A qualidade de vida é alta na França!

Publicado em: 22 de janeiro de 2015

Uma prova bastante significativa de sua qualidade de vida é o número elevado de nascimentos no país: a França é campeã europeia! As francesas têm bastante filhos porque il fait bon vivre en France (é bom viver na França), as infraestruturas das creches e escolas são boas e bem desenvolvidas e há um padrão de vida que corresponde às expectativas do que as pessoas querem para seus filhos.

O que representa a expressão “qualidade de vida”? A OMS (organização mundial da saúde) definiu essa noção como sendo ‘‘a percepção que um indivíduo tem do seu lugar no mundo, no contexto da cultura e no sistema de valores nos quais ele vive, em relação aos seus objetivos, suas expectativas, suas normas e suas preocupações’’. Esse conceito abrange a saúde física e psicológica, o nível de independência, as relações sociais e as relações do indivíduo com o meio ambiente que o cerca.

Qualidade de vida na França

Quais seriam os símbolos da boa qualidade de vida na França? A comida é um bom exemplo, onde o vinho ocupa um papel fundamental com as suas variedades regionais. É possível encontrar em cada pequena loja do país as mais diferentes marcas e variedades de vinho, acessíveis a todos os bolsos e paladares.

Em relação a esse prazer gustativo que faz parte integrante da qualidade de vida francesa, as infraestruturas presentes no território francês desempenham um papel importantíssimo. A França conta com uma rede de transportes (trem, TVG, aeroportos, portos, transportes públicos) bastante desenvolvida e que permite uma circulação facilitada das pessoas e das mercadorias.

O também relativo fácil acesso aos serviços públicos (hospitais públicos, escolas públicas e universidades públicas de boa qualidade, segurança social, transportes), faz com que a França seja um país onde se é fácil viver.

O amplo acesso à cultura (cinema, teatros, museus, exposições temporárias) tornou a França um dos exemplos no patamar da vida cultural e no nível das políticas culturais, que têm um lugar de destaque. Isso fica claro com a variedade de eventos culturais que acontecem a cada ano no país: As Jornadas do Patrimônio (durante o terceiro fim de semana de Setembro), A Noite Branca (um tipo de Virada Cultural), A Festa da Música (todo 21 de Junho)… entre outros.

Todos esses fatores reunidos levam a França a ser um país apreciado por sua qualidade de vida, onde as pessoas podem desenvolver e desfrutar de todos os tipos de atividades e serviços que embelezam e∕ ou facilitam a vida.

Comece a aprender francês!

Que tal morar na França? Como falamos, para morar no país é preciso falar francês, não só porque essa é a língua oficial do país, mas também porque sabendo falar francês você aprenderá muito mais sobre a cultura francesa, estando ou não na França, pois aprender francês é também aprender um pouco desse país inspirador.

Conheça o Curso de Francês Online (CFOL) do Grupo IFESP. O curso conta com uma plataforma online e com tecnologia de ponta, professores prontos para te auxiliar e uma metodologia inovadora.

5 comentários

1. Sou brasileiro,mas como descendente de franceses familia Berthier,eu assino embaixo.Depois do Brasil o meu carinho e todo dirigido a França.Pela cultura,o idioma,a educação.

2. Fala-se muito de França que é um país muito acolhedor e que o modo de vida e a todos os bolsos e eu pretendo viver uma nova aventura tenho interesse no país e pretendo me mudar para França e viver outra cultura e gostaria de saber como posso fazer isso