Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

10 boas razões para estudar francês

Publicado em: 13 de outubro de 2015

Por que estudar francês? Existem muitas razões para aprender francês. A seguir, os 10 melhores argumentos para começar seu curso de francês.

1. Uma língua falada no mundo inteiro

Mais de 200 milhões de pessoas falam francês nos 5 continentes. A Francofonia engloba 68 Estados e Governos. O francês é a segunda língua estrangeira mais ensinada no mundo inteiro, após o inglês. É o novo idioma mais falado no mundo. É também, junto com o inglês, a única língua que se pode aprender onde quer que você esteja, pois a França dispõe da maior rede de estabelecimentos culturais no exterior, onde são oferecidos cursos de língua francesa a mais de 750 mil pessoas.

2. Um língua para encontrar emprego

Falar francês e inglês representa uma vantagem para encontrar um emprego no mercado internacional de trabalho. O conhecimento do francês abre as portas das empresas francesas na França, no exterior e em todos os países francófonos, como o Canadá, a Suíça, a Bélgica e no continente africano. A França, quinta potência comercial no mundo e terceira terra de acolhimento para os investimentos estrangeiros, é um parceiro econômico de primeira categoria.

3. A língua da cultura

O francês é a língua internacional para a gastronomia, a moda, o teatro, as artes visuais, a dança e a arquitetura.
Conhecer a língua francesa significa ter acesso, em versão original, aos grandes textos da literatura francesa e francófona, bem como ao cinema e à música. O francês é a língua de Victor Hugo, de Molière, de Léopold Senghor, de Edith Piaf, de Jean-Paul Sartre, de Alain Delon e de Zinedine Zidane, entre tantos outros.

4. Uma língua para viajar

A França é o país mais visitado do mundo inteiro, com mais de 70 milhões de visitantes por ano. Para quem possui noções de francês é muito mais agradável visitar Paris e todas as regiões da França (desde a belíssima Cote d’Azur até os cumes nevados dos Alpes, passando pelo litoral selvagem da Bretanha), além de também poder compreender a cultura, o espírito da população e a arte de viver “à La française”. O francês também é útil quando se viaja à África, à Suíça, ao Canadá, a Mônaco, às Ilhas Seychelles, etc.

5. Uma língua para estudar em Universidades francesas

Falar francês permite, sobretudo, estudar na França, em Universidades de reputação ou em grandes Escolas de Comércio e de Engenharia, que se situam entre os melhores estabelecimentos superiores da Europa e do mundo.
Os alunos que conhecem a língua francesa podem receber bolsas de estudos do governo francês, para fazerem cursos de pós-graduação na França em quaisquer disciplinas, obtendo um diploma reconhecido internacionalmente.

6. A outra língua das relações internacionais

O francês é ao mesmo tempo língua do trabalho e língua oficial na ONU, na União Europeia, na UNESCO, na OTAN, no Comitê Internacional Olímpico, na Cruz Vermelha Internacional, etc., bem como em várias instâncias jurídicas internacionais. É a língua das três cidades em que se encontram sediadas as instituições europeias: Estrasburgo, Bruxelas e Luxemburgo.

7. Uma língua que dá abertura para o mundo

Após o inglês e o alemão, o francês é a terceira língua na internet, vindo antes do espanhol. Compreender a língua francesa permite ter outra visão do mundo, através da comunicação com os falantes da língua francesa em todos os continentes e ter acesso à informação através de grandes meios de comunicação internacionais em língua francesa, como os canais TV5 e France 24, e emissoras de rádio como a Radio France Internationale.

8. Uma língua agradável de aprender

O francês é uma língua de fácil aprendizagem. Existem numerosos métodos de aprendizagem de francês no estilo “Aprenda brincando”, tanto para crianças como para adultos. Os alunos também podem atingir rapidamente o nível da comunicação em francês.

9. Uma língua para aprender outras línguas

O aprendizado da língua francesa facilita a aprendizagem de outras línguas, notadamente as línguas latinas (o espanhol, o italiano, o português e o romeno), mas também o inglês, dado que o francês originou mais da metade do vocabulário atual da língua inglesa.

10. A língua do amor e da mente

Aprender a língua francesa é, em primeiro lugar, ter o prazer de aprender uma bela língua, rica e melodiosa, que é muitas vezes chamada a língua do amor. O francês também é uma língua analítica, que estrutura o pensamento e desenvolve o espírito crítico, o que é extremamente útil em discussões e negociações.

Convencido? Então não espere mais! O IFESP oferece os melhores cursos de francês no Brasil. Você também pode estudar  francês online.
Teste gratuitamente o curso de francês online do IFESP.

Além de aprender uma das línguas mais bonitas, você também pode ter a oportunidade de estudar na França com uma bolsa de estudos do governo Francês. Marque uma orientação acadêmica e conheça como você pode acrescentar seu currículo profissional com uma experiência acadêmica internacional.

10 razoes estudar Francês10 razoes estudar Francês10 razoes estudar Francês

 

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *