Estudar na Universidade Francesa Sorbonne Nouvelle Paris 3

Publicado em: 5 de Janeiro de 2018
As formações em Ciências Humanas da Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle

Criada em 1970, a Universidade Paris 3 adotou em 1971 o nome de “Sorbonne Nouvelle”, que lembra a sua ligação histórica com o bairro “Quartier Latin” e sua vocação em inovar no ensino superior e na pesquisa universitária.

Paris 3 conta hoje com um pouco mais de 18.000 estudantes , sendo 5.100 estudantes estrangeiros. A equipe pedagógica conta com 630 professores pesquisadores e 451 funcionários administrativos e de bibliotecas.

Principais opções

Entre as principais formações oferecidas pela Universidade Paris 3 destacam-se as seguintes disciplinas:

• Artes do Espetáculo (cinema e audiovisual, teatro).

• Informação, comunicação e mediação cultural.

• Ciências da linguagem, didática das línguas (inclusive Francês como língua estrangeira).

• Línguas: línguas e civilizações estrangeiras (alemão, inglês, português, italiano, romeno e árabe).

• Letras (literatura francesa, literatura comparada).

• Ciências humanas e sociais (estudos europeus, estudos latino-americanos).

Paris 3 garante uma parte desses ensinos em formação presencial e a distância.

Paris 3 tem como ambição continuar uma verdadeira política científica no âmbito da pesquisa. Sua reputação está fundamentada sobre a excelência. O número expressivo de doutorandos estrangeiros na Paris 3 (46%) só confirma a atração pelas suas formações de pesquisa.

Paris 3 dispõe de 6 escolas doutorais e de 37 unidades de pesquisa.

150 teses e 18 habilitações para dirigir pesquisas foram defendidas em 2005.

53 colóquios, 44 deles internacionais, foram organizados.

Pontos fortes

A Unidade de Formação e Pesquisa em Didática do Francês Língua Estrangeira (UFR DFLE) acolhe estudantes estrangeiros que desejam aprender o francês ou aperfeiçoar seus conhecimentos nessa língua, ou que desejam se formar em didática do Francês como Língua Estrangeira.

O ILPGA (Instituto de Linguística e Fonética Geral e Aplicada) se consagra ao ensino e à pesquisa no domínio geral da linguagem e das línguas (linguística e fonética).

As UFR de Estudos cinematográficos e de Estudos teatrais são os mais importantes da França, como 1.300 estudantes cada uma.

Custos?

O preço da inscrição é o mesmo de uma pós-graduação em outras formações em qualquer universidade pública, ou seja, cerca de 300 euros.

Você gostaria de ter mais informações? Então entre em contato para agendar uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no IFESP. Agora é possível realizar sua orientação acadêmica e montar seu dossiê de candidatura a distância!

No IFESP ajudamos os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

Contate-nos pelos telefones: +55 11 3031 3599, +55 11 2308-7837 ou pelo e-mail: [email protected]

Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

2 comentários

1. Olá, gostaria de saber como devo proceder para realizar o meu sonho de estudar o idioma francês na própria França quando eu não tenho nenhuma condição financeira?

Obrigada

1. Olá Cristiane, existem algumas alternativas para quem não tem muitas condições financeiras para se manter na França. Uma delas, seria trabalhar como Au-Pair e com isso, conseguir no tempo livre do trabalho, estudar o idioma. Podemos também, pensar em outras possibilidades dentro do seu orçamento, mas para isso precisamos conhecer melhor seu projeto. Agende uma orientação acadêmica conosco para que possamos conversar melhor e te auxiliar.