Como conseguir um trabalho na França?

Publicado em: 30 de janeiro de 2019
computador trabalho

Você tem vontade de trabalhar na França mas não sabe muito bem por onde começar e como anda o mercado de trabalho na França? Nós viemos com algumas dicas que podem te ajudar a conseguir uma trabalho no país.

Posso conseguir um trabalho na França estando no Brasil ?

Hoje em dia muitos sites de emprego ajudam quem está no Brasil mas quer trabalhar na França. Contudo, isso vai exigir muito esforço do interessado, porque as empresas tendem a preferir contratar pessoas que já estão no país, porém, muitos estrangeiros conseguem trabalho assim, então não desista!

Alguns sites que podem te ajudar:

Indeed: https://www.indeed.fr/

Linkedin: www.linkedin.com/
Jobteaser: www.jobteaser.com
Monster: www.monster.fr
Welcometothejungle: www.welcometothejungle.co

Student Pop: https://www.studentpop.fr/

As qualificações são o seu diferencial

Falar mais de uma língua estrangeira, ter uma boa bagagem de experiência profissional e além disso, uma boa formação acadêmica, são grandes atributos para os empregadores no geral. Por isso, invista em um bom currículo (no modelo francês) e mais do que dizer seu nível de língua, mostre que você tem certificados que comprovam o que você diz.

Currículo no modelo francês

Na França os currículo seguem um modelo diferente do modelo brasileiro, os principais pontos que devem estar no seu CV são:

• Expérience professionnelle
  • Formations
  • Logiciels maîtrisés
  • Langues
  • Centre d’intérêt (essa é talvez a parte diferente em relação ao modelo que estamos acostumados no Brasil. Aqui você terá que falar seus interesses e gostos pessoais.)

Agência de trabalho

Se você já estiver na França uma ótima opção são as agências de trabalho. Normalmente existem agências de trabalho por área, ou também, agências de trabalho gerais.

As agências ficam encarregadas de encontrar trabalhos que correspondam ao seu perfil e de te encaminharem essas oportunidades de emprego. Alguns agências podem cobrar alguma taxa pelo serviço, outras são gratuitas. Para achar uma agência de emprego que corresponda a suas necessidades basta buscar por “Pôle emploi”.

Nós já falamos também sobre algumas opções de master que podem te ajudar a se inserir no mercado de trabalho mais facilmente, saiba mais sobre lendo sobre a diferença entre o Master Recherche e Master Profissionnel.

Saiba francês e garanta suas oportunidades na França!

Se você fala bem francês suas chances de arranjar um trabalho na França são altas! Para isso experientemente nossa lista de conteúdo gratuito para estudar francês. São diversas videoaulas, dicas de pronúncia e curiosidades sobre a língua e a cultura francesa. Para acessar o conteúdo e começar a estudar clique aqui.

Outra opção é começar a fazer curso de francês com a gente, o Curso de Francês Online (CFOL), uma das marcas do IFESP assim como o Universidades Francesas, tem diversas opções de cursos de francês. Tem cursos para todos os níveis e objetivos. Passe no site e confira!