Sua porta de entrada para a França

Como acontece o ingresso nas faculdades da França

SONY DSC

Universidade: eis o alvo dos alunos de segundo grau na França. Escolher o seu futuro, pensar em profissões e, de certa maneira, pensar em liberdade. Essa escolha não se faz após o exame final. De fato, o aluno francês deverá escolher uma série, isso quer dizer que durante o antepenúltimo ano do segundo grau, o aluno escolhe a repartição dos coeficientes das matérias da prova final, escolhendo assim quais serão as matérias que estudará mais a fundo e que pesarão.

Na França há 3 séries, sendo uma literatura (L), uma ciências (S) e uma economia (ES) cada uma tendo ênfase respectivamente nas seguintes matérias: Literatura∕ Línguas (vivas e mortas), Matemática, Física∕ Química∕ Biologia, e Economia∕ História.

Essa escolha de série deve ser feita em função de um esboço de projeto profissional ou, ao menos, de estudos. Quem quiser estudar medicina ou astronomia, por exemplo, tem interesse em ter um conhecimento científico mais aprofundado, enquanto que quem quiser se dedicar às ciências humanas poderá escolher uma série ‘‘Literatura’’ já que os conhecimentos ditos humanos serão enfatizados durante os dois últimos anos. No entanto é possível fazer uma série S (ciências) e entrar numa faculdade de direito ou de língua, visto que ensino médio na França segue um programa nacional, igual para todos.

O baccauléarat (ou bac como dizem os franceses) ocorre todos os anos no mês de junho. É um exame nacional, cujas provas são iguais para todos e que permite ao aluno entrar na faculdade. Você obtém o bac quando consegue uma média de 10∕20. Se obtiver entre 12 e 14 terá uma Menção Assez bien (suficiente), entre 14 e 16 uma Menção Bien (bem) e mais de 16 uma Menção Très bien (honrosa). Note que essas menções não afetam sua entrada na faculdade.

As notas e menções podem entrar em jogo quando o aluno pretende entrar em uma classe préparatoire (classe preparatória) para ingressar nas ‘‘grandes’’ escolas francesas. Quem cursou essas classes deverá prestar um concurso de entrada bastante seletivo. Mas, para quem não conseguiu entrar, há sempre a possibilidade de ir para a faculdade sem começar do zero, já que existe um sistema de passarela. Quem cursou com sucesso 2 anos dessas classes pode entrar no terceiro ano na faculdade, quem cursou 3 anos pode entrar no primeiro ano de pós-graduação. Essa passarela, ou equivalência, é possível já que o aluno que se matricula numa classe preparatória também deve efetuar uma inscrição em uma universidade pública, correspondendo às matérias que irá estudar.

Relativamente simples, a entrada na universidade pública para os alunos franceses é do domínio da formalidade. O difícil é se manter na faculdade. Com uma porcentagem de 30% de aprovação a cada ano, as universidades públicas francesas selecionam durante o curso (por causa da desistência e desaprovação) e não na entrada!

Para quem quiser mudar de orientação, visto muitos alunos ainda jovens (entre 17 e 18 anos) ainda não possuem um projeto para uma vida inteira, é possível trancar o curso e se matricular em outra disciplina, sem ter que passar o bac novamente: você possui o bac para sempre! Mas cuidado! Essa passarela só funciona quando tem uma ligação entre as disciplinas. Quem cursou direito ou medicina deverá recomeçar do zero se quiser estudar letras. Um exemplo de passarela poderia ser o seguinte: quem cursou 6 meses de matemática pode pedir uma equivalência em economia, já que os primeiros semestres têm matérias em comum.

 

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente!  Um curso completo 100% online.

 

últimos artigos

108 comentários

  1. Olá!
    Tenho uma dúvida a respeito ao ingresso em uma universidade francesa.

    Eu moro em Paris e trabalho como Fille Au Pair já faz quase um ano e meio.
    Faço curso de francês e vou prestar o TCF agora em dezembro para tentar entrar em uma Universidade francesa no ano que vem.

    Minha dúvida é se eu tenho que passar no vestibular no Brasil primeiro pra que a Universidade me aceite.
    Falei com o Campus France e eles disseram que não se ocupam do meu caso, já que eles são direcionados pros estudates residentes no Brasil.
    Só que pra mim é inviável ir pro Brasil só pra passar no vestibular.

    Será que só o meu diploma do Ensino Médio com o histórico escolar é suficiente?

    Merci en avance!!!

    1. Os brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil devem prestar o vestibular para poder entrar no primeiro ano da faculdade na França.
      Agora, no seu caso (residentes temporária na França), você pode conversar diretamente com as faculdades em Paris, no departamento internacional ou RI. Eles vão te informar. Mas bem provável que eles pedem o vestibular como equivalência do baccalauréat. (exame de fim do ensino médio).
      Espero ter ajudado!
      Pauline

      1. Pauline também tenho uma dúvida se você puder me esclarecer, Estou estudando Tecnologia em RH e estou indo para o 2º ano , mas pretendo ir para França e queria saber se posso começar o L 2 lá ou eh melhor terminar aqui no Brasil porque ainda não sei o idioma. E se eu for sem terminar minha faculdade e demorar muito para conseguir ingressar no L2 meu histórico teria alguma data de validade tipo teria algum tempo mínimo que eu teria para ingressar?

  2. Queria saber como faço para entrar em uma universidade da França, moro no Brasil, queria muito medicina, e tem medicina em Lyon ? FRANCES – Je me demandais comment puis-je entrer dans une université en France, je vis au Brésil, a voulu la médecine beaucoup, et la médecine est à Lyon?

    1. Miguel,
      Você tem que participar de um processo seletivo (http://www.universidadesfrancesas.com.br/ingresso-numa-universidade-na-franca/), constituir um dossiê de candidatura (http://www.universidadesfrancesas.com.br/dossie-de-candidatura-para-ingressar-nas-universidades-francesas/), e comprovar seu nível de francês (http://www.universidadesfrancesas.com.br/exames-de-proficiencia-em-frances/). Agende uma orientação acadêmica no ifesp, Telefone (11) 3031-3599 I Email : contato@ifesp.com.br. I Site : http://www.ifesp.com.br, é gratuito e poderemos conversar melhor sobre seu objetivo e montar um plano de estudos.
      Até breve!
      Pauline

  3. Boa noite.
    Minha dúvida é sobre os exames.
    Eu no momento estou a completar o 12º ano num curso profissional, na qual não vou fazer qualquer tipo de exames.
    Pretendo ir para França fazer faculdade, como apenas só vou ter o 12º e nenhum exame feito, eu posso entrar a mesma fazendo na faculdade esses exames de ingresso? Não é preciso ter já qualquer tipo de exame pra entrar, certo?

    Obrigado!! :)

    1. Olá Lara,
      Para poder ingressar na faculdade na França é preciso ter o baccalauréat ou um diploma equivalente como o ENEM no Brasil. Por isso não há prova na entreda na faculdade.
      Você precisa também prestar o teste de língua TCF DAP caso você quiser ingressar numa graduação. O nível Delf B2 sendo o mínimo recomendado caso você prentenda ingressar numa pós.
      Marque uma orientação, te explicarei melhor e veremos as oportunidades de cursos e bolsas no seu caso.
      Telefone (11) 3031-3599 I Email : contato@ifesp.com.br. I Site :http://www.ifesp.com.br,
      Att.

      1. Boa tarde,

        Eu estou a pensar fazer o ensino superior em França e por isso comecei a pesquisar para saber as minhas opções e a burocracia necessária para tal. Pelo que vi pelas perguntas este site está mais direccionado para os cidadãos brasileiros mas agora a minha duvida é, eu não sou Brasileira sou Portuguesa sendo assim que opções tenho e onde posso procurar informações precisas a esse respeito.

  4. Bom dia!

    Eu no momento estou estudando A-levels(secundario) na Inglaterra, e gostaria de saber como fazer para entrar em uma faculdade Francesa. Faz alguma ideia?
    Obrigado!

    1. Bom dia!
      Para entrar numa faculdade francesa será preciso você prestar um exame chamado TCF DAP, que é o requisito de língua obrigatório. Também te recomendamos entrar em contato com instituições como Campus France e até direitamente com umas das faculdades de seu interesse.
      Pauline

  5. boa tarde, eu sou portuguesa e estou no primeiro ano da universidade em portugal, num curso de arte e design. como faço para entrar numa universidade em França? dá para pedir transferência? é preciso fazer algum exame para poder entrar? quero entrar num curso de arquitectura de interiores ou de design de interiores e de preferência, queria uma universidade em Paris. não posso ir no programa Erasmus porque a minha escola não tem acordo com nenhuma escola francesa. Mais uma dúvida, qual é a designação equivalente a uma licenciatura? é um BTS, um DSAA ou um Master? o que é um bac+2 (3,4 ou5)?
    aguardo uma rápida resposta
    muito obrigado!

    1. Boa Dia Flávia,
      Antes de tudo, como você estuda numa universidade portuguesa, ou seja, dentro da União européia, eu acho bom você olhar como funciona o sistema de equivalência e de créditos ECT, para saber das matérias para as quais você poderia pedir equivalências.
      Na França, os três primeiros anos se chamam Licence. Ou seja, você poderia pedir uma equivalência em segundo ano (L2).
      É claro o nível de francês deve ser bom, para que possa acompanhar as aulas.
      É preciso que você entre em contato com o serviço da escolaridade da escola/ universidade que de seu interesse para pedir uma demande d’admission. Eles lhe passarão todas as informações relativas aos trâmites administrativos necessários.
      Bac+ X= são o número de anos cursados após o ensino médio. Ou seja, o número de anos cursados na faculdade por exemplo.
      Para saber das escolas que poderiam corresponder à sua área de interesse, conecte-se no site campusfrance.org, onde você achará todas as informações sobre as escolas e as bolsas.
      Boa sorte!

  6. Boa tarde, eu sou franco-brasileiro e gostaria de cursar cinema na França, já entrei en contato com duas Écoles em Paris, porém eu não sei que documentos necessito que sejam equivalentes ao Bac. Já pssei no vestibular no Brasil em cinema e possuo um documento da faculdade que informa meus pontos obtidos no processo seletivo, será que isso basta? obrigado.

  7. ola boa tarde, eu sou portuguesa e fiz no ano passado um curso tecnico de contabilidade com equivalencia ao 12ano, fiz exame nacional de economia para ingressar na universidade portuguesa mas acabei por n entrar, agora que estou a viver em franca gostava de saber o que preciso de fazer para entrar na universidade 1 de rennes (em economia)… qual a media pedida pela univ. para ingresso? e quais os documentos necessarios para a candidatura e quando me devo candidatar?
    obrigada.

  8. Bom dia! Sou Brasileira e pretendo cursar Design de moda na França, acabei de me formar no ensino médio e digamos que estou completamente ”perdida”, quais seriam os passos? Já tenho um bom nível de inglês, digamos que seria um pouco mais ”fácil” aprender francês também…

    1. Olá Nati,
      Para poder ingressar no ensino superior na França, é preciso que você passe o TCF DAP (uma sessão por ano). Além disso, é preciso que você tenha um comprovante do vestibular com aceiração numa boa faculdade.
      Marque uma orientação, te explicarei melhor e veremos as oportunidades de cursos e bolsas no seu caso.
      Telefone (11) 3031-3599 Email : contato@ifesp.com.br. Site :http://www.ifesp.com.br

  9. Uma coisa que não consegui encontrar pelos blogs por aí: me formo no fim do ano em jornalismo mas gostaria de cursar cinema ou história da arte em uma universidade francesa. Ter um diploma me traz algum benefício no processo seletivo?

    1. Olá!
      Como vai?
      Ter um diploma é uma vantagem pois você poderá entrar em mestrado, o que lhe permitirá de mesclar a sua formação em jornalismo e aproveitar dela e combiná-la com as matérias do mestrado.
      Se quiser, marque uma orientação, te explicarei melhor e veremos as oportunidades de cursos e bolsas no seu caso.
      Telefone (11) 3031-3599 Email : contato@ifesp.com.br. Site :http://www.ifesp.com.br

  10. Olá.
    Estou a acabar a licenciatura em relaçoes humanas e comunicação organizacional e estou a pensar ir para frança.
    Uma licenciatra em portugal equivale a que “grau” lá?
    Eu quero tirar la o mestrado, tenho entrada direta para isso ou tenho de fazer alguma coisa?

    Cumprimentos
    Andreia Resende

  11. Olá bom dia, curso 6* semestre de direito no Brasil, e gostaria de logo quando graduado iniciar meu mestrado em uma universidade Francesa. Como é possível? E, para obtenção de bolsas?
    Atenciosamente,
    Paulo Garcia.

    1. Olá Paulo,
      Já antes da obtenção de seu diploma, você poderá iniciar o seu projeto de mestrado na França para melhor considerar todas as opções. Por isso deverá redigir um dossiê e passar uma prova de proficiência em francês. A data limite para ingressar no novo ano letivo francês (setembro) é o fim do mês de março que precede.
      A obtenção de bolsa deve ser feito junto com a preparação do dossiê.
      Se puder, venha no IFESP para conversarmos melhor obre seu projeto de estudos.
      Se você não puder vir até o IFESP, saiba que agora estamos prestando esse serviço de orientação a distância.
      Telefone (11) 3031-3599 Email : contato@ifesp.com.br. Site :http://www.ifesp.com.br

  12. Ola Pauline,

    Sou brasileiro e tenho o “Visa PACS”, ja vivo na França e gostaria de cursar faculdade de artes. Existe alguma maneira de ser admitido pela faculdade francesa sem ter que passar por uma faculdade no Brasil?
    Aguardo resposta, obrigado.

