O que é preciso para estudar Relações Internacionais na França

Publicado em: 13 de agosto de 2015

Quais seriam os laços entre a França e as Relações Internacionais? Múltiplos!

Começaremos pela língua: o francês.  Desde o século XI o francês se tornou uma língua falada nas cortes reais europeias, considerada como uma língua ‘‘franca’’. Hoje, o francês se desenvolveu progressivamente como a língua mundial dos intercâmbios e, especificamente dos debates e decisões políticas para se tornar a língua da diplomacia mundial.

Internacionalmente, notemos que a sede da UNESCO se encontra em Paris. E mais um fato, o escritor brasileiro, José Pereira da Graça Aranha serviu como diplomata na França.

Na França, os cursos nesta área são abundantes e de alta qualidade. Indicaremos aqui alguns dos mais renomados que mostram sua variedade de opções.

Estudar Relações Internacionais nas Escolas de Ciências Políticas francesas

No ano passado, a  Sciences Po de Paris lançou sua nova Escola de Relações Internacionais, dentro da qual há 6 Pós-graduações:

• Segurança internacional
  • Política Econômica Internacional
  • Management Público Internacional
  • Meio Ambiente, Desenvolvimento sustentável e riscos
  • International project finance
  • Ciências  políticas do meio Ambiente (cooperação com a Universidade Paris VI)

A Sciences Po de Toulouse tem uma Pós-graduação em Geopolítica e Relações Internacionais e a Sciences Po de Renne oferece uma Pós em História e Relações Internacionais e Interculturais.

Estudar Relações Internacionais nas Universidades Francesas

• A Universidade Paris II Panthéon-Assas propõe uma Pós-graduação (Mestrado ou Especialização) em Relações Internacionais.
  • Ainda em Paris, a Universidade Paris I Sorbonne oferece uma Pós-graduação em Relações Internacionais e Ação Internacional.
  • Na Universidade Paris IV, junto ao departamento de História, você pode fazer uma Pós-graduação em História, especialidade Relações Internacionais.
  • É oferecida na Universidade de Estrasburgo, uma Pós-graduação em Relações Internacionais.
  • Em Lyon, na Universidade Lyon 3, há uma Pós-graduação profissionalizante em Ciências Políticas, especialidade: Relações Internacionais.

Para concluir, lembraremos que é possível ingressar numa Pós-graduação profissionalizante na Escola Normal Superior de Paris (ENS Paris) e numa Pós-graduação de Geografia focada na Geopolítica.

Estudar Relações Internacionais na França faz a diferença!

Venha conhecer os cursos de alta qualidade oferecidos na França em Relações Internacionais e fazer uma imersão num país que faz parte do Conselho de Segurança da ONU e pertence à maior união de países: a União Europeia.

Hoje, o francês é uma das duas línguas de trabalho da ONU e é uma língua de trabalho na maioria das 180 Organizações Internacionais espalhados pelo mundo. Dos 170.000 funcionários internacionais, 10% são franceses. Isso pode se explicar pelo fato que a França oferece muitas opções de cursos nas suas Universidades e Escolas especificamente voltados à formação de funcionários internacionais.

Não sabe por onde começar? Venha ao IFESP!

estudar relações Internacionais françaestudar relações Internacionais françaestudar relações Internacionais frança

18 comentários

1. Tenho interesse nas opções de pos-graduação, na área de dirieto e relações internacionais. Solicito informações mais detalhadas e a esplanação de sua proposta, com contornos exatos e custos.
    Att.
    Rogerio Silva

2. Tenho interesse em realizar uma pós-graduação em Relações internacionais ou em história da Arte. Gostaria de saber quais os pré-requisitos além da língua, ou seja, qual o caminho devo percorrer para conseguir me matricular em um curso de mru interesse.

1. Olá,
      Para cursar uma pós na França, é preciso que comprove no mínimo 4 anos de estudos ou seja, que tenha obtido com sucesso a sua graduação.
      Também é preciso que você defina o seu projeto de estudos, já que dependo de sua escolha (de matéria e de instituição de ensino) o caminho e as inscrições não são similares.
      Marque uma orientação, te explicarei melhor e veremos as oportunidades de cursos e bolsas no seu caso.
      Telefone (11) 3031-3599 I Email : [email protected]. I Site :http://www.ifesp.com.br
      Att,

3. Ola,

Pretendo fazer um intercambio academico para uma universidade francesa. Porem, minha universidade (UFSC) nao possui parceria com a Sciences Po de Paris. Sabe se ha alguma possibilidade de estudar la mesmo assim? Pelo que vi no site da instituicao francesa, e necessario ser aluno de umas das 350 instituicoes parceiras deles para poder fazer o programme d’echange.

Obrigado

4. Oi,eu pretendo fazer uma pós-graduação na frança em desenvolvimento sustentável ou meio-ambiente.Vc poderia me passar melhores informações?

5. Olá,
    Gostaria de informações a respeito de master professionnel em comércio exterior. Quais são as universidades públicas e privadas que oferecem o curso, quais são as melhores, o custo e tudo o mais que possa ser útil.
    Obrigado.

6. Olá,

achei ótima a matéria! de fato a França tem estado presente desde o começo das RI.
    ótimo saber quais são as faculdades que tem opções para mestrados em RI !!

7. Ola gostaria de fazer uma graduação em relacoes internacionais. Existe o curso em alguma universidade francesa? Qual? Tem bolsas de estudo disponíveis? Obrigada

8. Olá sou formado em relações internacionais e gostaria de fazer pós graduação em Politica Econômica internacional.Não falo francês ainda.O que preciso fazer para conseguir uma bolsa?

1. Olá Luiz Renato, para se candidatar a uma bolsa, é necessário entrar em contato com o responsável do Master de seu interesse. Um bom nível de francês pode ser um requisito também.