fevereiro 23, 2012

Como conseguir a Bolsa Ile de France para estudar na França?

Ficha de identidade:

Trata-se de uma bolsa de estudos distribuída graças ao financiamento da região e das cidades da Ile de France. A bolsa será atribuída para estudantes cujo tempo de estadia na França ultrapassará 10 meses. O valor da bolsa será de 10.500 euros para o ano letivo. O número de bolsas distribuídas varia todos os anos em função da verba disponível votada pelo conselho regional.

Para quem?

Para estudantes estrangeiros que estão preparando um diploma de master na França, mais particularmente na região Île de France. Todas as áreas são aceitas.

Os benefícios incluídos pela bolsa?

A bolsa inclui uma ajuda moradia e um subsídio para uso livre do aluno.

Como se candidatar?

O candidato deverá solicitar a sua candidatura junto à universidade. São as instituições de ensino superior que apresentam o candidato ao orgão (Conseil Régional d’Île de France) encarregado pela atribuição das bolsas.  Será aceita apenas uma candidatura.

Critérios de seleção?

A excelência acadêmica do candidato será um critério fundamental quando houver a seleção. Algumas zonas geográficas, como os países emergentes ou um país onde as rendas são baixas, podem ser priorizadas.

Existem casos de não elegibilidade?

Estudantes que possuem dupla nacionalidade, sendo uma delas francesa. Os estudantes cursando: Especialização, Magistères, Master of Business Administration e Master of Science (MSc). Candidatos maiores de 30 anos.

Data limite para se candidatar à bolsa?

6 de Abril de 2012. Por este motivo, pedimos a todas as pessoas interessadas em nosso serviço de montagem de dossiê (alunos e não-alunos) que nos entreguem seus dossiês até o dia 15 de Março de 2012!

O IFESP ajuda os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

Para obter mais informações, tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

1. Fernanda Morais 17 de abril de 2015 at 7:18 - Reply

Olá, equipe IFESP,

Eu, como esposa de francês e residente na França, posso me candidatar a Bolsa Ile de France? Obrigada!

• Thaís Janoti 15 de maio de 2015 at 16:11 - Reply

Olá, Fernanda.
      Se você não tiver nenhum outro auxílio do governo francês, pode se candidatar à bolsa.