Parcerias entre o Brasil e França no Collège Universitaire Santos Dumont

Publicado em: 7 de fevereiro de 2012

O Collège Universitaire Santos Dumont é mais uma parceria franco-brasileira que prova as ativas trocas acadêmicas entre nossos países!

Objetivo?

Esse colégio foi criado para valorizar as relações entre a conceituada ENS (Escola Nacional Superior) de Cachan e os seus parceiros brasileiros através de parcerias acadêmicas (mestrados e doutorados) e parcerias entre laboratórios de pesquisa.

Como?

Apesar de já existentes, surgiu a necessidade de dar maior visibilidade às parcerias. Além disso, as palavras-chave das pesquisas hoje em dia são a pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade, que são as propostas do projeto.

O Collège Santos Dumont também propõe disponibilizar por meio de redes sociais e de um web site, as publicações relacionadas tanto com as colaborações realizadas quanto com as futuras, assim como os projetos de cotutela.

De fato, tendo por alvo a evolução das ciências num patamar internacional, esta faculdade terá por função divulgar os resultados de suas pesquisas através de reuniões bienais, exames, aprovação de projetos e orientações.

Por que a ENS Cachan?

Escola de fama nacional e internacional é conhecida por sua abertura internacional (de docentes e dicentes) e pelo grande número de cooperações acadêmicas de estudo e pesquisa com mais de 100 instituições pelo mundo.

As matérias privilegiadas?

As matérias privilegiadas por essa parceria são: mecânica dos materiais e das estruturas, mecatrônica, tratamento dos sinais elétricos e eletrônicos, física, bioinformática, dinâmica molecular e a modalização dos sistemas biológicos.

Os parceiros?

CNRS-CNPq, USP-COFECUB, CAPES-COFECUB, CNRS-FAPESP, e a ENS Cachan.

Oportunidades de bolsas?

Órgão privilegiado pelas trocas universitárias na área científica, você poderá se inserir num programa de bolsas como o Ciências sem Fronteiras.

Outras bolsas, inclusive da própria ENS Cachan, podem ser obtidas após seleção de dossiê.
O IFESP ajuda os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

Para obter mais informações, tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.