Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Marselha, a capital mediterrânica da França

Publicado em: 12 de dezembro de 2014

Você quer saber mais sobre as cidades da França? Universidades Francesas diz tudo sobre a cidade de Marselha!

Geografia

Marselha é a terceira maior e a segunda cidade mais populosa da França. Fica na região da Provença-Alpes-Côte d’Azur, por isso é o cruzamento de trocas econômicas e culturais do sul da Europa, do Médio Oriente, da Africa do norte e da Ásia.

Marselha tem uma rivalidade muito forte com Paris, um pouco como o Rio e São Paulo, pois são as duas cidades mais populosas do país.

A Canebière é sua avenida mais famosa, e conduz ao antigo porto, o coração da cidade, onde há muitos bares com terraços.

cannebiere-17b24-de0f8

História

Marselha é a cidade mais antiga da França, existe de fato há 2600 anos. Foi fundada em 600 a.C. pelos Gregos vindos de Foceia (no golfo de Esmirna, na Turquia).

A cidade era dedicada à atividade marítima e comercial : por isso hoje é o primeiro porto francês, o segundo porto mediterrâneo e o quarto porto europeu.

vieux port

Gastronomia

Pastis: bebida alcoólica feita com anis

verre de pastis

Pieds paquets: prato feito de pés e tripas de cordeiro

Bouillabaisse: caldeirada de peixe

bouillabaisse-DSCN6369-300x225

Aioli: tipo de maionese de alho amassada com azeite de oliva, com bacalhau e legumes cozidos (cenoura, batata …). É comido no verão em festas de aldeias e em feriados religiosos (a Sexta-feira Santa em Marselha, o Carnaval em Grans)

Anchoiade: anchovas amassadas que são derretidas em azeite de oliva. É mais leve que aioli e combina com todos os tipos de legumes crus

Sopa de pesto: sopa feita de feijões vermelhos e brancos, com vários legumes, azeite de oliva e uma pitada de manjericão e alho esmagado

Cultura

Em 2013, Marselha foi promovida a capital européia da cultura. Este ano de 2014, abriu o Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo.

A diversidade dos eventos culturais é incrível: ópera, teatro, música… Numerosos bares oferecem uma variada programação musical em ambiente festivo.

Segurança

Marselha tem uma imagem negativa por causa da sua criminalidade, mostrada na midia com muita frequência. No entanto, se você tomar cuidado, Marselha não é mais perigosa do que qualquer outra grande cidade do mundo.

Patrimônio

O sabão de Marselha, usado desde a Antiguidade, é um tipo de sabão muito eficaz na limpeza, usado no corpo humano e também para lavar a roupa. A origem desse sabão vem da cidade de Aleppo, na Síria, que existe há milhares de anos, onde o sabão é feito principalmente com azeite de oliva e louro que foram espalhados por todo o Mediterrâneo, após as Cruzadas, passando pela Itália e pela Espanha, para chegar finalmente à Marselha.

savons-de-marseille-naturels-600x400

Notre Dame de la Garde é uma basílica da Igreja Católica Romana, com uma altura de 150 m. Foi construída em Marselha pelo arquiteto Henri Esperandieu no estilo Romano-Bizantino até 1864. Sua pedra é muito frágil, então foi necessário proceder a sua restauração entre 2001 e 2008.

Basilique notre dame de la garde

Parque nacional das Calanques (as enseadas – recorte da linha costeira, formando uma pequena baía) abriu em 2012, depois de dez anos de projeto. Fica na cidade de Cassis, perto de Marselha. A erosão criou um dos lugares mais bonitos da França, cuja extensão é de 20 km e a biodiversidade é reconhecida, o que o tornou muito turístico. De fato, todos os anos, cerca de 1,5 a 2 milhões de turistas o visitam ! Não esqueça de levar um cantil cheio de água se você for no verão, porque tem que andar bastante antes de chegar lá em baixo!

calanques

Quer saber mais? O blog O Melhor de Paris te ajuda a preparar sua viagem para a França com essas e muitas outras dicas. Confira!

Está em São Paulo e quer se aproximar da cultura francesa? Venha conhecer o IFESP e participe dos eventos culturais.

Thibault VIEL

últimos artigos

3 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *