Estudar na França: ajuda de custo

Publicado em: 14 de fevereiro de 2019

Uma das maiores vantagens de estudar na França é o fácil acesso a universidades renomadas mundialmente. Contudo, devido ao aumento da taxa anual para os estudantes não europeus, algumas pessoas se desanimaram em tentar estudar na França. Pensando nisso, nós reunimos algumas vantagens que podem ajudar a todos nos planos em ir para a França.

1. Ajuda de custo

Um dos maiores custos para os estudantes estrangeiros é o aluguel. A CAF (Caisse Allocation Familial) é um órgão do governo que ajuda os estudantes com um auxílio moradia, todo estudante tem direito a solicitar a CAF e, com isso, receber parte do seu aluguel. Essa ajuda financeira da CAF para o aluguel é calculada de acordo com a sua condição financeira e você pode simular ela no site.

2. Bolsas de estudos

A França oferece bastante oportunidade de bolsas de excelência, algumas dessas bolsas nós já reunimos em um artigo sobre bolsas de estudos na França.

Uma grande dica é saber as datas e todos os documentos solicitados por cada bolsa, assim suas chances de conseguir a sua vaga aumentam.

Com o aumento das taxas de inscrição o primeiro ministro francês também anunciou a quase triplicação de bolsas de estudos, que vão priorizar alunos vindos de países emergentes.

3. Possibilidade de parcelamento

Não se sabe ainda muitas informações sobre as mudanças para os estudantes não europeus. Contudo, o valor atual da graduação é de 2770 euros e do mestrado e doutorado passa a ser 3770 euros. Esses valores podem ser divididos, mas isso precisa ser conversado diretamente com a faculdade e confirmado.

4. Possibilidade de trabalho

Estudar na França apresenta uma grande vantagem, a facilidade de encontrar um job étudiant. Nesses casos o estudante pode trabalhar somente 20 horas semanais, o que já ajuda, de certa forma, com os custos. Alguns dos principais sites para achar um job étudiant é o: Jobaviz, Indeed e StudentPop.

5. Se prepare para as provas de proficiência

Ter um bom nível de francês é uma das melhores formas de conseguir uma bolsa de estudos. Além do currículo acadêmico os estudantes também são avaliados pelas suas competências linguísticas. Para conseguir melhor se preparar para as provas de proficiência, recomendamos que você conheça um pouco mais sobre cada um delas e que sabendo as datas, comece a se preparar .

Por isso, preparamos um miniguia com as principais provas de proficiência em francês, nele falamos resumidamente sobre os tipos de provas e suas respectivas datas de 2019. Para acessar o guia é só se cadastrar e você irá recebê-lo em seu e-mail.