setembro 11, 2014

Como calcular um orçamento anual para estudar na França?

Para concluir uma graduação na França (chamada Licence), você terá que pagar apenas 380 reais por ano durante 3 anos; para concluir um mestrado ou uma especialização na França (Master), você terá que pagar 520 reais por ano durante 1 ou 2 anos; para concluir um doutorado na França, você terá que pagar no máximo 720 reais por ano durante 3 anos. Esse valor inclui a matricula e saúde estudantil.

Ou seja, o custo anual em qualquer universidade francesa é menor do que uma parcela mensal numa universidade privada no Brasil! Não é assim em toda Europa. O alto investimento do governo francês na área da educação faz com que os custos associados às formações de ensino superior apresentem um custo relativamente reduzido quando comparado a outros países europeus.

Restaurantes universitários (3,20 euros por refeição), residências estudantis, redução no transporte público e no lazer (cinema, esportes, bibliotecas, museus, etc), permitem cobrir, com um orçamento relativamente reduzido, as necessidades essenciais do dia-a-dia e da vida cultural. Levando em consideração os diversos descontos oferecidos aos estudantes, um orçamento mensal é em média €1000 em Paris e €700 nas outras cidades.

Para obter mais informações, tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica.

+ posts