Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

As 4 cidades mais populosas da França

Publicado em: 12 de julho de 2016
curso de francês

Ano após ano, as principais metrópoles francesas vêm apresentando um forte crescimento demográfico. Isso é fruto das oportunidades de emprego, do acesso a um ensino de qualidade e da qualidade de vida nesses pólos urbanos. Conheça um pouco mais das 4 cidades mais populosas da França!

1) Paris

cidades francesas

Paris, a cidade luz, é a capital e a mais populosa das cidades francesas. Conta com cerca de 2.300.000 habitantes em seu território intramuros (dentro do limite dos antigos muros). Este número chega a 12.500.000 se considerarmos sua área metropolitana, o que a torna uma das maiores aglomerações urbanas da Europa e da União Europeia.

No âmbito dos estudos universitários, Paris é a cidade onde se encontram as principais universidades francesas de renome. Sciences Po, Sorbonne, École Normale Supérieur de Paris, École Polytechnique são alguns bons exemplos dessa aglomeração intelectual.

É uma cidade importante, em sua essência. Abriga numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico. Além disso, é uma cidade de grande importância na história do mundo. Símbolo da cultura francesa, a cidade atrai quase 30 milhões de visitantes, todos os anos!

2) Marseille

cidades francesas

Marseille é a segunda cidade mais populosa da França (cerca de 1.000.000 de habitantes) e mais antiga das cidades francesas! De fato, ela existe desde 600 a.C., fundada pelos gregos vindos de Foceia (no golfo de Esmirna, na atual Turquia).

Cidade às margens do mar mediterrâneo nasceu dedicada à atividade marítima e comercial: por isso é hoje o maior porto comercial francês! É uma cidade cultural, e de fato foi eleita Capital Europeia da Cultura em 2013. Marseille também é considerada a cidade da arte e da história. O Hino nacional da França, La Marseillaise, tem este título por causa das tropas revolucionária dessa importante cidade.

A École Centrale de Marseille e Aix-Marseille Université são importantes estabelecimentos de ensino francês, com prestígio internacional!

3) Lyon

cidades francesas

Lyon figura na terceira posição das cidades mais populosas da França (mas assume o segundo lugar quando consideramos o conglomerado urbano e não só o município). É uma ótima opção para quem quer escapar da loucura parisiense e descobrir uma cidade bonita, agradável, aconchegante e super perto de Paris.

A cidade tem grande importância pela forte presença de indústrias e universidades. Atrai os estudantes de todas as áreas, graças à presença de vários institutos de primeira categoria: INSA de LyonEcole Centrale, EM Lyon, Ecole Normale Supérieure LyonIAE Lyon. Lyon oferece também umas das melhores formações em disciplinas artísticas, em particular no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse e na Ecole Nationale des Arts et Techniques du Théâtre (ENSATT)!

4) Toulouse

cidades francesas

No sul do país está Toulouse, a cidade rosa na região chamada Midi-Pyrénées. É a quarta das aglomerações urbanas com mais habitantes (cerca de 1.300.000) e uma cidade que atrai muitos estudantes.

De modo geral, o clima em Toulouse é muito agradável: não chove muito, não é quente nem frio. O povo gosta de bater papo e os transportes públicos são muito bem desenvolvidos (metrô, ônibus, bicicletas). A cidade é conhecida como La ville rose (a cidade rosa), por causa das casas, com tijolos tradicionais cor-de-rosa.

Suas principais instituições de ensino, ENSA Toulouse, Toulouse Business School, Université Toulouse I, ESA Purpan, ESC de Toulouse atraem principalmente estudantes das áreas de Engenharia, Economia, Comércio Exterior, Medicina e Agricultura.

Quer saber mais sobre como estudar em uma dessas incríveis cidades francesas?

Venha nos visitar e veja seu sonho de viver na França cada vez mais perto! Conheça todas as oportunidades de estudos na França! Faça a orientação acadêmica com o Curso de Francês Online do grupo IFESP e fique por dentro dos processos seletivos das universidades e bolsas de estudos!

 

Conheça mais sobre a língua e a cultura francesa!

O Universidades Francesas, marca do grupo IFESP, preparou uma lista de conteúdo gratuito para você estudar francês! São diversas videoaulas, dicas de pronúncia e curiosidades da cultura francesa. É só se cadastrar e acessar o conteúdo.

 

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *