Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Benefícios para estudantes estrangeiros na França

Publicado em: 6 de setembro de 2013

O sistema francês de ensino oferece várias possibilidades de formações acadêmicas a um custo mínimo/simbólico para todos os estudantes, sejam eles franceses ou estrangeiros, de tal forma que um brasileiro pagará a mesma taxa de matrícula que um estudante francês: 15% dos estudantes na França são estrangeiros. O processo de admissão para as melhores universidades francesas foi facilitado na França e é garantido aos estudantes estrangeiros o mesmo tratamento oferecido aos estudantes franceses.

Estudar na França oferece muitas vantagens, a começar pela qualidade de vida. O governo francês oferece aos estudantes, incluindo os estrangeiros, auxílios e descontos em todos os aspectos da vida cotidiana. Os benefícios incluem excelência do ensino público, sistema de saúde moderno, rede de transportes eficaz, auxílios para moradia e alimentação e acesso privilegiado aos centros culturais e esportivos. E, nos momentos de lazer, uma rara variedade de paisagens: praias, montanhas, grandes centros urbanos, opções para todos os gostos ou estados de espírito.

A França é uma referência em muitas áreas.  Há oportunidades para diversas formações em graduação, pós-graduação, doutorado, pós-doutorado, cursos especializados e intercâmbio acadêmico.
Os estudantes e profissionais brasileiros são muito valorizados nas universidades francesas pela sua adaptabilidade e criatividade. Na França há uma grande oferta de formações e até programas de bolsas específicos para brasileiros, de graduação e pós-graduação em todas as áreas de conhecimentos como letras, direito, relações internacionais, negócios, marketing, música, teologia, artes, arquitetura e design e etc. para incentivar o ingresso de estudantes brasileiros.

Para concluir uma graduação na França (chamada Licence), você terá que pagar em torno de 300 reais por ano durante 3 anos; para concluir uma Pós-graduação na França (mestrado, especialização), ou um doutorado, você terá que pagar em torno de 400 reais por ano.  Ou seja, o custo anual em qualquer universidade francesa é menor do que uma parcela mensal numa universidade privada no Brasil! Não é assim em toda Europa. O alto investimento do governo francês na área da educação faz com que os custos associados às formações de ensino superior apresentem um custo relativamente reduzido quando comparado a outros países europeus.

Por fim, a França fica no coração da Europa. Com nove países que fazem fronteira com a França, é o ponto de partida ideal para quem quer descobrir a Europa. A proximidade de cidades como Amsterdam, Londres, Berlim, Bruxelas, Barcelona, Munique ou Milão é a garantia de vários fins de semana visitando outros países. Viajar pela França e pela Europa não é caro, alias é mais barato do que viajar no Brasil!

Quer saber mais? Tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos? Então entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.

Novidade: Realize sua orientação acadêmica e monte seu dossiê de candidatura à distância!

No IFESP ajudamos os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

Contate-nos pelo e-mail: [email protected]

Veja também esses links a respeito de como fazer uma pós-graduação na França e sobre as bolsas de estudos.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

últimos artigos

2 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *