Bolsas de Doutorado e Pós-doutorado na França – CAPES-COFECUB

Publicado em: 14 de outubro de 2015

Até o dia 30 de Outubro de 2015, estarão abertas as inscrições para alunos de Doutorado e pós-doutorado realizarem projetos de pesquisas com instituições francesas conveniadas.

Como funcionam as bolsas de Doutorado e Pós-doutorado na França

O edital CAPES – COFECUB prevê o financiamento para os estudantes de Doutorado ou Pós-doutorado no Brasil, realizarem uma parte de seus estudos numa instituição francesa (missão estudo), caracterizando como um Doutorado sanduíche, cotutela de tese ou estágio pós-doutoral para pesquisadores de pós-doutorado. Ou para a missão trabalho, o que caracteriza uma atividade acadêmica voltada para trabalho, com duração mínima de 2 dias e máxima de 21.

Para a missão estudo, os financiamentos podem variar de 2 a 12 meses:

• Doutorado sanduíche : duração mínima de 4 e máxima de 12 meses, podendo sob análise, ser prorrogada por até 6 meses em caso de cotutela de tese.
  • Estágio pós-doutoral: duração mínima de 2 meses e máxima de 12 meses, improrrogáveis.

Os benefícios das bolsas de Doutorado e Pós-doutorado na França

Os benefícios podem ser, além da mensalidade, auxílio saúde, instalação, deslocamento (passagem ida e volta), além de um adicional localidade para aqueles que estudarem em cidades de alto custo (definida pela CAPES).

Mensalidade:

• Doutorado-sanduíche EUR 1.300,00 / mês
  • Pós-Doutorado EUR 2.100,00 / mês

Auxílio Instalação:

•  Doutorado-sanduíche EUR 1.300,00
  •  Pós-Doutorado EUR 2.100,00

Adicional Localidade EUR 400,00/mês

Auxílio Deslocamento ou passagem aérea em classe econômica no trecho Brasil/França/Brasil EUR 1.255,00 (até 6 meses ) EUR 2.510,00 (mais de 6 meses)

Auxílio Seguro Saúde

• Doutorado-Sanduíche e Pós-Doutorado EUR 90,00/mês de permanência no exterior.

Para realizar a inscrição é necessário o preenchimento do formulário online e o link para a inscrição será disponibilizado apenas para o coordenador do projeto, que deverá responsabilizar-se pela inscrição dos candidatos indicados. Mais informações nesse link.

Você quer fazer um doutorado ou uma parte dele numa instituição francesa mas não sabe como e quais instituições postular? O IFESP, que já enviou aproximadamente 5000 alunos para estudar nas melhores universidades francesas, pode te dar todo o suporte para chegar lá. Preparamos desde os requisitos linguísticos até a montagem do dossiê de candidatura. Entre em contato com o IFESP e marque uma orientação acadêmica para conhecer todas as suas possibilidades de cursos e financiamentos para estudar na França.

BOLSA DOUTORADO fRANÇABOLSA DOUTORADO fRANÇABOLSA DOUTORADO fRANÇA