julho 29, 2014

Como fazer para alugar um apartamento na França

Durante os seus meses de intercâmbio, se não tiver conhecidos e/ familiares para acolhê-lo, você precisará alugar um apartamento para o tempo de sua estadia, pois todos concordarão que para estudar bem é preciso ter um canto para si.

Eis num primeiro tempo os critérios a que você deve prestar atenção para alugar bem um apartamento (em Paris ou na Province):

1. O bairro: é preciso selecionar um bairro que te proporcione fácil acesso aos transportes, para poder ir à faculdade, aproveitar a vida francesa (museus, cafés, baladas, amigos) e ir aos supermercados. Falar com os locatários do imóvel em que está interessado te permitirá conhecer os possíveis estorvos.
  2. O ambiente do apartamento, ou em outras palavras o estado de conservação dele, assim como das partes comuns do prédio.
  3. Sempre conferir os dados ligados ao aluguel e às despesas chamadas charges em francês, que correspondem mais ou menos aos gastos do condomínio (elevador, luz), além das despesas de luz, gás e água.
  4. Leia com cuidado o contrato de locação. Quando você trata diretamente com o proprietário algumas cláusulas podem ser ilegais, tais como as que obrigam o débito automático do aluguel na sua conta ou ainda uma cláusula que o impediria de acomodar alguém no apartamento que aluga.
  5. Antes de assinar o contrato você não precisa e não deve pagar nada. Só na hora da assinatura é possível que você pague um depósito como garantia e o primeiro aluguel.
  6. Antes de assinar exija um levantamento do estado do apartamento, para que na hora de sair nenhum estrago seja apontado como tendo sido causado por você, visto que nesse caso pode ser exigido que você pague as reparações.
  7. Não se esqueça de manter o apartamento em bom estado, isso faz parte de suas obrigações.
  8. Mais uma obrigação: pagar seu aluguel no prazo. O contrário poderia trazer problemas entre você e o proprietário.

Se você não tiver condições de alugar um imóvel sozinho ou se você gosta de ter uma companhia, você pode recorrer a uma colocação. O que pode ser muito bom para dividir as despesas e não se sentir solitário.

Também existem outras fórmulas para reduzir as suas despesas com moradia. Na França existe um sistema de ‘‘troca’’: você mora na casa de uma pessoa idosa de graça e em contrapartida você tem a obrigação de estar presente, de fazer companhia, o que representa uma segurança para essa pessoa caso ela tenha um problema, já que você estará presente para avisar os médicos e a família. Isso se chama Le logement intergénérationnel ou Moradia inter-geracional. Em alguns casos uma indenização de moradia pode ser pedida. A pessoa idosa deverá no mínimo disponibilizar um quarto para você. Você pode achar mais informações nos sites de Parisolidaire ou de Cohabitaion solidaire Intergénérationnelle.

Enfim, não se esqueça que sob algumas condições você pode fazer um pedido de alojamento numa residência universitária, que propõem apartamentos privativos ou para dividir com outro estudante.

Conheça também o blog O Melhor de Paris para mais dicas sobre alojamento em Paris.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.