agosto 25, 2021

Quais são as universidades mais antigas da França?

A França tem uma tradição acadêmica que começou na Idade Média. Em outras palavras, a Universidade de Paris foi a primeira, e logo em seguida as cidades de Montpellier e de Toulouse a seguiram. Dessa forma, propomos aqui que conheça um pouco dessa história acadêmica e cultural francesa.

Universidade de Paris – A primeira universidade da França

A primeira Universidade da França foi a Universidade de Paris. Esta, foi fundada na metade do século XII.

Dessa forma, rapidamente adquiriu grande prestígio, especialmente nas áreas de Filosofia e Teologia. Incorporada como uma associação de todos os colégios de Paris localizados na “Rive Gauche”, forneceu treinamento para todos os gerentes e administradores de instituições reais e eclesiásticas.

A Universidade de Paris foi substituída em 1793 por Escolas de Pós-graduação especializadas em Medicina, Direito e Engenharia.

Por sua vez, em 1896, a Universidade de Paris foi reinstituída em bases diferentes, com quatro faculdades (Direito, Medicina, Artes e Ciência). Um século depois, em 1971, foi dividida em 13 universidades independentes, incluindo a famosa Universidade Sorbonne.

As universidades mais antigas da França

A Universidade de Montpellier também está entre as Universidades mais antigas da França. Ela funcionou entre 1289 e 1793 e entre 1896 e 1970.

Além disso, é uma referência como tendo uma das mais antigas Escolas de Medicina do mundo medieval, Montpellier também era famosa por ensinar Direito.

Dessa forma, se ramificou em três Universidades: Montpellier 1, 2 e 3, especializadas em diversas áreas. É a escola mais antiga de Medicina ainda aberta hoje.

A Universidade de Toulouse funcionou entre 1229 e 1793 e entre 1896 e 1968. Este estabelecimento está na origem das três atuais universidades de Toulouse: Université Toulouse I, Université Toulouse II-Le Mirail e Université Toulouse III.

Curiosidade – Você notou?

As três Universidades mais antigas da França tiveram que fechar em 1793, como muitas outras universidades na França. Sabe por quê? Por causa da Revolução Francesa, que ocorreu em 1789!

Os revolucionários queriam reorganizar a educação pública e, portanto, queriam remover as Universidades. Portanto, propunham a criação de 9 liceus para “ensinar todas as ciências ao máximo”. Em outras palavras, as quatro classes seriam: Ciências, Matemáticas e Físicas; Ciências morais e políticas; Aplicação da Ciência pelas Artes; Literatura e Belas Artes.

Você planeja estudar na França e gostaria de ter mais informações? Então entre em contato para agendar uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no IFESP. Dessa forma, também é possível realizar sua orientação acadêmica e montar seu dossiê de candidatura a distância!

Website | + posts