Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

6 pratos típicos franceses, por região!

Publicado em: 31 de maio de 2016

A culinária francesa é muito rica e uma das mais tradicionais do mundo! Mesmo um país pequeno como a França, possui pratos típicos muito distintos, dependendo da região.

Para os franceses, uma refeição não é apenas alimento, mas um momento de convívio e prazer ao lado e amigos e familiares! Conheça 6 pratos regionais franceses. Este texto está delicioso!

1) Bouillabaisse

Marseille, a terceira maior cidade da França, fica localizada na costa do Mediterrâneo. Isso já nos dá pistas de que o prato típico dessa região seja à base de ingredientes do mar. E realmente! A bouillabaisse, suculenta sopa de peixes originariamente preparada pelos pescadores da região figura, atualmente, entre os pratos mais tradicionais e requintados da França.

2) Quiche lorraine

É uma receita tradicional da Alsace-Lorraine, uma região no Nordeste da França com forte influência alemã. É uma das delícias da culinária francesa e tem como recheio um mix preparado com bacon, creme de leite, manteiga e noz-moscada.

3) Croque monsieur

Essa receita é igualmente fácil e deliciosa! Preparada com pão de forma, queijo gruyère, manteiga e molho bechamel, este sanduíche é a cara do parisiense e nasceu em Paris no início do século 19.

4) Cassoulet

É a feijoada francesa! Um cozido à base de feijão branco incrementado com frango e variedades de carne de porco. Teria surgido durante a guerra dos Cem Anos, com o intuito de dar força aos soldados. Originário das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse, este clássico da culinária francesa é ideal para o inverno!

5) Ratatouille

É uma receita típica da Provença, região famosa pelo acentuado uso de azeite, alho, ervas, saladas hortaliças, tomates e alcachofras em suas receitas. E é de lá que vem esse prato, preparado de forma bem rústica (seu nome vem do verbo “picar ou triturar”). É um prato à base de legumes, onde a berinjela e o tomate são os ingredientes que não podem faltar!

6) Gratin dauphinois

A região de Rhône-Alpes é essencial na gastronomia francesa.  Ambiente de montanha e riqueza das produções naturais caracterizam o sudeste da França. E é de lá que vem o Gratin Dauphinois, prato à base de batatas, ovos e leite, tudo bem gratinadinho! Escolha um bon vin rouge pra acompanhar (pode ser o Beaujolais, típico dessa região) e bon appétit!

Já deu água na boca? Venha conhecer mais sobre a culinária e cultura francesas estudando no IFESP! Temos cursos semipresenciais e online e estamos focados no seu aprendizado em curto prazo!

pratos típicos francesespratos típicos francesespratos típicos franceses

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *