Como são selecionados os estrangeiros para estudar na França

percurso acadêmico na França

De longa tradição, o ensino francês é acolhedor. Na França, não existe nenhuma diferença entre estudantes estrangeiros e franceses: as exigências de admissão são idênticas e os diplomas outorgados são os mesmos. Trata-se de uma exigência da Lei Francesa.

Atualmente, cerca de 220.000 estudantes estrangeiros escolheram cursar a totalidade de seus estudos na França. Saiba como se preparar para fazer parte desses estudantes.

Os três requisitos principais:

1) Conhecimento do francês ou do inglês

O conhecimento da língua francesa é necessário na grande maioria dos casos. Mas há exceções, pois a França está oferecendo alguns cursos em inglês. O domínio do francês ou do inglês deve ser comprovado. São basicamente 2 os exames de proficiência aceitos pelas universidades francesas:
O TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e o DALF (Diploma Aprofundado da Língua Francesa)

O nível mínimo da língua exigido é intermediário (intercâmbio / graduação). Para ingressar numa pós-graduação, terá que comprovar o nível avançado. Para doutorado, um nível intermediário/avançado.

2) Motivação e Coerência

A motivação e a coerência do percurso acadêmico e profissional fazem parte dos requisitos. O candidato deve explicar porque ele decidiu estudar na França naquele momento, porque escolheu determinada universidade/escola e porque aquela formação. Esta carta de apresentação (em francês, lettre de motivation) deve ser redigida conforme o padrão francês.

3) Projeto profissional e projeto de pesquisa

Para ingressar num Master profissional (especialização), o dossiê de candidatura deve conter um projeto profissional. Qual é o conteúdo do projeto profissional? Mostrar a coerência de seu percurso acadêmico e profissional, destacar as suas conquistas, explicar o que você aprendeu e o que falta aprender, mostrar seus conhecimentos na área e já ter uma visão definida da sua carreira.

Para ingressar num Master de pesquisa (mestrado), o dossiê de candidatura deve conter um projeto de pesquisa. Qual deve ser o conteúdo?
Mostrar a coerência de seu percurso acadêmico e profissional, apresentar as pesquisas realizadas e/ou participação em grupos de pesquisa, exprimir sua vontade e necessidade de estudar na universidade escolhida, para a continuação da pesquisa, e ter conhecimento sobre as pesquisas já realizadas na França sobre o assunto.

Orientação Acadêmica

É preciso fazer uma boa orientação para ter uma ideia das universidades e dos cursos adequados ao seu perfil e ao seu objetivo específico. Na França, há uma grande oferta de cursos em ótimas universidades, para alunos de todos os níveis. Resumindo: não precisa ter feito a USP, a PUC ou a FGV para fazer uma pós na França.

Para dar um exemplo, 900 opções são oferecidas para um estudante que quer fazer um curso de pós-graduação em propaganda e marketing na França. Os cursos são oferecidos, em sua maioria, em universidades públicas, onde você desembolsará menos de 300 euros pelo ano letivo que cursará. Uma dica: não escolha apenas um curso, mas pense em ter pelo menos 3 opções (Plano A, Plano B, Plano C) tanto em Paris, a capital, como em outros grandes pólos universitários (Lyon, Grenoble, Aix-Marseille, etc.).
Nos arriscamos a dizer que a probabilidade de ingressar numa universidade francesa, respeitando os critérios acima,  é de 100 %.

Saiba mais?

Você tem um projeto?
Entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no IFESP. Note que agora é possível realizar sua orientação acadêmica e montar seu dossiê de candidatura a distância!

No IFESP ajudamos os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

Contate-nos pelo telefone: +55 11 3031 3599 ou  +55 11 2308-7837 ou pelo e-mail: contato@ifesp.com.br

Veja também os links a respeito dos Benefícios para estudantes estrangeiros na França e de como redigir uma carta de apresentação ou motivação em francês que podem lhe interessar.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

3 comentários

1. ola, sou estudante guineense estou estudando no Brasil,tou na universidade da integracao internacional da lusofonia Afro-brasileira,e eu gostaria de saber como e que posso fazer para continuar o meu estudo na vossa universidade nas areas de Direito ou relacoes internacionais,obrigado

1. Olá Tamilton,

Como vai? O processo seletivo para ingressar numa universidade frança em qualquer área se baseia no nível de francês conseguido num dos testes de proficiência, na sua formação acadêmica, seu histórico escolar, a qualidade do dossiê de candidatura… Leia nosso artigo http://www.universidadesfrancesas.com.br/como-fazer-uma-pos-graduacao-na-franca/
      Para mais informações entre em contato para marcar uma orientação acadêmica no IFESP. Oferecemos esse serviço também a distância.
      contato@ifesp.com.br, tel: 11 30313599

2. Queria muito cursar a graduação em Geologia fora do Brasil e o local que mais me pareceu propício foi a França. Porém o que sei de francês é muito básico. Um ano de curso intensivo seria o suficiente para conseguir uma boa nota no teste?
    Obrigada.