Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Bolsas de estudos para Mestrado e Doutorado concedidas pelas regiões francesas

Publicado em: 16 de março de 2014
bolsas de estudos para pós-graduação e doutorado

Para conseguir uma bolsa de estudos, é necessário montar um dossiê de candidatura. Ele é sua chave de entrada para as universidades francesas. Ele deve ser elaborado na língua francesa e de acordo com o padrão francês.

O dossiê de candidatura deve ser entregue juntamente com:

  • Um currículo
  • Uma carta de apresentação
  • O projeto (de estudos ou de pesquisa/profissional)
  • O histórico escolar
  • Os diplomas
  • Carta de recomendação
  • Um teste de proficiência que comprove o nível de francês
  • O francês é exigido na maioria dos casos, ou é um diferencial que irá garantir sua vaga.

Veja abaixo quais são essas bolsas de estudos e a quem se dirige.

Bourse Master Île de France

  • Universidades beneficiadas: todas as universidades de Paris e região oferecem essa bolsa.
  • Critérios de seleção: ter no máximo 30 anos de idade, candidatos de todas as áreas de estudo, apresentar candidatura através de uma única universidade
  • Nível de estudos: master (Pós-graduação)
  • Valor concedido: 10.500 euros para um ano letivo, que não deve ser menor que 10 meses.

Leia mais sobre a Bourse Master Île de France: aqui.

Contato: [email protected]
Site: http://www.iledefrance.fr/

Bourse « Dispositif d’accueil d’étudiants étrangers en Poitou-Charentes »

  • Universidades beneficiadas: Université de Poitiers, de La Rochelle, ENSMA (Escola Nacional Superior de Mecânica e Aeronáutica), EESI (Escola Europeia Superior da Imagem).
  • Critérios de seleção: ter no máximo 30 anos de idade, candidatos de todas as áreas de estudo, apresentar candidatura através de uma única universidade
  • Nível de estudos: master 2 (2° ano de Pós-graduação)
  • Valor concedido: 6.000 euros por ano.

Contato: http://www.poitou-charentes.fr/accueil.html

Bourse ACCUEIL Sup. de la Région Rhône-Alpes

  • Universidades e Grandes Écoles beneficiadas: Lyon, Grenoble, Saint-Étienne, Chambéry e Annecy.
  • Nível de estudos: master 2 (2° ano de Pós-graduação)
  • Valor concedido: 600 euros por mês

Contatos
Région Rhône-Alpes
PRES de Lyon
PRES de Grenoble
AGERA (Alliance des Grandes Ecoles de Rhône-Alpes)

Bourses d’excellence Philéas Accueil de la Région Picardie

  • Universidades beneficiadas: Université Jules Verne em Amiens.
  • Critérios de seleção: candidatos devem ser indicados pela Universidade de origem, ser candidatos da área de Engenharia, possuir um bom nível de francês
  • Nível de estudos: licence (graduação) e master (pós-graduação)
  • Valor concedido: 520 euros por mês e uma bolsa de viagem de 600 euros no máximo (encaminhar justificativas)

Contato: Région Picardie: http://www.picardie.fr/

Bourse Victor Hugo, região Franche Comté

  • Universidades beneficiadasUniversidades da região de Franche Comté
  • Nível de estudos: master (pós-graduação) e doutorado
  • Critérios de seleção: candidatos de todas as áreas de estudo
  • Valor concedido: o valor global da bolsa é de 6.500 euros. Esse valor abrange as despesas de inscrição na Universidade, a formação linguística, o alojamento e a alimentação.

A bolsa é válida por 12 meses.

Contatos: M. Rudy CHAULET, Vice-Président délégué aux Relations Internationales et à la Francophonie Université de Franche-Comté: [email protected]

Mme Sandrine GRUZ, Ingénieur d’études, Délégation Générale aux Relations Internationales et à la Francophonie Université de Franche-Comté: [email protected]

Université de Franche-Comté
Bourse Victor Hugo-Université de Franche-Comté

Bolsas de Doutorado da Região Centre

  • Universidades beneficiadas: todas as universidades da região, que compreende as cidades de Blois (Loir-et-Cher), Bourges (Cher), Chartres (Eure-et-Loir), Châteauroux (Indre) e Tours (Indre-et-Loire).
  • Critérios de seleção: escolher um assunto de pesquisa relacionado à região, mas que tenha visibilidade regional e nacional. Além disso, o estudante deve favorecer, pelo seu tema de pesquisa, as colaborações entre as disciplinas e/ou entre organismos.
  • Valor concedido: 30.000 euros por ano durante 3 anos. Esse valor será de 17.000 euros no caso de bolsas cofinanciadas.

A inscrição deve ser feita pela Universidade escolhida para o programa.


Você gostaria de ter mais informações? Então entre em contato para agendar uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no IFESP. Agora é possível realizar sua orientação acadêmica e montar seu dossiê de candidatura a distância!

No IFESP ajudamos os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

últimos artigos

24 comentários

  1. Mozambicain de 25 ans, un diplôme en Administration publique (baccalauréat), j’ai demander et je remercie de plus larges possibilités/informations de disponibilité pour les maîtrises, principalement dans les suject telles que : développement organisationnel, administration publique et gestion d’entreprise, études et analyse de scénarios économiques et financiers.

  2. Bom dia pessoal, tudo bem? Gostaria de saber se é muito complicado conseguir uma bolsa para Ciências da Educação (mestrado) com o apoio de sua equipe, quais são as reais chances? Abraço, aguardo.

    1. Olá Ana Perla,
      Para mestrado e dependendo da região onde quer estudar, deve ter 3 ou 4 opções de bolsas de estudos. Seu dossiê de candidatura tem que ser excelente.

    1. Olá Darlene,
      Difícil te dar uma porcentagem… Mas o que posso falar é que na área da saúde geralmente é mais fácil obter uma bolsa de estudos.

  3. Olá, gostaria de saber se para se receber a Bourse Master Île de France ou outra que sirva para os Masters de Direito é proibido trabalhar. O IFESP tem curso pro DALF online?

    1. Olá Eliana, O IFESP tem um preparatório para o DALF mas ele é presencial. Quanto à bolsa é necessário ver os requisitos do Edital para saber se pode ou não trabalhar.

  4. Bom dia Pauline,

    Estou interessado em fazer meu master na França,
    pensei na escola de negócios HEC Paris, ou na ens-lyon..

    fiz intercâmbio pela minha universidade – UERJ – junto a ao institut d etudes politiques de lyon, durante 1 ano..

    considero ter um bom nível de francês, esse ano vou fazer o exame de proficiência.

    gostaria de saber o que você pensa ser um dossiê de excelência, o que pesa na hora de conceder bolsas?? E quais seriam as mais indicadas.

    Estudo economia*

    Gratidão!!

  5. ola boa tarde , estudo na Russia na area de engenharia de minas
    estou no 3 ano , e tenho 29 anos o que faco para ganhar uma polsa para o dotoramento ?

    1. Olá Miguel, um exemplo de bolsa para doutorado seria a Bourse Eiffel (volet doctorat) que deve ser solicitada junta à universidade onde pretende realizar a formação.

    2. Olá Miguel, tem de ver as bolsas para as quais você é elegível (tipo Bourse Eiffel) e quando o edital sair, entrar em contato com a universidade onde pretende realizar o doutorado para que seja candidato.

  6. Boa tarde, sou formada em Direito e tenho 27 anos e gostaria de saber se tenho chance de conseguir uma bolsa para Pós Graduação na França? e se tenho chance de conseguir para 2015, ressaltando que ainda não fiz curso de francês,mas vi que aqui tem um curso de 4 meses de duração, ou seja se eu começar agora posso concluir em dezembro, e também gostaria de saber um valor aproximado do valor que seria gasto durante todo esse porcesso?
    Grata

    1. Olá Carla, as bolsas para pós vão geralmente até os 30 anos. O nível de francês mínimo é B2. No que diz respeito ao custo de uma pós na França é de 300 euros/ ano. Se quiser, pode agendar uma orientação acadêmica com o IFESP. Contate-nos pelo telefone: +55 11 3031 3599 ou pelo e-mail: [email protected]

  7. bom dia!ca jeremias Donane, sou formado em direito e em frances pela unizambeze e up consecutivamente, gostaria de fazer o mestrado em direito na universidade de poitiers seja numa dessas areas, mais a area preferencial seria direito que faco?

    1. Boa tarde! Os brasileiros podem se candidatar ao Mestrado (Master 2 Recherche) nas universidades francesas constituindo um dossiê de candidatura no Campus France!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *