Acredite no IFESP! Ele faz mágica!

Publicado em: 1 de outubro de 2019
depoimento aluna IFESP Francês

Segue depoimento de uma aluna que se formou em tempo recorde no IFESP e fez o seu mestrado na França.  Histórias assim temos muitas… A próxima poderia ser a sua 🙂

Minha história com o IFESP começou exatamente em setembro de 2009, ano em que ouvi falar dele não no Brasil, mas na França. Lá conheci um brasileiro, ex-aluno IFESP, que me disse: “Se você quiser estudar francês de verdade, vá para o IFESP! Mas você vai ter de ter tempo, porque eles não brincam em serviço.”

Guardei o nome na cabeça e, no meu retorno, matriculei-me no IFESP. Então, de março a dezembro de 2010 eu fiz os cursos Intermediário 1, Intermediário 2 e Avançado 1; na sequência fiz os cursos preparatórios para o TCF (exame de proficiência em francês: teste de conhecimento de francês) e para o DALF (exame de proficiência em francês: diploma de aprofundamento na língua francesa), em janeiro e março de 2011, respectivamente.

O preparatório DALF foi o mais punk: foi o período em que mais aprendi francês, pois eu estudava incansavelmente todos os dias, escutava rádio em francês no trabalho, assistia a filmes, sem contar que desde quando comecei a estudar francês, em 2009, nunca mais li livros em português até hoje!

Bom, com o DALF feito e diploma na mão, eu fui aceita nas três universidades francesas em que me escrevi: Université Lumière Lyon 2, Université Paul Valery (Montpellier) e Aix-Marseille 1 (Aix-en-Provence).

Então, faça seu caminho, por mais árduo que seja, pois vale a pena! Acredite em você! Acredite no IFESP! Ele faz mágica!

Eu queria agradecer, portanto, a toda equipe IFESP por todo suporte, profissionalismo, toda ética e responsabilidade em um ambiente que, apesar de sério e engajado, sabe nos deixar à vontade, tranquilos, como se estivéssemos em casa.

Obrigada Alexandrine Brami pelas entrevistas iniciais e um especial muito obrigado à Pauline Charoki, que foi quem me mostrou que eu era capaz nas aulas do DALF.

Yara Affonso, revisora de textos e tradutora, formada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina fez um mestrado em tradução literária na Université Aix-Marseille.

Você precisa aprender francês em tempo recorde? Preparar-se para passar num exame de proficiência em francês? Ou estudar na França, mas não sabe qual bolsa escolher e se você tem o perfil? Contate agora nossa equipe para tirar as suas dúvidas, testar seu nível de francês e definir a melhor estratégia para o seu projeto.