3 razões para estudar em Nantes

Publicado em: 30 de outubro de 2018
cidade nantes frança

Continuamos nossa viagem virtual pelas principais cidades estudantis da França, lembrando que já passamos por: Paris, Lyon, Saint Étienne, Bordeaux, Poitiers e Rennes.  Hoje desembarcamos na região de Loire-Atlantique, onde está localizada a cidade de Nantes.

Nantes é a oitava melhor cidade para estudar na França e a segunda melhor para trabalhar, segundo a revista L’étudiant. Além do mais, a cidade tem relação de jumelages, ou seja, uma relação de irmandade com a cidade de Recife no Brasil – informação muito importante para os recifenses que pensam em estudar na França.

Quer saber um pouco mais como é estudar em Nantes? Aí vão nossas 3 razões para estudar em Nantes!

1 Universidades

Écoles:

Administração: Audencia e IDRAC.

Design: École Brassart, L’École de design Nantes-Atlantique e  MJM Graphic Design.

Arquitetura: ENSA Nantes.

Paramédicale : IdHEO Nantes.

Agronomia e Agricultura: École supérieure du bois e Oniris.

Universidades:

Université de Nantes: a instituição é conhecida por oferecer cursos em todas as áreas de conhecimentos, propondo a opção de formações longas (Bac +5 ou Bac +8), de 5 à 8 anos, ou graduação curtas (Bac +2), com apenas dois anos de duração.

2 Moradia e transporte

Em relação ao aluguel, existe a oportunidade de alojamentos nos CROUS, residências universitárias mais baratas. Para mais informações sobre esse tipo de moradia estudantil entre no site CROUS Nantes.

Segundo dados do site francês Move24, o aluguel de um estúdio em Nantes sai por volta de 350 euros. O aluguel de um apartamento com sala e quarto, o valor aumenta para 450 euros.

Os estudantes menores de 26 anos, podem ter acesso a uma tarifa reduzida no transporte público. Para o plano anual, o preço é de 276 euros, sendo cobrado 27,60 euros durante 10 meses. Outra opção é fazer um plano mensal, que sai por 40 euros por mês.

3 Vie étudiante

Normalmente o Pôle étudiant da universidade organiza várias festas ao longo do ano, por isso fique atento. As informações dos próximos eventos geralmente podem ser vistas no site da universidade.

Além disso, a cidade também conta com uma plataforma a TU Nantes, onde você pode encontrar várias informações sobre diferentes eventos na cidade.

Morar em Nantes também te dá a oportunidade de ir a um concerto da Orchestre National des Pays de la Loire. Todo estudante, menor de 25, tem direito a esse preço especial: 2 euros.

Nantes e as cidades vizinhas também acolhem vários festivais de música ao longo do ano como: La Nuit de l’Erdre , Hip OPsession et Spot , Les Z’éclectiques e Rock en Maine.

Está querendo estudar na França, mas não sabe por onde começar? O Curso de Francês Online – CFOL oferece uma orientação acadêmica para estudar na França, lá você tira todas as suas dúvidas e se prepara para sua viagem acadêmica na França.

Se você já está se inscrevendo em uma universidade Francesa e precisa de ajuda no processo seletivo, o Curso de Francês Online – CFOL também tem um guia passo a passo dos estudos na França para te ajudar desde o momento da candidatura até sua chegada na França.

E aí ficou animado para estudar em Nantes? Comenta aqui o porquê.