Também é possível cursar o Estudo Médio na França

Lycee_Henri-IV-hd-1

Para quem pensa que estudar no exterior é só para quem já está na faculdade, isso não é verdade. Na França, por exemplo, é também possível cursar o Ensino Médio, em caráter de intercâmbio.

Por que estudar na França ainda no ensino médio? Por lá, o ensino médio nas escolas públicas é mais comum que nas particulares e é uma fantástica oportunidade de entrar na cultura francesa com um ambiente misto cultural e socialmente!

Além de uma experiência escolar, esta viagem de intercâmbio no ensino médio lhe trará uma experiência humana já que você irá viver em uma família local, compartilhando o seu dia-a-dia, seus hábitos. Há também a possibilidade de ficar em um internato, mas isso o afastará talvez de uma proximidade com pessoas da língua e de um apoio psicológico se for preciso. No que diz respeito a você mesmo, o que é preciso que você faça ou tenha feito?

É preciso ter entre 15 e 18 anos, ter obtido boas notas na sua escola, ou seja, não ter repetido durante os 3 últimos anos. A língua francesa sendo fundamental, um nível intermediário é obrigatório para que o intercâmbio seja aproveitado com sucesso na escola, mas também no relacionamento com as pessoas que você irá encontrar.

A duração de sua estadia depende de você, pode ser tanto 5 quanto 10 meses (ou seja um ano letivo inteiro de lá). Não há uma cidade obrigatória, pode ser em Paris ou em qualquer cidade do interior. Na França o ensino público é padronizado, com um programa e exames nacionais. Ele existe em todas as cidades e pequenas cidades, e se não houver, um sistema de transporte público dos alunos levará você até a sua escola. A escolha do destino poderá ser inteiramente livre e feita em função de seus gostos, por exemplo, culinários, arquiteturais ou ainda em função do clima.

O Collège-Lycée Cévenol é um bom exemplo da integração de alunos de diversas nacionalidades dentro da escola, para incentivar as trocas culturais entre todos os alunos. No entanto note que esta escola é privada e por isso é paga.

O funcionamento da escola na França é simples e deixa o aluno escolher classes nas quais estudará as matérias que mais o interessem graças a um sistema de coeficiente e de carga horária especial. Assim quem gosta de língua e literatura entrará em uma classe em que as matérias literárias ocupam um ‘espaço’ predominante. Será a mesma coisa para quem gosta de ciências e de economia. As turmas são formadas pela administração da escola no início do ano letivo e não mudarão mais até o fim do ano. No entanto, as aulas de matérias optativas lhe permitirão de se encontrar com alunos de outras turmas.

Além dessa experiência humana e cultural, é o melhor jeito para que você se torne um craque em francês. E talvez pensar em estudar novamente na França durante os seus estudos superiores.

Se não teve a oportunidade de estudar durante o ensino médio na França, é possível estudar em uma faculdade francesa graças a um programa de intercâmbio. Recentemente o Governo Brasileiro anunciou a distribuição de 2000 bolsas para graduação, pós-graduação e pós-doutorados.

Para mais informações consulte as propostas de bolsas do CNPq.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.