Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Faculdades com cursos de engenharia aeronáutica na França

aeronaotique

Quando falamos em aeronáutica e na relação França/Brasil, falamos de um dos relacionamentos mais óbvios de nossas grandes aventuras culturais e intelectuais. Com um pai francês e uma mãe brasileira, a ambivalência cultural de Alberto Santos Dumont é o perfeito exemplo desse relacionamento. Ele chegou a produzir as suas inovações técnicas na França.

Com tamanha herança, nossos países estão mais que ligados. Note que os dois países são considerados como gigantes do domínio da aviação no patamar mundial. No Brasil com a empresa Embraer e na França com a implantação do consórcio europeu da aviação Airbus, a empresa Dassault-Breguet. A França possui o segundo lugar no mercado da aviação no que diz respeito ao volume de negócios.

É por isso que estudar na França, quando há interesse nessa disciplina, parece uma opção que remete à tradição e à história, e que também marca a vontade de se inscrever dentro de um quadro econômico e tecnicamente comprovado.

Assim, daremos dicas de universidades e escolas que o prepararão da melhor forma para este ramo altamente técnico e que se relaciona com o futuro do mundo, já que as inovações, a redução das distâncias e o desenvolvimento sustentável estão no centro das preocupações.

Além disso, não podemos nos esquecer do lugar cada vez mais importante que o Brasil ocupa na ONU e o aumento da sua potência militar, que inclui a aeronáutica.

De fato a aeronáutica é a ciência que desenvolve, aprimora e organiza as técnicas de construção aérea. Por isso falamos tanto do setor privado/civil quanto do setor militar.

Quando se fala em formação aeronáutica na França pensamos em várias escolas, como a Escola Nacional de Aviação Civil (ENAC) que oferece pós-graduação especializada em:

  • Aviation and Air Traffic Management;
  • Management Aeroportuário;
  • Management dos Transportes Aéreos;
  • Communication, Navigation, Surveillance and Satellite;
  • Applications for Aviation;
  • Aviation Safety Aircraft Airworthiness;
  • Air Ground Collaborative Systems Engineering;
  • Aerospace Project Management.

Além destas formações, note que a ENAC também oferece formações a partir do primeiro ano, para quem gostaria de cursar a disciplina integralmente na França.

Há também o ISAE (Instituto Superior da Aeronáutica e do Espaço). São pós-graduações técnicas, ou mais ligadas à engenharia aeronáutica.  Eis algumas delas:

  • Master of Science in Aeronautical and Space Systems
  • Master of Science in Aerospace mechanics and avionics
  • Global Navigation Satellite System

As duas se situam em Toulouse, ou seja, ao lado da Airbus!

Existe uma pós-graduação em Mecânica física e engenheira especialidade aeronáutica e espaço no Centro Inter-universitário de mecânica e de tecnologia mecânica na Universidade do Mediterrâneo.

Na École Centrale de Paris existe uma pós-graduação em Ciências aplicadas, especialidade aeronáutica espacial.

Por fim, no departamento de física da Universidade de Bordeaux 1, há uma pós-graduação em Engenharia dos Sistemas para a aeronáutica e os transportes, com especialidade em engenharia e manutenção em aeronáutica, percurso estruturas aeronáuticas e espaciais, aviónicas, sistemas aeroportáteis e suporte ao cliente.

Ainda existem muitas outras possibilidades, mas destacamos aqui aquelas cuja reputação já é internacionalmente estabelecida e onde sem dúvida achará inspiração para o seu futuro.

Para mais informações, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada. É gratuito!

 

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

 

últimos artigos

Deixe uma resposta