    Marcelo

    1. Olá Marcelo,
      Tudo bom?
      Se você deseja cursar uma faculdade de artes(graduação) é necessário que você apresente um exame de proficiência: o TCF DAP.
      Se você tem interesse em Master (pós-graduação) é preciso comprovar um nível mínimo de francês: o Delf B2 ou a nota 4/6 no TCF.
      Outro detalhe importante, se você quiser ingressar na graduação, é necessário apresentar um justificativo como o Enem ou o vestibular.
      Espero ter respondido às suas perguntas! Boa sorte!

  13. Olá,
    Estou partindo para morar na França, Nantes, em Janeiro de 2013 por conta do Doutorado da minha mãe. Termino esse ano o colegial e pretendo ingressar em uma universidade francesa, porém, não sei bem como. Sei que precisaria de algo como o Bac, mas só isso bastaria? Poderia fazer uma prova de vestibular para uma universidade federal aqui no Brasil, e, passando, usá-la com um “Bac”? Precisaria fazer o TCF DAP? Ou talvez, não seria mais fácil (se é possível) eu refazer os seis últimos meses do colégio em uma escola francesa e tentar conseguir um Bac mesmo?
    Obrigada desde já! E parabéns pelo site, muito interessante!

  14. Bom dia, pretendo realizar o mestrado em cinema Francês na frança, precisamente em Lyon…estou fazendo uma pós e queria saber se já posso entrar no Master 2. Gostaria de saber também se preciso solicitar a bolsa e moradia antes ou depois da aprovação na Universidade! Agradecida

  15. Ola. Eu sou um caboverdeano e vivo em cabo verde. A minha situação é a seguinte: eu tenho o delf b2 e já terminei os estudos. Eu quero fazer engenharia química em frança. Terminei o 12 ano com média de 16,5 e eu gostaria que me sugerissem 3 universidades que me aceitariam. Merci en avance.

  16. Olá, boa tarde. Eu estou a acabar o 12º em ciências em Portugal e em breve vou para França estudar. Gostarina de me formar em fisioterapia, será que me pode indicar alguma faculdade? E já agora, que requisitos são necessários? Muito obrigado

  17. bom dia
    Acabei o 12 ano e fiz exame a biologia (11) matematicaA(14) Portugues(11) quria saber se fosse possivel onde obter equivalencia e, pois pretendia ir tirar um bts a franca a questao quevtambem surge é se a equivlencia dade vai serh bac s ,es, l?

  18. Ola Pauline!
    Sou franco-brasileira. Estudei e me formei no colegial no brasil. Prestei o enem em 2010 e minha nota de corte foi relativamente boa, porém não fiz faculdade ainda.
    Estou agora me mudando para a frança no começo de 2013 e penso em fazer uma faculdade la. Fora o TCF, eu poderia usar essa minha nota de 2010 do enem para engressar numa faculdade sem fazer o BAC? ou este é realmente necessario no meu caso?
    e quando você diz “um comprovante de aceitação de um vestibular de uma boa faculdade” seriam as faculdades federais e estaduais, ou uma faculdade particular conta?

    grata!

  19. oi
    eu sou estudante portuguesa, moro em portugal e desejava muitoo ir para medicina, mas em portugal nao entro. estou prestes a acabar o meu 12º ano e gostaria de ir para o brasil fazer a faculdade. como faço? é preciso ter algum exame especifico?

    1. Boa Tarde Matilde,

      Para ingressar numa universidade no Brasil é preciso prestar um exame que se chama vestibular. Como você terá um exame de conclusão do ensino médio diferente, confira as possibilidades de equivalência entre os 2 países por serem ambos de língua portuguesa. Recomendo que leia artigos do blog Mylittlebrasil.com.br onde achará artigos relativos ao ingresso nas universidades brasileiras.

  20. boa noite, me formei em odontologia no rio de janeiro gostaria de saber se tem como fazer a equivalencia do meu diploma na frança e como é o processo. e gostaria de informação sobre o curso tecnico em protese dentaria, se é pago como faço para ingressar.
    obrigada

  21. Bom dia.
    Eu sou licenciada em Anatomia Patológica, Citologica e Tanatológica. Sou portuguesa e gostava de estudar em França. Será que tenho equivalencias? O que tenho que fazer para me candidatar?

    Obrigada.

    1. Olá Joana Faria. Conseguiste encontrar alguma informação acerca disso? Eu sou do 12ºano e estava interessada em estudar anatomia patológica, citológica e tanológica, mas não encontro nenhuma informação… Se soubesses de alguma coisa, agradecia que me respondesses. Obrigada

  22. OLÁ! ESTOU CURSANDO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO,PRESTEI VESTIBULAR E ESTOU A ESPERAR DO RESULTADO.GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA INGRESSAR NA SORBONNE, AFINAL, QUERO FAZER LETRAS-FRANÇAIS. ATUALMENTE FAÇO UM CURSO DE LINGUA FRANCESA.ESTOU NO 4ºSEMESTRE. OBRIGADO!

  23. Olá,
    Acho que lendo os comentários, já sanei algumas dúvidas. Mas, para ter certeza: Terminei o Ensino Médio no Brasil, fiz 1 semestre de Contabilidade em uma Universidade Particular em São Paulo, mas só trouxe o comprovante do término do Ensino Médio.
    Estou morando na França. É preciso que me mandem algum comprovante de que cursei 1 semestre no Brasil?

    Obrigada

  24. boas.nasci em frança,mas estou em portugal ja alguns anos,visto ainda dominar o frances,quero voltar e estudar em frança.tenho o 12ºano,e um curso profissional tirado.gostaria de saber se existe algum limite de indade para entra na faculdade em frança,visto ja ter 29 anos,sei que tenho que fazer um teste de aptidao a lingua,esse teste e feito pela embaixada de portugal? e gostaria de saber se para alem desse teste tenho que ter mais algum tipo de exame feito.aguardo uma resposta.
    obrigado

  25. Ola eu sou estudante africano da universidade da integracao internacional da lusofonia afro-brasileiro no Brasil,estou fazendo minha graduacao em ciencias humanas mas,gostaria de fazer o meu mestrado numa das universidades publicas francesas qual seria o criterio?

  26. Olá!
    eu sou brasileiro e terminei meu ensino médio em 2012 e to indo mora na França, e gostaria de saber como faço para entrar em uma faculdade lá. E quais documentos são necessários e se preciso passar no vestibular aqui do Brasil.
    Espero a resposta. Obrigado!

  27. Ola, passei no vestibular de publicidade aqui no Brasil, mas gostaria de cursar cinema em paris, para tanto, eu preciso ter passado no vestibular de cinema ou eu posso apresentar o comprovante de que passei para publicidade, para assim cobrir o BAC? e para me candidatar a uma faculdade particular, a esec, eu so posso fazer isso pelo intermedio do campus france ou posso fazer direto com a faculdade?

  28. Olá ! Eu sou Caboverdiana e resido na Suíça. Fiz licenciatura em cabo verde, e agostaria de fazer mestrado numa universidade francesa. Por isso gostaria de saber o que é necessário para que eu possa ser aceite numa universidade em França. Por favor me ajude. Obrigado

  29. Olá Pauline, sou estudante de moda em uma universidade federal aqui no Brasil, estou entrando no 2º ano do meu curso (que tem duração de 4 anos). Gostaria muito de estudar numa universidade francesa, gostaria de saber o que devo fazer? Ainda não falo francês, começarei um curso em breve. Pensei em 2 opções, mas preciso obter informações. Se atingir um nivel intermediario no francês até ano que vem, ainda consigo entrar numa graduação em Moda francesa? Ou se concluir meu curso aqui no Brasil o próximo passo já seria o mestrado? Ficarei imensamente agradecida por sua resposta. Obrigada!

    1. Terminando seu bacharelado aqui no Brasil, você pode se candidatar ao Master 2. Tem que enviar um dossiê de candidatura e um comprovante de nível intermediário/avançado no exame de proficiência em francês. Se quiser marcar uma orientação personalizada entre em contato com o IFESP: contato@ifesp.com.br ou 11 3031-3599.

  30. ola . sou portuguesa e frequento atualmente o 1º ano do curso de direito na faculdade de direito da universidade do porto. contudo gostava de ir viver pra frança e continuar lá o meu curso. no entanto , as minhas bases na língua francesa são fraquinha. existe alguma faculdade de direito cuja língua seja portuguesa»? caso não haja que tenho de fazer para ingressar numa faculdade em frança? se tiver de fazer algum exame , esse é feito em frança ou em Portugal? onde me poderei informar a respeito disto? aguardo resposta o mais rápido possível.

    1. Olá Filipa, Vai ser muito difícil achar uma formação portuguesa.Talvez seja possível achar uma formação franco-portuguesa mas na área de língua, letras.

  31. Pauline,
    Meu filho esta cursando o primeiro periodo de administracao no IBMEC-RJ agora e nao fala frances, mas fala ingles, e eu tenho a possibilidade de me mudar para Paris no meio do ano com a minha familia, inclusive ele.
    Ele tem possibilidade de conseguir transferencia para uma faculdade em Paris? Ele teria que estudar Frances primeiro? Ou existem cursos em Ingles?

    Obrigado.
    Paulo.

