Bolsa para assistente de língua portuguesa na França

Publicado em: 1 de novembro de 2018

Semana passada, a Embaixada Francesa lançou o edital de bolsas para Assistente de língua portuguesa na França. Essa bolsa busca oferecer aos estudantes brasileiros a oportunidade de familiarização com a cultura e a língua francesa por meio da imersão no ambiente escolar francês. Os brasileiros selecionados terão a oportunidade de ensinar português.

Requisitos:

• Ter entre 20 e 30 anos;
  • Matriculados no último ano da graduação no momento da candidatura;
  • Se já tiver terminado a graduação, estar matriculado em um outro curso superior;
  • Matriculado em letras ou em qualquer outro curso;
  • Bom nível de francês (mínimo B1).

Como se inscrever:

Para se inscrever é preciso preencher o formulário disponível online no site do CIEP: http://www.ciep.fr/assistants-etrangers-france/pays-concernes.

Uma novidade desse ano é que os dossiês serão entregues por e-mail e não mais presencialmente como nos anos anteriores. Lembrando que o candidato deve enviar o pdf em tamanho reduzido e deve enviar o dossiê assim que o edital sair, para evitar problemas técnicos com o correio eletrônico.

No dossiê para a bolsa, o aluno deve selecionar 3 opções de cidades, mas é válido lembrar que são as instituições responsáveis pelo programa que decidem para qual das 3 cidades selecionadas o candidato será dirigido.

Número de vagas:

Esse ano foram atribuídas 30 vagas para o Brasil.

Processo seletivo:

Envio do dossiê: até 16 de novembro de 2018.

Primeira etapa: classificação regional e entrevista presencial ou por telefone (19 de novembro a 9 de dezembro)

Segunda etapa: classificação nacional (17 de dezembro).

Terceira etapa: Designação dos candidatos selecionados às cidades (entre abril e maio).

Remuneração:

A Remuneração líquida da bolsa é de 794 euros por mês.

Para saber o e-mail que deve ser enviado o dossiê de candidatura, entre no site da Embaixada. Fique atento, pois você deverá encaminhar ao consulado responsável pela região onde você mora!

Outra dica importante: leia atentamente os documentos necessários e verifique se o seu passaporte está dentro da validade, para a candidatura, ele tem que ser valido até 2020, no mínimo!

Está querendo fazer intercâmbio na França, mas não sabe por onde começar? Falar francês é o principal requisito para garantir essa chance. Uma boa oportunidade é aproveitar os descontos da Black novembre do O Curso de Francês Online (CFOL) são descontos de até 70%!

Se você já está se inscrevendo em uma universidade Francesa e precisa de ajuda no processo seletivo o Curso de Francês Online (CFOL), também tem um guia passo a passo dos estudos na França para te ajudar desde o momento da candidatura até sua chegada na França.