Aprender francês: vantagens profissionais e acadêmicas

Publicado em: 18 de abril de 2019
Vantagens-profissionais-e-academicas-para-quem-fala-francês-Blog-UF-IFESP

Aprender francês, assim como outras línguas traz muitos benefícios. Cada vez mais o número de francófonos vai aumentando e a importância do francês no mundo cresce progressivamente. Algumas profissões já se deparam com a importância da língua francesa há algum tempo como as áreas: do direito, da filosofia, das relações internacionais, do turismo, da história, entre outras.

Hoje vamos te apresentar algumas das vantagens acadêmicas e profissionais que se abrem aos falantes da língua francesa.

Diferencial no currículo

A vantagem mais básica é o diferencial no currículo, já que hoje em dia cada vez mais pessoas dominam o inglês, ou se não o dominam completamente, sabem falar inglês. Saber falar francês dentro desse cenário é visto como uma característica muito positiva pelos recrutadores, principalmente por aqueles de empresas francesas ou franco-brasileiras. Para saber mais como conseguir um trabalho na França e como montar seu CV no modelo francês, acesse nossos artigos.

Oportunidades de intercâmbio

A França promove muito a abertura de seu ensino superior para estrangeiros, por isso, muito brasileiros conseguem fazer mestrado e doutorado no país, em uma das melhores universidades do mundo, por exemplo: Université Paris Sorbonne

No Brasil é a Campus France Brasil que cuida do processo de candidatura para estudos na França. Sabendo da alta demanda para a participação nesses processos, o IFESP criou o seu guia Passo a Passo para estudos na França, em que te auxiliamos durante todo o processo de candidatura com as melhores dicas! Se você precisa de orientações iniciais, também temos o curso Orientação acadêmica que serve para te mostrar um panorama dos estudos superiores na França, visando que assim você possa escolher a melhor opção pra você!

Acesso a uma maior base teórica

Quanto mais línguas você fala, maior é a quantidade de livros no idioma original que você poderá ler. Grandes pensadores como: Simone de Beauvoir (1908-1986),  Elisabeth Badinter (1944), Jean-Paul Sartre (1905-1980), Rousseau (1712-1778), Voltaire (1694-1778), Diderot (1713-1784) você poderá ler no original o que faz uma enorme diferença, já que você não precisa torcer para que o livro que você procura tenha sido traduzido.

Essa vantagem também se mostra quando falamos de portais de notícia, como Le monde, o RFI ou o Le figaro, que você poderá acessar e entender o que acontece mais a fundo na França, aumentando seu leque de perspectiva dos acontecimentos recentes.

Desenvolvimento linguístico

A língua francesa, assim como o português, é uma língua latina, logo, por compartilhar da mesma raiz que a sua irmã, a língua portuguesa, ela acaba não sendo uma língua tão difícil assim de ser aprendida pelos lusófonos. Você perceberá ao longo de seu aprendizado que algumas palavras são muito semelhantes. Sabendo outra língua latina além do português, aprender francês, espanhol e italiano, por exemplo, pode ser um outro passo!

Que tal começar a estudar francês?

Depois de saber todas essas razões acredito que você já tenha entendido porquê aprender francês pode ser super importante para sua carreira tanto acadêmica quanto profissional! Teste os 7 dias grátis do Curso de Francês Online (CFOL) e sinta o gostinho de ser um aluno CFOL.