Programa “PRESTIGE” – Bolsa Pós-doutorado na França

Publicado em: 9 de janeiro de 2015
Bolsa Prestige

O Programa

O programa PRESTIGE, coordenado pelo Campus France, é um programa de co-financiamento com as «Ações Marie Curie – COFUND». PRESTIGE se destina a apoiar a mobilidade internacional dos pesquisadores pós-doutorados e permite a atratividade da França e da Europa no âmbito da Pesquisa. O programa financia por volta de um terço do salário do pós-doutorado durante sua estadia. Os outros dois terços são financiados pelos institutos de acolhimento.

Modalidades de candidatura

Os pesquisadores que possuem pós-doutorado em Ciências, ou seja, em qualquer domínio científico como Ciências Exatas (Astronomia, Biologia, Química, Física Saúde etc.), Ciências sociais, Ciências da Computação ou Engenharias, e que cumprem com as normas de mobilidade “Marie Curie” podem se candidatar, desde que o instituto de acolhimento aceite as normas de co-financiamento do programa PRESTIGE.

As normas “Marie Curie” consistem em não ter residido ou desenvolvido sua atividade principal – trabalho, estudos etc. – no país da organização de acolhimento durante mais de 12 meses nos 3 anos anteriores à candidatura ao programa.

Critérios de elegibilidade

• Ter um diploma de Doutorado emitido por uma instituição reconhecida internacionalmente
  • A unidade de investigação ou o laboratório de acolhimento deve ser localizado na França
  • Não se beneficiar de uma bolsa ou qualquer apoio financeiro de outra organização da União Europeia
  • Providenciar uma carta de Aceitação da instituição de acolhimento
  • Providenciar uma carta de compromisso da mesma instituição relativa ao co-financiamento de mobilidade do programa PRESTIGE

Como encontrar a instituição co-financiadora?

O programa possui um grupo de instituições parceiras disponível nesta lista.

Os candidatos podem, no entanto, pesquisar uma instituição francesa fora da parceria, desde que esta aceite as normas de co-financiamento do programa PRESTIGE, claramente especificadas na carta de compromisso.

Processo de candidatura

As candidaturas devem ser feitas online no site do programa Prestige antes do dia 4 de janeiro de 2015.

• 04/01/2015: data-limite de candidatura
  • 28/02/2015: Publicação dos resultados
  • A partir de 01/03/2015: possível início da mobilidade
  • Abril de 2015: 2º convite à apresentação de candidaturas

Mais informações no Campus France.

Quer se candidatar e ter mais informação sobre bolsa de estudos na França? Confie no auxílio do IFESP! Aproveite já a Orientação Acadêmica no nosso instituto em São Paulo.

No IFESP, nossos orientadores profissionais, diplomados nas melhores universidades francesas, também te ajudam a montar o dossiê de candidatura para conseguir bolsas de mobilidade.