    1. Olá Paulo, tem que verificar se a IBMEC do Rio tem parceira com universidades francesas (cooperação universitária).
      No caso de uma candidatura individual, ele teria que trancar e ingressar numa universidade francesa. Mas a universidade vai avaliar em qual ano ou semestre pode ingressar. Temos um serviço de orientação a distancia, seria interessante ele marcar para tirar as duvidas e pensar em vários planos de estudos.
      Por favor entrar em contato com o IFESP 11 3031-3599 ou contato@ifesp.com.br

  32. Olá sou brasileiro e curso administração na FGV de São Paulo.
    Gostaria de saber qual é o processo que se tem que fazer para ingressar na Parsons, pois após concluir minha graduação em administração queria fazer outra faculdade voltada a moda.
    Tenho um bom nível de francês. E minha faculdade é reconhecida como a melhor da América Latina no curso de administração, isso poderá me ajudar na hora de entrar na Parsons? Ou porque são áreas muito diferentes terei que fazer outro vestibular voltado a moda no Brasil?
    Agradeço desde já!

    1. Olá Luccas,
      Você tem uma boa formação numa escola de renome, já fala francês e provavelmente inglês. Você poderia fazer uma pós-graduação em business da moda. Se você quiser fazer um curso de criação neste caso sim teria que retomar do primeiro ano.
      Seria interessante você marcar uma orientação acadêmica no IFESP para tirar mais duvidas e montar seu plano de estudos. E gratuito!
      11 3031-3599 ou contato@ifesp.com.br

  33. Olá.

    Tenho 17 anos, acabei o ensino médio em 2012 e desde fevereiro deste ano moro na França. Bom, vamos lá.. Eu vou cursar medicina em Paris, e soube do “primeiro ano comum aos estudos de saúde”, onde estrangeiros que queiram cursar medicina/ odontologia/ farmácia/ sage-femme, entram. Para conseguir entrar na faculdade, é necessário uma aprovação em um vestibular no Brasil. Me informei que com o vestibular de famácia/ odontologia eu poderei entrar em uma faculdade francesa, pois depois do primeiro ano comum à saúde, existe um concurso, e aí sim você é selecionado para medicina, farmácia, etc, conforme a sua escolha.. Então, eu tenho 5 aprovações de vestibulares brasileiros em farmácia e odontologia, sendo dois deles vindos das universidades federais de Pernambuco e Amazonas. Mas nenhuma em medicina. A questão é: com essas 5 aprovações, sem ter medicina, serei aceita no primeiro ano comum aos estudos de saúde? O fato de eu ter duas que são universidades federais melhora a minha situação? Desde já, o meu muito obrigado!

  34. Hola moro na França tenho filhos e atualmente eu gostaria de voltar estudar, ja moro fora do Brasil há mais dec10 anos fiz muitos cursos de formaçäo profissional tenho dupla nacionalidade española e Brasileira, falo e escrevo 5 idiomas só que sai do Brasil muito nova e la eu fiz ate 9 ano do ensino fundamental eu acho antiga 8 série e estou perdida näo sei em que Curso Devo entrar aqui na França e se Devo convalidar os estudos da espanha aqui na França. Se aluguem puder me ajudar agradeço… Agora estou mais tranquila meus filhos estudam e eu posso voltar estudar tenho 33 anos… Muito obrigado!

    1. Olá Anne, Você quer ajuda em qual sentido? Se for para validar seus diplomas, você tem que contatar uma universidade publica e iniciar o processo de validação de diploma.

  35. Olá, eu sou formada em direito, na verdade advogada, digo isso pois vi alguns comentários de que é nécessário aprovação em vestibular para entrar nas universidades francesas. Atualmente gostaria de ir cursar moda na França, o que eu preciso fazer? Qual o nível de francês exigido? Desde já muito obrigada! Abraços.

    1. Olá Karol,
      Depende do curso que quer fazer na área de Moda. Curso de curta ou longa duração.
      Se for um diploma universitário na França, a principio precisaria de o vestibular nesta área no Brasil.
      Nível de francês exigido: intermediário. Se quiser preparar seu projetos de estudos com nosso apoio, entre em contato para marcar uma orientação acadêmica.
      contato@ifesp.com.br

  36. Leona 17/05/13
    Ola
    Estou em Paris a 3 anos, agora me dispertou a vontade de fazer um curso de frances, gostaria de saber como ingressar na Campus France.
    Obrigada

  37. Olá, bom dia!
    Gostaria de tira uma dúvida!!!

    Sou francesa mas moro no brasil! Vou me formar em Administração de Empresas por aqui mesmo e gostaria de saber como funciona o MBA na França, se é pago, e o que eu preciso para ingressar !!! Pelo que eu saiba os estudantes franceses têm alguns incentivos do governo. Sabe me dizer quais são eles??

    OBS : Tenho 21 anos e vou me formar este anos!!

    1. Anais, o MBA geralmente é pago (áreas de administração, economia, formações em inglês). O Master nas universidades publicas geralmente custa 400 euros. O processo seletivo é o mesmo para os 2: dossiê de candidatura e as vezes entrevista. Estudantes estrangeiros têm mais vantagens em termo de bolsas de estudos.

  38. Olá. Sou portuguesa e sou aluna do 12º ano. Queria estudar anatomia patológica, citológica e tanológica ou apenas anatomia patológica em frança. Sei que existe uma especialidade em anatomia patológica para quem ingressa em medicina. Mas existe outra forma sem ser ir para medicina?

  39. Ola, Pauline! Sou portuguesa, licenciada em psicologia, pos-graduada em psicologia escolar e mestre em psicologia da educacao. Estou a pensar emigrar para Franca. Onde me devo dirigir para homolgar os meus certificados? Quais os requesitos para trabalhar na area de psicologia escolar em franca? Obrigada. Atentamente, olga

  40. Boa Tarde,
    Se eu tiver o BAC, ainda me é necessário ter um diploma TCF para entrar na universidade, ou só o BAC ja conta para comprovar minha fluência na lingua?

  41. Ola Pauline,

    tenho uma grande dúvida: quero ser aupair na França mas tambem continuar meus estudos, estou no segundo ano de cinema e começaria o L3, mas nao sei se o programa aupair aceita que eu faça uma faculdade. Você sabe onde consigo esta informação? Muito obrigada!

  42. Olá, tudo bem ?
    Bom, gostaria que pudesse me informar a respeito de como faço para conseguir uma bolsa de estudo em Astronomia em universidade francesa. Eu estudo na Universidade Federal do Amazonas, Curso Bacharel em Física, mas meu objetivo sempre foi estudar Astronomia…
    E gostaria de mais informações a respeito do “Bac”, de como ele funciona ou como posso realizá-lo, enfim. E de como posso utilizar a minha nota de vestibular para ingressar em uma faculdade da França (farei o ENEM novamente esse ano para aumentar minha nota).
    Ficarei grato se puderem ajudar-me com essas informações. Desde já agradeço a gentileza.
    Aguardo a resposta.

    1. Olá Deine,

      o BAC é o equivalente do Vestibular/ ENEM na França. Os alunos franceses passam essa prova no último ano do ensino médio. É por isso que precisa do vestibular para poder ingressar numa graduação na França. Quanto às bolsas, depende do nível de estudo e da idade. Nesse link, poderá encontrar mais informações: http://www.universidadesfrancesas.com.br/bolsas-de-estudos-para-mestrado-e-doutorado-concedidas-pelas-regioes-francesas/

  43. Olá estou concluindo minha graduação em Artes visuais na UNIFAP universidade federal do Amapá. Gostaria de estudar moda em paris. Tenho uma prima q mora lá e minha mãe mora em outra cidade na França. Como faço p estudar lá?

  44. Olá!
    Sou Portuguesa e terminei 12ºano de escolaridade no presente ano 2013,e
    vou mora em frança gostaria de saber como é são as faculdades de Desporto de lá, quais são os documentos necessários e queria saber como faço para obter bolsa.
    Obrigada. Espero pela resposta

    1. Olá Sara, em todas as grandes cidades da França, tem universidades publicas com cursos de educação física. Elas são publicas portanto bem baratas (200 euros por ano).

  45. Olá,
    meu noivo recebeu uma proposta de doutorado na França, e eu acabei de passar no vestibular aqui no Brasil. Será que consigo uma transferência ou algo assim?? Quais opções eu tenho, não quero trancar o meu curso.

  46. Estou morando na França a um mês e esteou fazendo curso de francês na Sorbonne. Caso eu pretenda fazer uma faculdade aqui além do exame de nível de francês que eu terei que fazer eles exigem alguma média exata do ENEM?

  47. Boa Noite moro no brasil e sou formada em Estética gostaria de fazer medicina em Portugal. O que teria que fazer para ingressar na faculdade.

  48. Olá, boa tarde
    Tenho algumas Dúvidas sobre as equivalências e programas na frança, estou a frequentar um curso profissional de nivel secundário de técnico de comércio, tem duração de 3anos e neste momento me encontro no 2ºano do meu curso, ou seja 11ºano, neste ano o meu pai quer ir a frança por motivos pessoais e claro vou com ele, e a minha maior dúvida é que será que posso acabar o meu curso na frança no mesmo curso, ou seja completar o meu último ano de curso?
    eu falo francês, pois como sou de origem marroquina mas tenho a nacionalidade portuguesa.
    E tambem tenho duas irmãs sao umas das melhores alunas nas suas escolas, uma esta no 8º e outra no 6ºano. e será que elas podem continuar os seus estudos sem problemas ou fazer alguns exames?
    Obrigada.

    1. Olá Fátima, Vocês podem terminar o ensino médio na França sim. Precisa apresentar o histórico escolar. Pode entrar diretamente em contato com a escola.

  49. Ola boa tarde.
    Tenho uma questão para resolver! Eu acabei o 12ºano numa escola profissional. E neste momento estou a pensar ir para frança tirar um BTS. É preciso fazer algum exame nacional? Se sim qual disciplina?
    Muito obrigado.

  50. GOstaria de saber o nome de tres faculdades de Odontologia em Paris pois so conheço uma e preciso ter 3 opçoes??
    Alguem ai sabe me informar???

  51. Se possuo um curso tecnico de graduacao em moda no Brasil, é possivel aproveitar esse tempo de estudo a fim de obter um bacharelado em moda na França?

  52. Olá, boa tarde
    Gostaria de saber se há universidade pública na França, se aceita o ENEM ou se eu teria que fazer o bac? Procurei em alguns sites mas só encontrei particulares até agora e eu não tenho condições de bancar. Além de que muitas das que vi só tinham mestrado e pediam um diploma enquanto eu só concluí o ensino médio.
    Poderia me esclarecer?

    Obrigada.

    1. Olá! Para ingressar no primeiro ano da graduação seria necessário fazer o vestibular na área que deseja cursar na França. Isso pode ser para uma universidade pública ou particular.

  53. Olá, boa noite

    Tenho família que mora na frança, e estou tirando minha cidadania italiana esse ano. Gostaria de fazer faculdade lá, porem ainda não prestei vestibular. Gostaria de saber se é possível fazer o bac mesmo não sendo francês, ou se, por ser cidadão europeu, tenho direito a fazer o bac? Se não, posso usar a nota do enem?

    Obrigado pela atenção.

  54. Olá, Boa Noite

    Depois de fazer o Enem com que nota eu passo para a universidade francesa, como eu posso me matricular nessa universidade, quanto tempo eu tenho para ir para a França e qual é o nível de francês aceitável?

    Obrigado, seu site esta ajudando muito.

    1. Olá Ivin, para ingressar nos 2 primeiros anos numa universidade francesa, é necesário fazer o TCF DAP para comprovar seu nível de francês.

  55. Ola Bom dia, eu vivo em portugal, e estou a pensar ir viver para frança este ano. so que vou sair daqui com o 12º ano incompleto (Línguas e Humanidades)
    e queria saber se posso prosseguir com os meus estudos aí mesmo não tendo o 12º ano feito ?

    1. Olá Diana, Seu projeto seria de cursar uma universidade na França? Para ingressar no primeiro ano é necessário ter o ensino médio completo.

  56. Gostaria de saber se existe limite de idade para se inscrever em um Master2 em universidade pública na França; se esta inscrição pode ser feita sem o intermédio de uma universidade brasileira, já que me formei ha alguns anos; quais os documentos, periodo de inscrição e nível da lingua; e se é possível se inscrever no curso, mas antes, pela própria universidade, fazer um curso intensivo de francês. Obrigada.

    1. Olá, não há limite de idade para se inscrever num M2 na França. Se for uma candidatura individual não precisa passar por uma universidade francesa, mas sim pelo Campus France. O nível de língua é no mínimo um equivalente ao Delf B2. Se quiser poderia agendar uma orientação com o IFESP: +55 11 3031 3599 ou +55 11 2308-7837 ou pelo e-mail: contato@ifesp.com.br.

    2. Olá! Não há limite para se candidatar a um Master 2. Se estiver cursando uma pós numa universidade brasileira, deverá ver com ela os convênios, mas é também possível fazer uma candidatura individual.Se quiser poderia agendar uma orientação com o IFESP: +55 11 3031 3599 ou +55 11 2308-7837 ou pelo e-mail: contato@ifesp.com.br.

  57. Oi Pauline! Estou indo para a Europa agora com meu namorado. Passei no ENEM pra UFF em Hotelaria ( curso tecnólogo) , mas não sei se necessariamente quero fazer hotelaria na frança. Posso fazer outro curso mesmo apresentando o certificado de que passei para hotelaria? OBS.: Também sou cidadã francesa. Obrigada.

  58. Ola,

    para quem cursa faculdade no Brasil
    é possível fazer intercâmbio de um semestre
    em uma universidade francesa, cursando
    materias afins com a grade do curso brasileiro ?
    Obrigado

  59. Olá. Fiz um ano de faculdade no brasil mas gostaria de transferir para paris onde resido atualmente… como devo proceder, pois nao entendo muito bem o sistma de creditos frances. obrigada

    1. Olá, Tem que passar pelo Campus France. Mas primeiro tem que avaliar se vale a pena tentar validar os créditos e continuar lá (muitas vezes, o conteúdo programático é diferente e nesse caso não vai validar muita coisa) ou terminar a graduação aqui e depois fazer a pós lá. Aconselho você marcar uma orientação com o IFESP.

Deixe uma resposta