Como a Campus France pode te ajudar a ir estudar na França?

Publicado em: 16 de maio de 2019

Foto: Campus France

Já falamos algumas vezes do Campus France quando escrevemos sobre o processo seletivo para estudar na França. Como talvez alguns de vocês tenham dúvidas sobre o papel da Campus France, hoje vamos explicar o que é essa organização e como ela pode te ajudar a ir estudar na França em 2021!

O que é a Campus France?

A Campus France, segundo seu próprio site, é a agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior na França. Ela dispõe de 256 representações no mundo, espalhadas pelos 6 continentes.

É por meio deles que se efetua a candidatura ao ingresso nas universidades francesas.

Através da plataforma Études en France os estudantes estrangeiros de qualquer nacionalidade podem se candidatar à licence, Master e DUT (diplomas de nível tecnólogo) nas universidades públicas e escolas de engenharia da França, desde que o estabelecimento esteja associado  ao Campus France. Você pode conferir a lista de todas elas aqui!

Como se candidatar pela plataforma?

A Campus France orienta os estudantes de forma bastante didática. Para quem ainda não sabe exatamente o curso e o lugar que quer estudar, eles organizaram uma forma para que os futuros candidatos possam encontrar a sua formação. O próximo passo é dar uma olhada no guia do candidato, bem como nos três tutoriais: ajudando a preencher o dossiê eletrônico, outro destinado aos candidatos ao primeiro ano de licence e um último para aqueles que vão tentar o Master ou os dois últimos anos da licence.

Na hora de enviar seu dossiê, é muito importante garantir que você tenha o nível de francês requisitado para ir estudar na universidade que você deseja, certificado pelo TCF, DALF ou DELF. No entanto, se o resultado do exame de proficiência não for emitido até o momento do envio do dossiê, é possível anexar um comprovante de inscrição do TCF (único documento enquadrado nessa restrição devido à regularidade de aplicação dos exames) e enviar seu resultado antes da entrevista presencial.

Após o envio do dossiê online, o procedimento seguinte será o agendamento de uma entrevista com algum representante da agência. Os objetivos dessa conversa são avaliar seu nível de francês e analisar a coerência do seu projeto de estudos na França. Para já ir se preparando para sua entrevista com a Campus France, confira nossas dicas!

Por último, recomendamos ficar bem alerta ao calendário da Campus France. Nele estão indicados todos os prazos correspondentes a cada etapa:

Aprenda francês em 1 ano para se candidatar em 2020!

O Curso de Francês Online oferece uma formação completa para você que quer realizar seus estudos na França. O curso do Grupo IFESP tem módulos especiais, como o Preparatório TCF, o Preparatório DALF C1 e C2Preparatório DELF B1 e o Preparatório DELF B2. Para  entender melhor o funcionamento dos exames de proficiência e se preparar para seu ingresso em 2021, confira nosso miniguia gratuito sobre a estrutura das provas e as datas de 2019:

1. Olá
    Gostaria de saber se existem cursos de Mestrado semi- presenciais .
    Fico no aguardo e gostaria de saber onde procurar.
    Obrigada.