Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

A Exposição Universal de 1889 na França e a Construção da Torre Eiffel

Publicado em: 27 de agosto de 2012
A Torre Eiffel e a Exposição Universal de 1889 em Paris

Uma exposição universal é uma manifestação cultural pública. A primeira exposição universal da História ocorreu em Londres em 1851. Seu tema era o trabalho das indústrias de todas as nações. Atualmente existe um órgão internacional, criado em 1828, responsável pela organização destas exposições, o Bureau International des Expositions.

Contexto

Desde sua criação as exposições universais “têm como objetivo principal o ensino para o público, fazendo um inventário dos meios dos quais dispõe o homem para satisfazer as necessidades de uma civilização e fazendo emergir em um ou mais campos da atividade humana o progresso realizado e as perspectivas para o futuro”.

A exposição universal de 1889

A exposição universal de 1889 não foi a primeira exposição internacional em território francês, mas ficou famosa, dentre outras muitas razões, pelo tema da exposição, pela celebração do centenário da República, ou da Revolução francesa, e principalmente pela construção deste que será o símbolo da capital francesa: a Torre Eiffel.

A Torre Eiffel

Desde sua construção a Torre fascinou os parisienses causando muita polêmica. Ela deveria ser desmontada logo após o término da exposição, mas felizmente seu construtor, Gustave Eiffel, conseguiu uma autorização para que ela permanecesse no Champs de Mars. A torre Eiffel era a entrada da exposição, que contava com outras instalações, como o imponente Palácio das indústrias, a galeria das máquinas, o palácio dos engenheiros e o Palácio das Belas Artes, além de um Grande Domo Central e uma fonte. Nesse espaço também foi construído o Palácio do Trocadéro, demolido e substituído pelo “Palais de Chaillot” construído para a exposição de 1837.

O Brasil nunca sediou uma exposição universal, mas está entre os candidatos para sediar a Expo 2020.

Você gosta da língua francesa? Então conheça o nosso curso especializado em Turismo e Viagem!

No IFESP orientamos os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

Contate-nos pelos telefones: +55 11 3031-3599 ou  +55 11 2308-7837 ou pelo e-mail: [email protected].

 

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

 

 

 

 

últimos artigos

1 comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *