outubro 21, 2015

Bolsa para estrangeiros Assistentes de língua Portuguesa na França

O mais antigo programa de mobilidade estudantil, iniciado no começo do século 20, o intercâmbio de assistentes de língua  portuguesa na França está com inscrições abertas até o dia 2 de Dezembro de 2015 para seleção de bolsistas.

Uma das missões oficiais do posto de assistente de língua francesa é intervir no contexto social e de ensino da língua estrangeira, com um método de gramática-tradução direto. A necessidade de uma maior exposição dos alunos às línguas estrangeiras dão aos assistentes uma legitimidade do seu papel.

É interessante notar que desde o meio do século vinte o objetivo das missões dos assistentes da língua estrangeira já eram necessários, e esses permanecem até hoje. Da importância dos assitentes:

• A presença de um assistente permite uma aproximação viva das línguas estrangeiras, dando aos alunos uma visão autêntica do país de origem da língua estudada.
  • Intervenção em apoiar o ensinamento do professor, encorajando os alunos a se expressarem oralmente e aos professores apresentarem seus países através do prisma da cultura e civilização.
  • O Assistente de língua é também beneficiado de uma estadia no exterior para uma imersão na sociedade e no país que os acolhe.
  • Com a presença dos assistentes os alunos são encorajados a viajarem. Ele contribui para a abertura da mente e de toda a comunidade educativa, pela extensão e acordo entre os povos.

Desde 2000, o CIEP (Centro internacional de estudos pedagógicos) acompanha a expansão do programa que se abre a vários países representantes de 15 áreas linguísticas nos 5 continentes, uma equipe dedicada ao trabalho no cotidiano com os reitorados e as universidades e, no exterior, com os ministérios de educação e representação diplomática francesa.

Critérios de seleção para Assistente de língua portuguesa na França

Para o ano acadêmico de 2016 as inscrições estão abertas até o dia 2 de Dezembro de 2015. O período de estadia na França é de 7 meses (1° de Outubro de 2016 a 30 de Abril de 2017) com um ritmo de trabalho de 12h por semana e um salário mensal de cerca de 794 euros.
O programa está aberto aos seguintes candidatos:

• Candidatos provenientes de 60 países com acordos (bilaterais ou obrigações internacionais);
  • Interlocutores nativos de línguas que desejam ensinar na França (alemão, inglês, árabe, chinês, espanhol, hebreu, italiano, holandês, norueguês, polonês, português, russo ou turco).
  • Terem cursado o ensino fundamental, médio assim como o ensino superior nos países onde for realizada a candidatura (Brasil).
  • Ter entre 20 e 30 anos;
  • Estar regularmente inscrito numa universidade em qualquer curso no momento de candidatura.
  • Estar cursando o ultimo ano da graduação em qualquer curso;
  • Ter um bom conhecimento da língua francesa (B1 segundo o quadro europeu comum de referencia.)

Calendário de participação:

• As inscrições vão até o dia 2 de Dezembro de 2015
  • Entrevistas: 3 de Dezembro a 11 de Dezembro de 2015
  • Divulgação da classificação nacional: 19 de janeiro de 2016
  • Embaixada comunica os estudantes selecionados: Abril/Maio de 2016
  • Número de vagas: a ser divulgado (foram 18 vagas em 2015)

Para se candidatar, monte um dossiê de candidatura e envie para embaixada da sua região, mais informações nesse link.

Você quer ter uma experiência de morar na França e melhorar sua fluência no Francês? Então não perca a oportunidade de fazer uma mobilidade acadêmica nesse programa. Entre em contato com o IFESP para mais informações ou até mesmo para outras oportunidades de bolsas de estudos em universidades. Faça uma orientação acadêmica e conheça todas as suas chances de fazer um curso de nível superior nas melhores universidades da França.

Assistente de lingua portuguesa na FrançaAssistente de lingua portuguesa na FrançaAssistente de lingua portuguesa na França

Website | + posts