Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Estudar em Montpellier, uma charmosa cidade do sul da França

Publicado em: 13 de abril de 2015

Você ainda está na dúvida para escolher onde vai estudar na França? Universidades Francesas te ajuda ao apresentar Montpellier, mais uma cidade francesa muito estudantil!

Montpellier, um destino imperdível no Sul da França

“Você vai voltar com certeza”, dizem os moradores para os turistas. Você percebe rápido que as pessoas de lá são completamente apaixonadas pela cidade.

Montpellier é uma charmosa cidade de 250 000 habitantes do sul da França que fica no coração da região Languedoc-Roussillon. O clima é muito bom, pois há 300 dias de sol por ano.

Montpellier-Esplanade-Ch-de-Gaulle-blog-do-intercambio_thumb1

Esplanade Charles De Gaulle

 

Essa cidade de mil anos de história se tornou uma rota mercantil desde sua fundação no século V.

Fica a 3 horas de Paris, Barcelona ou da Itália de TGV e apenas 10 km do mar mediterrâneo. As companhias Eurolines e Linebus asseguram ligações para quase 20 cidades europeias. Há um aeroporto pertinho do centro.

Montpellier é apelidada de superdotada (“la surdouée”, em francês), porque alia estilo de vida moderno com boa atividade econômica. É uma das cidades que cresceu mais rápido na França. Apesar de possuir ruas e edificações antiquíssimas, Montpellier é uma cidade muito jovem, cheia de lojas e bares modernos – muito dinâmica e acolhedora: quase metade da população tem menos de 35 anos.

montpellier3

É também uma cidade famosa pelos seus fabricantes de instrumentos de corda e seu turismo de negócios.

O que você não pode deixar de visitar em Montpellier?

O museu Fabre apresenta obras de Gustave Courbet, Eugène Delacroix, e possui uma ala dedicada à arte contemporânea. Conta também com uma das coleções mais importantes de Belas Artes na Europa.

O centro histórico (ou cidade antiga ou Écusson) e seus palacetes particulares, a catedral de São Pedro, o bairro neoclássico de Antígona, também valem muito a pena. A Praça de la Comédie é uma área incrível com várias cafeterias e uma fonte enorme, onde é possível se sentar, relaxar e aproveitar a atmosfera da cidade.

Montpellier-Place-de-la-Comdie-Blog-do-intercambio_thumb1

Place de la Comédie

 

O centro comercial Odysseum é um conceito futurista muito original.

odysseum

Os ateliers dos ofícios artísticos são um espaço dedicado aos artistas artesãs.

A Rue Foch é o Champs-Elysées de Montpellier.

O Arc do Triunfo (ou Porta do Peyrou) foi erigido em 1691 em homenagem ao Rei Luís XIV. A cidade oferece visitas guiadas de 2 horas ao seu topo por 6,5€.

arco-triunfo

O Hôtel de Ville é um enorme cubo de aço concebido pelo famoso arquiteto francês Jean Nouvel, que construiu a Torre Agbar em Barcelona. É o prédio mais bonito da cidade.

hotel de ville

hotel de ville 2

A Praça de Zeus é um lugar charmoso, estudantil e com várias opções baratas de hospedagem.

place zeus

Montpellier, uma das cidades francesas mais estudantis

Montpellier conta com 80.000 estudantes. É um dos principais destinos de intercâmbio na França.

A Universidade de Montpellier é a mais antiga da Europa (foi criada no século XIII), e uma das mais famosas do mundo pela qualidade do seu curso de Medicina. Há 6 universidades públicas, com cursos de Medicina, Farmácia, Ciências econômicas e Letras.

univ montpellier

As outras também são ótimas, oferecendo excelentes cursos de artes. A cidade também abriga um campus da Escola Nacional de Aviação Civil.

Montpellier, uma cidade especializada em doces

As grisettes de Montpellier são doces muito pequenos saboreados desde a Idade Média! As grisettes são feitas a partir de dois produtos típicos do Languedoc: o mel e o alcaçuz, especialidade de Montpellier desde o século XVIII.

grisettes

O Pavé Saint-Roch, menos conhecido, é um doce macio totalmente artesanal feito de amêndoas moídas, misturadas com uma pasta fina de cascas de laranja cristalizadas, uma pitada de cacau e especiarias doces. Pode ser levado numa viagem, porque não derrete.

pav

Ficou com vontade de conhecer Montpellier e as outras cidades maravilhosas da França?

Se você gosta da cultura francesa e pretende conhecê-la melhor, então descubra o IFESP, o melhor instituto de francês do Brasil. Você terá toda as informações e dicas que precisa para viajar ou estudar na França. C’est super! (está ótimo!)

 

Thibault VIEL

últimos artigos

4 comentários

  1. Oi sou Fatumata Baldé tenho 23 anos de idade sou da Guiné Bissau no ano passado terminei a licenciatura em Administração pública e economia social na universidade Colinas de Boé em Bissau e agora pretendo avançar no meu estudo porque parar de estudar não se encontra no meu dicionário, por isso estou escrevendo a vocês e ão mesmo tempo perguntando, será que tem lugar para mi nessa escola?

  2. Ola, sou brasileirq, fqço engenharia Civil aqui no Brasil, estou interesada em fazer um intercambio em Montpelier, pode ser em lingua francesa ou na area de Engenharia. Gostaria de orientaçoes e procedimentos a ser seguidos, estou no 8 periodo do curso. Obrigada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *