Saiba como ingressar no primeiro ano da prestigiosa Escola francesa Sciences Po

Publicado em: 7 de novembro de 2016
Cursar uma Pós-Graduação em Marketing na França

Fundada em 1872 e mundialmente reconhecida, a Sciences Po é uma das universidades mais prestigiosas do mundo. A instituição garante uma formação de excelência, pluridisciplinar e fortemente reconhecida internacionalmente.

Por que estudar na Sciences Po?

O objetivo da instituição é formar futuros responsáveis pelos setores público e privado, capazes de atuar tanto na França como em outros países, nas áreas de Ciências Sociais e Políticas, Relações Internacionais, Direito e Jornalismo.

O diploma?

O diploma Bachelor da Sciences Po oferece uma formação fundamental em Ciências Sociais e Políticas (Economia, Direito, História, Sociologia e Política), que pode ser enriquecida por um aprofundamento em determinada área geográfica do mundo e em suas temáticas particulares.

Local de estudo?

Sete campi na França compõem o Collège Universitaire da ScPo:

• Campus de Paris: Oferece a formação de base, os duplos-diplomas com Universidades parisienses e o programa de estudos euro-africanos.
  • Campus de Dijon:  Enfoque na Europa Central e Oriental.
  • Campus de Le Havre: Para estudos euro-asiáticos.
  • Campus de Menton:  Voltado para o Mediterrâneo e o Oriente Médio.
  • Campus de Nancy: Focado nos estudos franco-alemães.
  • Campus de Reims: Com ênfase nas relações euro-americanas.
  • Campus de Poitiers: Voltado aos estudos euro-latino-americanos.

As formações?

Os dois primeiros anos do Bachelor se passam na França e o terceiro é realizado no exterior, na forma de estágio ou de intercâmbio acadêmico, em uma das universidades parceiras da Sciences Po. Após esse período – que confere então o diploma de Bachelor – o estudante poderá dar continuidade aos seus estudos integrando uma das formações de Master oferecidas pela Sciences Po, no campus de Paris ou em outra Universidade de sua escolha.

Como se candidatar?

As candidaturas internacionais não podem ser feitas para o Campus de Paris, são feitas somente para os campi regionais. Caso você deseje realizar sua formação de Bachelor no campus de Paris, é necessário prestar o exame de admissão na capital.

É possível se candidatar em até dois campi num mesmo ano. Porém, as duas etapas das candidaturas, dossiê e entrevista, devem ser justificadas de acordo com a formação oferecida por cada um dos campi, para garantir o interesse pela formação e não passar a imagem de candidaturas aleatórias.

Seleção?

• Início do recrutamento: Outubro de 2016;
  • Inscrições para a bolsa Émile-Boutmy: até 02 de Maio de 2017;
  • Envio do dossiê de candidatura: até 02 de Maio de 2017;
  • Avaliações orais: em São Paulo ou no Rio de Janeiro: 02 e 03 de  Maio de 2017.

Importante: Quem deseja passar pela entrevista no Brasil, deverá imperativamente mandar o dossiê 6 semanas antes da data prevista da entrevista! E quem quiser realizar a entrevista fora do Brasil deverá consultar as datas específicas das outras cidades no site da Sciences Po.

Como o IFESP te ajuda a passar no processo seletivo?

O dossiê de candidatura faz toda a diferença, pois a seleção é feita a partir dele. O IFESP te ajuda a montar esse dossiê de candidatura de acordo com o padrão francês de redação e as exigências da escola Sciences Po.

Além disso, o IFESP oferece o único curso preparatório no Brasil para ingressar nessa escola: o Prepa Sciences Po. É um curso pluridisciplinar, no qual são trabalhadas as técnicas do compte-rendu (análise, síntese e crítica de um texto, elaborando um novo texto baseado na organização e apresentação das ideias), assim como as do exposé (exposição oral e escrita do texto).

O IFESP oferece também aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas e de propor uma preparação para as entrevistas acadêmicas de admissão.

Para mais informações, agemde uma orientação acadêmica personalizada, presencial ou a distância!

estudar na Sciences Poestudar na Sciences Poestudar na Sciences Po

1. Olá,
    Tenho um sonho de estudar na Sciences Po, venho me preparando para isso. Mas encontro sempre pouca informação sobre a candidatura e o dossiê. Gostaria de saber se ainda oferecem o curso preparatório Prepa Sciences Po? Ou outro curso que poderia me ajudar.
    Obrigada desde já