pedagógica e tenho bastante experiencia em EJA. Educação de jovens e Adultos. Gostaria de saber, se na França tem mestrado na area de educação. Atualmente, namoro um francês, aqui no Brasil.

    • Náthalia Matsutani 30 de junho de 2017 at 15:23 - Reply

      Bonjour ! Sim, algumas universidades que oferecem cursos na área da educação: Université Lyon 2, Université Lille 1, Université Paris 5. Você pode obter mais informações sobre estudos na França por meio da nossa Orientação Acadêmica 100% online: http://www.cursodefrancesonline.com.br/mod/page/view.php?id=2264

  71. Sergio Feitosa 1 de julho de 2017 at 21:54 - Reply

    Olá, Sou médico formado em 2015.2 por universidade federal aqui no Brasil. Pretendo iniciar minha residencia medica de anestesiologia no ano que vem ainda no Brasil, com duração de 3 anos, e, ao finalizá-la, posteriormente buscar a revalidação de meu diploma e especialização na França. Como proceder com relação tanto a revalidação de meu diploma medico, quanto de minha futura especialidade? Desde já, obrigado.

    • Náthalia Matsutani 6 de julho de 2017 at 15:24 - Reply

      Olá, Sérgio. Os médicos estrangeiros que preparam uma especialização em seu país de origem podem obter na França um Diploma de Formação Médica Especializada (DFMS), após 2 a 6 semestres de estudos. Outra possibilidade, aberta aos médicos já especialistas, é a preparação de um Diploma de Formação Médica Especializada Aprofundado (DFMSA), que pode ser obtido após 1 ou 2 semestres de estudos. Caso você queira apenas validar os seus diplomas, você terá que passar por um processo administrativo junto ao CIEP. Para mais informações sobre estudos na França, adquira nosso serviço de orientação acadêmica 100% online: http://www.cursodefrancesonline.com.br/mod/page/view.php?id=2264

  72. Valéria 7 de agosto de 2017 at 22:32 - Reply

    Olá, o que tem de doutorado q atende à área de Gastronomia, que é minha graduação? Sou mestre em Turismo e Hotelaria. Grata!

  73. Nathalya 24 de janeiro de 2018 at 0:54 - Reply

    Olá, sou formada em Direito e atualmente faço mestrado em Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense. Estudo gênero, magistratura e Conselho Nacional de Justiça. Planejo fazer um doutorado na França, mas não faço ideia de onde começo a procurar Universidades para dar prosseguimento a tais temas. Poderia me ajudar? Quando terminar o meu mestrado regular aqui, consigo entrar normalmente em um doutorado por lá? Grata

  74. Maurílio 10 de fevereiro de 2018 at 2:49 - Reply

    Olá! Estou na graduação em jornalismo e gostaria de ser informado sobre as bolsas de estudos para mestrado (de preferência para 2 anos,ou seja, completo) na minha área na França.

    • Karina 14 de março de 2018 at 15:41 - Reply

      Bonjour Maurilio,
      Existe uma variedade de bolsas para quem deseja estudar na França. Você pode se candidatar à bolsas oferecidas pelo governo francês, governo brasileiro, União Europeia, bolsas regionais, bolsas oferecidas pelas próprias instituições de ensino, etc. Acredito que você também irá se interessar por este artigo https://www.universidadesfrancesas.com.br/bolsas-e-estudos-no-exterior/.

      Para obter mais informações sobre o curso de jornalismo, ofertas de bolsas e possibilidades de estudos na França, agende uma orientação acadêmica conosco https://cursodefrancesonline.com.br/orientacao-academica/

      À bientôt

  75. Maurílio 10 de fevereiro de 2018 at 2:51 - Reply

    Qual o limite para candidaturas em Master? Qual o limite para candidatura em bolsas de estudos para Master?

    • Karina 14 de março de 2018 at 15:57 - Reply

      Bonjour Maurilio
      O processo de candidatura via Campus France teve algumas mudanças no ano letivo 2018-2019. Atualmente, os candidatos a Master podem escolher, no máximo, 7 cursos. Como estudante, você pode se candidatar a diversos tipos de bolsas de estudos (bolsas de excelência, bolsas regionais, bolsas próprias das instituições de ensino, etc), vale lembrar que cada bolsa possui seus próprios critérios de seleção.

      Para obter mais informações sobre estudos na França, processo de candidatura e bolsas de estudos, sugiro que você adquira o Guia Passo a Passo Estudos na França https://cursodefrancesonline.com.br/passo-a-passo/

      À bientôt

  76. Maurílio 10 de fevereiro de 2018 at 2:52 - Reply

    Posso fazer as candidaturas normais para Master sem bolsa e fazer candidaturas para bolsas ao mesmo tempo?

  77. Maurílio 10 de fevereiro de 2018 at 2:56 - Reply

    Algumas opções de curso trazem o m2 com duração de 2 anos. Isso está correto?

    • Karina 14 de março de 2018 at 16:53 - Reply

      O Master na França tem duração de 2 anos (M1 e M2). O primeiro ano (M1) é centrado em conhecimentos mais gerais, ao passo que o segundo ano (M2) é mais específico. No M2, você poderá optar entre um Master Professionnel, uma formação de especialização que prevê a realização de estágio ao término do curso, e Master Recherche, uma formação de pesquisa comparável a um mestrado. De qualquer forma, sugiro que você entre em contato com a instituição de ensino para ter certeza quanto a duração do curso.

      Para obter mais informações sobre estudos na França, agende uma orientação conosco https://cursodefrancesonline.com.br/orientacao-academica/.

  78. Anna 28 de maio de 2019 at 17:56 - Reply

    Olá!
    Eu sou formada em odontologia e gostaria de saber se psicologia é considerada uma pós graduação na França. Caso seja, também gostaria de saber se é possível exercer a profissão de psicóloga lá na França ( dentro dessas circunstâncias). Muito obrigada.

  79. luciana 25 de fevereiro de 2020 at 2:01 - Reply

    ola, gostaria de saber sobre a área de serviço social na franca? pretendo fazer um mestrado la assim que terminar minha faculdade, e se tem algum problema o meu curso ser a distancia?

  80. Amanda Fonseca 11 de maio de 2020 at 21:13 - Reply

    Olá! Sou fisioterapeuta e vou morar na França, em Tours. Gostaria de saber se lá na França existe a especialização em Fisioterapia Dermatofuncional?

  81. Sabrina 4 de agosto de 2021 at 9:06 - Reply

    Olá!
    Quem tem o curso Superior tecnólogo em gestão ambiental com 3 anos de duração é válido na França?
    Grata pela atenção

Leave A Comment

Website | + posts