Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

O IFESP acompanha a semana da Francofonia e oferece cursos de francês

Publicado em: 12 de março de 2012

A língua francesa “à l’honneur”!

A Semana da francofonia (de 17 a 25 de Março de 2012) é a ocasião de homenagear a língua francesa, que com mais de 200 milhões de falantes é a 5ª língua mais falada no mundo. Mais especificamente, o dia 20 de Março é o dia internacional da francofonia!

Esse evento é organizado pelo Ministério francês da Cultura e da Comunicação.

Por que é tão importante e por que participar desse evento?

Apesar de conhecida com o apelido de Língua de Molière, o francês não é uma língua arcaica, marcada pelo selo dos séculos passados.

De fato, convém notar que o francês ainda é, junto ao inglês, a única língua falada em todos os continentes. Ou seja, falar francês abre numerosas oportunidades de entrar em contato cultural e profissionalmente com o mundo!

O francês é uma língua viva e que, portanto, evolui com o tempo. Isso se reflete, por exemplo, no surgimento de palavras como ‘’impacter’’, ‘’solutionner’’… que aparecem progressivamente nos dicionários. Falando francês você se atualiza com o seu mundo!

Como participar: Língua e Palavras francesas

A semana da francofonia usa como eixo federativo 10 palavras da língua francesa. Esse ano, as palavras escolhidas são: AME, HISTOIRE, AUTREMENT, CARACTÈRE, NATUREL, PENCHANT, CHEZ, SONGE, CONFIER, TRANSPORT.

Os alunos do IFESP participarão da semana da francofonia através de um concurso no qual eles redigirão definições e pequenos textos com as palavras mencionadas. Se você quiser, também pode participar! Os melhores trabalhos por nível serão colocados online nos nossos blogs.

E você? Já achou o seu eixo com a língua francesa? Trabalho, estudos, cultura, tudo isso? Você também quer fazer parte dos francófonos?

 

Venha conhecer o IFESP! Instituto francês e europeu de São Paulo dedicado ao ensino da língua, e também especialista na montagem de dossiês dos alunos candidatos a uma vaga numa instituição de ensino superior de excelência na França.

Para mais informações, entre em contato e agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.

últimos artigos

1 comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *