Estudos em Arquitetura e Urbanismo na França

Hoje em dia, estudar arquitetura significa um curso que abrange uma vasta proposta de diplomas ao encontro das correntes políticas e ecológicas assim como do desenvolvimento tecnológico, daí a presença cada vez mais forte do desenvolvimento sustentável nos programas das demais escolas.

Na França estuda-se arquitetura em escolas, que muitas vezes são privadas, no entanto existe um sistema de parceria com as universidades públicas. Atualmente são 22 escolas entre as quais 20 dependem do ministério da Cultura (6 em Paris, 14 no resto da França).  Mais duas se encontram em Strasbourg: l’INSA, escola de engenharia e arquitetura, e uma em Paris, a École spéciale d’architecture (ESA) que é privada e permite especializar-se em paisagismo, urbanismo, monumentos históricos.

A organização do curso: desde 2006 o curso divide-se em três ciclos nomeados LMD: a Licence (3 anos), o Mestrado (2 anos) e o Doutorado que também pode ser substituído por um Master especializado.

Na França, o curso de arquitetura proporciona a possibilidade de obter o título de arquiteto e lhe permitirá construir um prédio sob seu próprio nome, a fim de se tornar autor e conceber projetos arquiteturais. Por isso existem cursos especializados. Primeiramente é preciso avisar que se trata de um curso bastante seletivo e cuja perspectiva de trabalho no entanto ainda fica reduzida. Por isso primeiramente convém se informar sobre as especializações ofertadas e ver que o recrutamento se faz geralmente no nível do Mestrado, tendo uma preferência para com os perfis científicos, sem destacar categoricamente os outros mais voltados para as ciências humanas.

Outras escolas como L’école d’architecture de Paris-La Villette propõe uma especialização no terceiro ano que abrange a arquitetura e o desenvolvimento sustentável, assim como L’école d’architecture de Toulouse . A escola de Architecture de Belleville se ancora nos estudos dos riscos em parceria com as escolas de Bordeaux, Lyon, Marseille, Montpellier e Paris Val-de-Seine. Cada uma permite uma especialização em função do interesse do candidato.

As formações paralelas, que são voltadas ao urbanismo e arquitetura por meio de programas especializados, assim escolas a priori não voltadas à arquitetura, propõem, no entanto, formações que incluem o urbanismo, como o Master Urbanismo na Sciences Po de Paris.

O ingresso no curso pode ser direto ou paralelo, existem processos de admissão para os estudantes estrangeiros. Para isso é necessário fazer um pedido de admissão via um formulário estabelecido pelo ministério encarregado (http://www.archi.fr/ECOLES/). O estudante terá um prazo para depositar o dossiê e se preciso pedir um visto de estudante. Não existe um sistema de equivalência, ou seja, só a escola decidirá da admissão e do ano de ingresso, apesar disso ter sido facilitado pela adoção do sistema LMD.

Agora, é possível construir em vários continentes!

Para mais informações, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada. É gratuito!

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.