dezembro 16, 2014

Onde se hospedar quando chegar na França

Para viajar ou fazer um intercâmbio na França você deve estar preparado. Preparado academicamente, já com os contratos de estudo entre as universidades, e preparado administrativamente, com visto e documentações em ordem. Mas também é importante preparar a sua estadia.

Preparar essa etapa o deixará mais tranquilo para procurar um apartamento onde ficará durante todo o período. De fato, nem sempre é possível alugar um apartamento à distância. Por isso, propomos nesse texto uma série de dicas para que esse primeiro passo seja aproveitado com a descoberta da cidade de estadia e sem estresse, caso a sua universidade∕ escola não te proporcione uma moradia antes de sair do seu país.

A França, que é um dos principais destinos turísticos e de intercâmbio, oferece um bom número de acomodações.

As diferentes opções de acomodação na França

Convém avisá-lo que achar um apartamento não é uma tarefa impossível, mas que requer paciência. É melhor visitar pessoalmente o local onde você vai ficar e não escolher apenas pela internet, para evitar surpresas desagradáveis (bairros longínquos e∕ ou mal frequentados, imóveis em mal estado). Por isso pensar em ficar em um albergue ou hotel por uma curta duração pode ser uma boa opção para que você faça a melhor escolha possível para o restante da sua estadia na França.

Albergues

Primeiramente, há os albergues ou Youth Hostels, nos quais o preço pedido para uma noite é barato. Além do preço, é fácil encontrar um em qualquer bairro. Geralmente nas grandes cidades o acesso é simples por transportes públicos (ônibus, metrô). O preço das noites varia em função da época do ano. Os meses do verão e o período de Natal e do réveillon são os mais caros. O café da manhã pode ser uma opção paga a parte. Todos esses detalhes são fornecidos pelos sites dos albergues.

Além dos albergues, é possível dormir em hotéis cujos preços são bastante atrativos.

Hotéis

Há uma grande oferta de hotéis de todas as categorias. Há, por exemplo, o Hotel Formule 1. Os preços vão variar em função da localização. Por exemplo, a média dos preços nas diferentes cidades francesas são estas: R$ 101 por noite em Paris.  RS 76 por noite em Marseilles e Lyon, R$ 60 por noite em Clermont Ferrand, de R$ 76 a R$ 81 por noite em Nantes. Dentre alguns bons e reconhecidos hotéis há o Hotel Íbis, Etap ou ainda o Mercure.

Appart-hôtel

Existe também a possibilidade de ficar em um appart-hôtel que se aproxima de um flat. Redes como Citadine ou Appart’city oferecem essa opção em diversas cidades francesas (Os apparts-hôtels são geralmente equipados com uma pequena cozinha).

Na casa de um particular

Chegando ao país, é bom começar a falar, se inserir na cultura e nos hábitos locais e, sobretudo, não se sentir sozinho. Para isso você pode alugar um quarto na casa de habitantes locais. Enfim, se você não gosta de ambientes desprovidos de vida, como pode parecer ser o de um hotel, é possível alugar o apartamento de alguém que está viajando. Existem muitos sites que propõem este serviço, como por exemplo, o souslouer.com.

Enquanto você já assegurou a primeira parte de sua estadia, não se esqueça que o CROUS (Centre Régional des Oeuvres Universitaires et Scolaires – Centro regional das Obras Universitárias e Escolares) o ajudará a obter um quarto ou um apartamento dentro de uma cidade universitária.

Não deixe problemas práticos estragarem seu sonho. Pensar em tudo é a chave de uma estadia bem sucedida!

Sua viagem para a França está programada? Que grande oportunidade! Mas também pode ser transformar em um transtorno se você não der conta de todos os preparativos.

Não se preocupe, o IFESP te ajuda! Te daremos toda as dicas e informações necessárias, sobre o auxílio de moradia  francês, o visto, o orçamento, e muito mais, para que você faça sua viagem com toda tranquilidade.

Website | + posts