Bolsa para assistente de língua portuguesa na França

Publicado em: 26 de outubro de 2020

Assistentes brasileiros de língua portuguesa na França
Ano letivo 2021-2022

Neste mês a Embaixada Francesa lançou o edital de bolsas para Assistente de língua portuguesa na França. Esse programa, aberto a todos os estudantes brasileiros, busca oferecer a oportunidade de familiarização com a cultura e a língua francesa por meio da imersão no ambiente escolar francês. Os brasileiros selecionados terão a oportunidade de ensinar português.

Requisitos:

• Ter entre 20 e 30 anos,
  • matriculados em último ano de graduação no momento de sua candidatura,
  • caso já tenham um curso superior completo, matriculados em outro curso superior (uma segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização),
  • matriculados numa universidade brasileira em letras, línguas estrangeiras ou qualquer outro curso,
  • Bom nível de francês (mínimo nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

Você não sabe qual seu nível segundo o CEFR? Descubra aqui!

Como se inscrever:

Para se inscrever é preciso preencher o formulário disponível online no site do CIEP.

Os dossiês são totalmente eletrônicos.

Durante sua permanência na França, os assistentes brasileiros, que beneficiarão do status de funcionários temporários do Estado francês, terão a possibilidade de se inscrever numa universidade francesa.

Processo seletivo:

1ª etapa: de 19 de outubro a 23 de novembro de 2020
Lançamento do edital no Brasil e recepção de dossiês de candidatura por parte dos Consulados e da Embaixada da França.

2ª etapa: de 24 de novembro a 14 de dezembro de 2020
Os candidatos selecionados serão chamados para uma entrevista (presencial ou por telefone) e serão informados se seu dossiê foi ou não selecionado a nível regional.

3ª etapa: 18 de dezembro de 2020
Os candidatos serão informados se seu dossiê foi ou não selecionado a nível nacional (publicação no site da Embaixada da França no Brasil).

4ª etapa (abril/maio de 2021)
A Embaixada comunica aos candidatos selecionados sua designação na França metropolitana ou em um de seus departamentos ultramarinos.

Remuneração:

A remuneração líquida da bolsa esta em torno de 785 euros por mês.

Para saber o e-mail que deve ser enviado o dossiê de candidatura, entre no site da Embaixada. Fique atento, pois você deverá encaminhar ao consulado responsável pela região onde você mora!

Outra dica importante: leia atentamente os documentos necessários e verifique se o seu passaporte está dentro da validade: para a candidatura, ele tem que ser valido até 2021, no mínimo!

Está querendo fazer intercâmbio na França, mas não sabe por onde começar? Falar francês é o principal requisito para garantir essa chance! Conheça mais sobre o Curso de Francês Online (CFOL), a plataforma virtual do Grupo IFESP.

Se você já está se inscrevendo em uma universidade Francesa e precisa de ajuda no processo seletivo, o curso preparatório Assessoria Campus France tem uma orientação completa sobre as universidades francesas e o processo de candidatura via Campus France Brasil.