Saiba o que fazer após ser aceito em uma Universidade Francesa!

Publicado em: 19 de Abril de 2018
Universidades Francesas

Você se candidatou às Universidades Francesas por meio do procedimento Campus France e recebeu um aceite em seu processo de candidatura. E agora? O que fazer?

Qual o prazo para indicar a escolha definitiva?

O Campus France não estabelece um prazo limite para que o candidato realize sua escolha. Porém, é recomendado fazê-lo até meados de Julho. Dessa forma, o estudante terá tempo suficiente para solicitar o visto.

É importante verificar se as universidades possuem datas definidas para confirmação e quais são os documentos necessários para a inscrição no curso de interesse.

Caso você tenha recebido um aceite, mas queira aguardar a resposta de outras universidades, é possível! As universidades costumam enviar os resultados entre os meses de Maio e Julho. No entanto, gerencie a espera da resposta da sua universidade preferida e o possível prazo para confirmação na universidade que já te aceitou!

Lembre-se que após escolher a sua universidade francesa e enviar o seu dossiê pré-consular, não é mais possível mudar de instituição.

Para alunos que se candidataram diretamente com a Universidade:

Em alguns casos, o processo seletivo para Universidades Francesas é realizado diretamente com a instituição, sem o intermédio do Campus France.

Se você recebeu um aceite fora da plataforma Études en France, é necessário constituir um dossiê pré-consular no site do Campus France para dar sequência à preparação de seus documentos.

Solicitar o visto:

Após ter finalizado o processo junto ao Campus France, o aluno será redirecionado para o site do Consulado Francês e poderá obter todas as informações relacionadas à solicitação do visto. O passo a passo será:

1. Agendamento online da entrevista consular;
  2. Preparação da documentação necessária para obtenção do visto;
  3. Pagamento da taxa consular.

Lembre-se de agendar a visita ao consulado com antecedência, pois as datas e horários se esgotam muito rápido no período de Julho e Agosto.

Os estudantes que possuem nacionalidade Europeia não precisam solicitar o visto no Consulado Francês. Porém, devem, da mesma forma, realizar todo o procedimento Campus France.

Fonte: Campus France

Aprenda francês rápido e eficiente no Curso de Francês Online! Um curso completo 100% online.

Preencha o formulário abaixo e comece já o seu curso de francês online: