Como conseguir uma bolsa de estudos na França

Publicado em: 20 de outubro de 2019
como conseguir uma bolsa de estudos na França

Nós já falamos aqui sobre algumas possibilidades de bolsas na França, mas nós não poderíamos deixar de dar dicas de como conseguir essas bolsas! Embora o processo seletivo varie de uma para outra, alguns pontos importantes são comuns entre a grande maioria das pessoas e é exatamente sobre esses pontos que vamos falar hoje!

Lembramos que essas bolsas são para fazer integralmente a graduação, o mestrado ou doutorado na França. Se você pretende partir para um intercâmbio acadêmico de curto prazo e que seja vinculado a sua instituição de ensino aqui no Brasil, verifique essas informações diretamente com a sua faculdade.

Comece a se preparar com bastante antecedência

Programar-se para prestar uma bolsa é uma etapa muito importante, pois geralmente os documentos pedidos pelas instituições não são fáceis de conseguir, o que exige do candidato não só nível acadêmico, mas também organização.

Primeiro de tudo, selecione as bolsas para as quais você quer se candidatar e fique atento as datas e aos documentos normalmente exigidos. Conhecendo bem o processo seletivo sua chance de conseguir a bolsa é bem maior.

Para saber mais sobre as oportunidades de bolsas, o site da Campus France, o Campus Bourse, pode te ajudar! Lá você encontra possibilidades de financiamento por área e por nível de estudo, por exemplo.

Fique atento ao nível de idioma exigido

Esse pode ser um critério eliminatório, pois um nível de língua insuficiente pode fazer com que você seja desconsiderado para a bolsa. Cursos de humanas, por exemplo, podem exigir nível C1 de língua para mestrado e doutorado e nível B2 para a graduação (isso depende da faculdade, então como falamos antes, separe previamente suas opções de cursos e bolsas). Quanto maior o seu nível de língua, maiores serão as suas chances de passar na frente dos outros candidatos.

O seu nível de língua francesa deverá atestado por um diploma oficial de francês que pode ser o DELF ou o DALF, assim como o TCF e, em alguns casos, o TEF.

Se quiser saber mais sobre essas provas e como se preparar para elas nós preparamos uma miniguia gratuito para você dar os primeiros passos rumo ao sua proficiência em francês.

Esse pode ser o documento mais demorado de se conseguir, pois ele exige um tempo de preparação, a espera da data da prova e a emissão do resultado (que normalmente sai em 1 mês). Por isso, de todos os documentos, esse deve merece a sua principal atenção!

Tenha boas notas

O mérito acadêmico é, junto com o nível de francês, um dos principais requisitos. Existe uma quantidade considerável de bolsas de estudos na França, porém eles contemplam os estudantes com as melhores notas e excelente percurso acadêmico. Isso quer dizer que, além da sua média geral, eles também levarão em consideração suas notas individualmente.

Outro diferencial que entra no quesito mérito é a participação em pesquisa acadêmica, por isso, pense em fazer uma iniciação científica, pois isso também conta bastante na hora de aliar os candidatos.

Tendo feito uma boa pesquisa de iniciação científica e tendo boas notas, as suas chances de conseguir uma bolsa de mestrado são maiores. Para os doutorandos, a mesma coisa, quanto mais apresentações em eventos e a sua produção científica você acumular no seu currículo, maior será o seu diferencial.

Para aqueles que estão tentando graduação, as notas do ensino médio são as que vão contar. Fora isso normalmente as bolsas para graduação são escassas, mas se você quiser saber mais sobre a graduação na França, confira nosso artigo.

Fique atento ao projeto de pesquisa

Dependendo do grau de formação desejado, outro documento que pode ser exigido do candidato para uma bolsa de estudos é o seu projeto de pesquisa. Ele também demandará um certo tempo do candidato, que terá que escrever em francês seu projeto de estudos. Se você já tem experiência em pesquisa acadêmica esse pode ser um diferencial, contudo, fique atento ao modelo de projeto de pesquisa na França, pesquise um pouco sobre os padrões de citação e de bibliografia franceses.

E falando em bibliografia, é interessante que você escolha suas referências bibliográficas em francês, pois isso mostrará a relação da sua pesquisa no Brasil com estudos realizados na França, o que pode ser outro diferencial para você.

Escreva uma boa carta de motivação!

Nela você vai apresentar seu projeto de estudos, quem é você, porque você quer estudar na França, o que faz de você um bom candidato para aquela instituição e porque você escolheu a universidade em questão. Nela você vai reunir tudo que você tem de diferencial e se apresentar brevemente, já que segundo o modelo francês, a carta de motivação deve ter somente uma página. Confira nosso artigo aqui do blog que dá várias dicas sobre carta de motivação.

Currículo em francês

Além de ter boas notas, outro ponto positivo é ter tido experiências profissionais significativas para a sua área. Lembrando que suas experiências profissionais ou acadêmicas, como pesquisa, são diferenciais e ambas podem (e devem!) aparecer no seu currículo.

Além disso, o currículo francês segue um modelo diferente do brasileiro, então é importante adaptar o seu currículo para o modelo francês. Se quiser saber dicas específicas sobre esse assunto nós escrevemos um artigo em que mostramos o que deve conter em um currículo francês.

Nós te ajudamos a ir pra França!

Nós te ajudamos com todo o processo para ir estudar na França! Dentre os serviços que oferecemos está a possibilidade de experimentar nosso curso de francês e se você gostar, se matricular para estudar com a gente! Com a nossa metodologia os alunos ficam fluentes em 2 anos e estão mais que prontos para ir para a França. Além disso, quando for chegando perto da sua candidatura, nós também te ajudamos por meio de uma consultoria para estudos na França.