Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Lyon é a melhor cidade para se estudar fotografia na França

Publicado em: 14 de outubro de 2014

A cidade de Lyon oferece várias oportunidades para estudar fotografia. Alguns institutos lionenses (privados ou públicos) propõem Graduação ou Pós-graduação na área da fotografia. Mas, para quem quiser conhecer ou aprofundar um conhecimento sem se comprometer, ou ainda por lazer, também existe a possibilidade de se inscrever em ateliês e∕ ou estágios.

Graduação e Pós-graduação em fotografia

Existem várias escolas privadas em Lyon e na região de Lyon que oferecem cursos de ótima qualidade na área da fotografia. Na Escola de Condé, você poderá cursar um Bachelor of Fine Arts Photography – École Presqu’île d’Arts Appliqués, onde você cursará um Ciclo superior em Fotografia Profissional. Note que essas duas escolas são privadas e pagas!

A Universidade Lyon II (pública) propõe uma graduação (Licence) chamada Licence arts du spectacle, spécialité études cinématographiques et photographiques, ou seja, Graduação Artes do espetáculo, especialidade estudos cinematográficos e fotográficos. Esse curso dura 3 anos e é acessível post bac, isso quer dizer, após a conclusão com sucesso do ensino médio. Para mais informações, veja o site da Lyon II.

Há também a Escola Nacional Superior Louis Lumière, que é gratuita e tem uma seção dedicada à fotografia. São 3 anos de cursos dentro dos quais o aluno deve efetuar estágios no fim dos segundo e quarto semestres.

Estágios e ateliês

Por outro lado, se você preferir uma iniciação ou um aprofundamento de seus conhecimentos em fotografia, existem estágios e ateliês. A duração do curso é bem menor. De certa maneira seria um curso intensivo. A duração varia de alguns dias a alguns meses, cada um deles tendo uma temática. Veja aqui os estágios propostos no Stage Photo Lyon, (o uso de Photoshop), por exemplo.

Photostage em Lyon propõe uma seleção de temáticas como ‘‘como construir uma série de foto urbana’. E o Atelier Magenta ou ainda lesPhotographes.org propõem ateliês ou workshops profissionalizantes, com uma aprendizagem técnica e teórica.

O próximo estágio pode levá-lo a conhecer tanto a fotografia como o meio ambiente de Lyon, com o Stage Nature, estágio que o levará num parque natural perto de Lyon: na Stage N1 Photo. Os estágios podem ser técnicos (a respeito de certo tipo de material), sobre um tipo geográfico (os lagos, as montanhas) ou sobre o tipo de fotos (retrato, panorama,…).

Depois disso, por que não se inscrever num clube de fotografia, para compartilhar a sua paixão, para melhorar e∕ou se inspirar ao lado de outros fãs? Eis o nome de alguns clubes em Lyon e na região: Collectif Imag’One, Des Clips et des Claps, esse clube propõe formações e participação em concursos.

Está interessado em estudar fotografia ou outra formação na França? Não sabe que trâmites seguir?
Não se preocupe, te ajudamos para que você realize seu sonho. Agende já uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no IFESP.

Além disso, oferecemos aulas intensivas de francês, presenciais e online, para ter mais sucesso nos seus processos de candidatura nas melhores universidades francesas!

últimos artigos

5 comentários

  1. Para quem pretende morar na França para estudar fotografia e ainda não fala Francês nem inglês, qual a melhor coisa a fazer? Começar no Brasil um curso de inglês ou Francês?

    1. Olá, Bruna. Para ingressar nas universidades francesas, é necessário ter o nível B1 de francês (intermediário), então é melhor que você já comece a estudar a língua aqui no Brasil antes de se candidatar a uma vaga.

      Se você tiver interesse, entre em contato conosco e agende uma orientação acadêmica gratuita, na qual poderá sanar suas dúvidas relativas ao ensino superior francês https://www.universidadesfrancesas.com.br/fale-conosco/

    1. Olá Ricardo,

      Tem muitas poucas universidades públicas que oferecem mestrado parecido, mas tem pelo menos uma: A Universidade Paris Saint-Denis tem mestrado em Fotografia e Arte Contemporânea. Se você quiser informações sobre esse Mestrado e sobre os requisitos e procedimentos de candidatura, não duvide agendar uma orientação no IFESP!

  2. Estou no penúltimo semestre do superior em fotografia e gostaria de fazer uma pós graduação na França, devo em paralelo estudar francês em alguma escola? Qual delas?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *