outubro 5, 2015

4 escolas de Arte e Arquitetura na França

A Arte e a Arquitetura na França ocupam lugar de escolha no ensino superior do país.

As escolas de Arte na França

Na França, as escolas superiores de arte ou das artes aplicadas são estabelecimentos públicos de alta qualidade que entregam diplomas nacionais de 3 ou 5 anos de estudos.

Dessa forma, existem também escolas particulares ou dependentes das Câmaras de Comércio que entregam seus próprios diplomas.

Todas estas escolas são caracterizadas por um modo de recrutamento realmente seletivo (através de dossiês, concursos ou entrevistas).

A rede CampusArt

O site de internet www.capusart.org dá acesso (sob certas condições) às formações de nível Graduação, Pós e Mestrado, propostas por uma rede de estabelecimentos animada pelo Campus France.

O site propõe, ainda, informações gerais sobre estudos de Arte na França. Em outras palavras, te orienta a respeito de uma escola superior de arte ou de artes aplicadas se em escola pública ou particular, ou ainda em uma universidade.

No campo artístico referido é o da criação (“FAZER” arte, artes plásticas, design, comunicação visual, assim como moda, arquitetura, etc…) em escolas superiores de arte; mas ainda existem algumas formações universitárias em TEORIA da arte ou GESTÃO da arte.

As escolas de arquitetura

Os estudos de arquitetura se enquadram no esquema europeu de harmonização dos diplomas (LMD, Graduação, Mestrado, Doutorado):

. Primeiro ciclo de estudos com duração de 3 anos, que leva ao diploma de estudos em arquitetura e confere a Graduação.

. Segundo ciclo de estudos durando 2 anos, que leva ao diploma de Estado em arquitetura e confere o título de Mestre.

. Terceiro ciclo de estudos com duração de 3 anos, que leva ao doutorado de arquitetura e confere o título de Doutor.

As 20 escolas nacionais de arquitetura do Ministério da Cultura entregam, após o sexto ano de estudos, diplomas de especialização e aperfeiçoamento em arquitetura bem como a importante habilitação para exercer o domínio da obra em seu próprio nome (HMONP).

Quer se preparar para estudar na França?

Prepare-se para ingressar nessas escolas e ter uma formação em Artes na França. O IFESP ajuda a prepare-se para os requisitos linguísticos. Marque uma orientação acadêmica e tenha mais informações sobre o processo seletivo para ingressar nas melhores universidades francesas.

Website | + posts