Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Campus France: entenda mais sobre como esta agência internacional atua junto aos brasileiros que pretendem estudar na França

Publicado em: 17 de junho de 2020

Na França, o ensino superior público é gratuito (a despeito das taxas anuais de matrícula) e oferece inúmeras formações acessíveis aos estudantes estrangeiros nos níveis de graduação e pós-graduação, e essa é uma excelente oportunidade para os brasileiros que sonham em estudar fora do país.

Para aqueles que já se decidiram por estudar na França, começa, então, a parte burocrática de efetivamente se inscrever em uma universidade francesa. E é aí que a Campus France começa a aparecer em nossas vidas. Entenda o porquê!

Como a Campus France atua no Brasil

Todo processo de candidatura a uma universidade francesa é feito via Campus France Brasil, sem exceções. Isso porque a Campus France é a agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior francês no Brasil. 

O candidato que pretende estudar na França precisa necessariamente apresentar um dossiê à Campus France e passar por uma entrevista presencial junto à agência, que irá avaliar o nível de francês do mesmo e a coerência do seu projeto de estudos.

Vale lembrar também que, para se inscrever na Campus France, você precisa ter um certificado de proficiência em francês! O ideal é que você tenha o resultado dos exames de proficiência em mãos até o prazo máximo de submissão do dossiê. Se contudo este não for o caso, o candidato pode anexar um comprovante de inscrição, mas até o dia da entrevista ele deve enviar o seu resultado.

São aceitos os seguintes exames: TCF DAP, TCF TP, DELF (nível recomendado costuma ser o B2) e DALF (C1 e C2). 

É importante lembrar que, para tal serviço, existe uma taxa administrativa a ser paga para a Campus France, que só começa a avaliar o dossiê de candidatura  depois de o pagamento no valor de R$ 520,00  ser efetuado.

A Campus France também encaminha o candidato para o procedimento do visto, mas isso é feito só depois de o estudante ser efetivamente aceito por uma universidade francesa.

A ajuda necessária 

Todo processo de candidatura junto à Campus France segue normas específicas, tanto de apresentação de dossiê quanto de elaboração do currículo no formato francês, o que normalmente pode suscitar muitas dúvidas nos estudantes brasileiros em vias de começar este procedimento.

Por essas e outras, faz-se tão importante a ajuda de especialistas que podem te orientar com precisão na hora de elaborar os materiais de apresentação ao Campus France e também te preparar para a entrevista em francês.

Pensando neste cenário, o Grupo IFESP criou um serviço específico para orientar e preparar os estudantes a realizarem seus sonhos de estudarem na França, a Assessoria Campus France

Nessa assessoria, os alunos encontrarão um guia passo a passo sobre como estudar na França, com horas de orientações particulares sobre todas as etapas do processo de candidatura via Campus France Brasil e elaboração dos materiais de apresentação, como carta de motivação, dossiê, etc.

Tudo isso orientado por franceses nativos e também por brasileiros que alcançaram o sonho de estudar na França e que, hoje, podem ajudar outros brasileiros a serem bem sucedidos em suas candidaturas. 

Sucesso da graduação à especialização

Até o momento, mais de 9 mil alunos conseguiram, via orientação iniciais do IFESP, estudar na França, em instituições de ensino renomadas como Sciences Po, Sorbonne, entre outras.

E devido ao sucesso entre os alunos de graduação, o IFESP também estendeu sua assessoria para orientar executivos que buscam especializações na França. 

Quão perto você está de estudar na França?

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente você também tem o sonho de estudar na França, certo? Agora, resta saber em que fase dessa jornada que te levará a uma universidade francesa você está!

Como dissemos, antes de começar seu processo de candidatura, é legal que você esteja estudando francês e se preparando para realizar uma prova de proficiência que ateste do nível B2 para cima, não só porque você terá uma entrevista em francês na Campus France, mas também porque você precisa de um documento que comprove o seu nível do idioma no ato de apresentação do seu dossiê. Nesse sentido, se você precisa de ajuda para se preparar para a prova, talvez te interesse conhecer mais sobre os preparatórios que o IFESP oferece para as provas de DELF e DALF. Agora, se você já se candidatou através do Campus France, então talvez valha a pena aumentar as chances de ser aceito, não é mesmo?! Contrate a Assessoria Campus France do IFESP e esteja preparado para elaboração dos materiais e para a entrevista!

últimos artigos

2 comentários

  1. Eu gostaria muito de um dia poder estudar ciências políticas na França.Eu estou tomando aulas de francês, para um dia estar preparada à uma vaga em uma das universidades francesa.

    1. Salut Priscila !
      Você já está dando um grande passo estudando o francês. Ser fluente no idioma é fundamental. Você já conhece a metodologia e os cursos do CFOL – Curso de Francês Online? Aqui você fica por dentro de todos os cursos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *