Estudar Gastronomia e Hotelaria na França

Estudar Gastronomia e Hotelaria na França

Recruta-se para hotelaria e restaurantes! Na França, os profissionais estimam a necessidade em recrutar 60.000 novos funcionários, todo ano, para substituir as saídas ou mesmo para acompanhar o crescimento da atividade. As funções operacionais de administração ou de gestão estão recrutando. Além de especialistas de turismo, os empregadores procuram diplomados de escolas de comércio, principalmente para a gestão dos recursos humanos e diplomados de escolas de gastronomia.

Esse setor é o quarto empregador privado da França. Os cargos são muito evolutivos e permitem a partida para o exterior, mais particularmente no setor da hotelaria.

Diversos estabelecimentos privados especializados, às vezes renomados, como as “escolas hoteleiras” preparam para essas profissões. Na faculdade, as pós-graduações profissionais formam os executivos da gestão hoteleira. Um último caminho possível: uma escola de comércio ou uma pós-graduação em gestão.

As universidades proporcionam bem mais formações para o turismo do que para os setores de hotelaria e restaurantes. Uma dezena de mestrados profissionais, em toda a França, permite o acesso a cargos executivos. Eles são acessíveis, segundo as universidades, após um curso de economia-gestão, de línguas ou de geografia. Citamos, por exemplo, o Master de Lyon 3 (management internacional de hotéis e restaurantes) ou o de Nice (gestão turística e hoteleira).

Certas escolas recrutam logo após o diploma do ensino médio, para de 6 meses a 3 anos de estudos, como a escola de cozinha Ferrandi, que depende da Câmara de Comércio e da Indústria de Paris ou a AIM (Academia Internacional de Gestão), escola privada parisiense. Outras recrutam durante o segundo ano da faculdade e oferecem uma formação em 1, 2 ou 3 anos. A Escola Superior Internacional de Savignac (CCI da Dordogne), Instituto Vatel (privado), o Instituto Paul-Bocuse ou a Escola Lenôtre gozam de uma excelente reputação.
Por fim, o MBA de gestão em hotelaria internacional do IMHI é igualmente muito procurado pelos recrutadores.

Luxo e rede de restaurantes: o grande boom!

Primeiro destino turístico do mundo, a França possui uma densa rede hoteleira, mas concentrada: as dez maiores empresas realizam dois terços do faturamento global do setor. Os hotéis de luxo, bem como as cadeias hoteleiras, mostram os melhores resultados. Os estabelecimentos de luxo estão empenhados em uma corrida para a renovação. Os restaurantes tradicionais (60% dos estabelecimentos do Hexágono) veem uma baixa de frequência, em benefício dos restaurantes de comida rápida (fast food) e das cadeias comerciais (Bistrot romain, Hippopotamus, etc.).

Para mais informações, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada. É gratuito!

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

 

16 Comments

  1. Sou formado em gastronomia na Universidade Evangélica de Anápolis. Tenho desejo de fazer uma pós na França, no entanto necessito de bolsa para isto. Estou disposto prestar serviço ou trabalhar part-time para compensar os estudos. Gostaria de saber se poderiam me orientar neste sentido, atenciosamente. Roberto.

  2. Obrigado Pauline pela a gentileza, vou continuar tentando através dos contatos, tudo de bom, obrigado.

  3. Sou formado em tecnico de gastronomia queria fazer a faculdade na frança, tenhu parentes que dariam hospedagem para mim, gostaria de saber como funciona e oque preciso fazer para conseguir, tambem estou disposto a trabalhar para conseguir.

  4. Estou fazendo Grad. Tec. de Gastronomia e quero fazer Pós – Graduação na França, quero indicações de escolas e mais inf.
    Obrigada

  5. eu estou terminando o curso de gastronomia gostaria de fazer a minha apos na frança como eu faço posso trabalha na frança ja aqui no brasil ja trabalhei em 4 hotel tenho qualzer 8 anso area de gastronomia esse eu consegui ia ser muito bom pra o meu curriculo aqui no brasil

  6. estou cursando gastronomia na universidade de Cuiabá- UNIC , ano q vem eu termino e quero muito fazer uma pós na frança , mas para isto necessito de bolsa para fazer essa pós … se puder me ajudar ou me passar dicas ficarei muito grato !!

    • Olá João, Na área de gastronomia é muito difícil obter um bolsa de estudos. No entanto, o investimento vale muito a pena pq o retorno é muito grande, Vi e segui vários casos de estudantes voltando com um diploma de uma escola de gastronomia francesa com oportunidades de carreira incríveis. Pode fazer um curso de curta duração 6 meses por exemplo. No site indicamos nomes de escolas.

  7. Olá, gostaria de cursar gastronomia na França ( graduação) porém gostaria de saber se há o curso em universidades publicas, e se tiver você teria como me indicar as melhores universidade? E tenho mais um duvida, eu tenho que me aplicar nas universidades primeiro de depois no Campus France ou primeiro eu faço meu dossiê no Campus France e somente depois eu me aplico na universidade? Obrigado.

  8. Bom dia, pretendo entrar no curso de gastronomia aqui no Brasil, mas se for possível já poderia ingressa em um curso de gastronomia ai na frança, direto, porém vejo que TODAS AS ESCOLAS DE GASTRONOMIA SÃO PRIVADAS e os cursos são caríssimos, tipo 17.000 EUROS ano, eu não tenho a mínima condição de pagar esse valor. Então meu pensamento seria fazer um curso de francês por 1 ano ai na frança , depois ingressar em uma faculdade de GASTRONOMIA, mas sem pagar, existe essa possibilidade ? ou realmente todas as escolas de gastronomia são pagas ? quais são as minhas possibilidades de começar um curso de gastronomia já estando na frança.

    Outra questão é, terminando meu curso de gastronomia aqui no brasil, quais as opções de ESTUDO, o que eu posso fazer ai na frança quanto a PÓS , cursos e etc ? e o procedimento funciona como o DAP blanc ?

    • Olá Fabyano, infelizmente nessa area de estudos os cursos são pagos. Algumas opções são mais baratas. Mas tem que considerar que é um investimento para sua carreira no Brasil porque quem tem um diploma da França em gastronomia faz toda a diferença.

  9. Boa tarde, me chamo Rodrigo, tenho 22 anos, falo 7 idiomas além do português e sou graduado em história e geografia, meu sonho sempre foi ser chef de cozinha mas no SENAC o curso custa R$ 2225,00 ao mês. Como não tenho condições de pagar tal valor, me deram a ideia de tentar uma bolsa na França, considerando que falo francês e já dei aula. Seria possível conseguir bolsa integral, estadia, visto e todos os trâmites para morar e estudar gastronomia na França?
    Abraços

    Rodrigo

  10. Olá, boa noite! Você sabe me informar se existe alguma universidade publica de hotelaria na França? Se sim qual seria? E se não, qual a media dos valores de mensalidade? Obrigado.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta