Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Conheça a universidade Sorbonne, na França

universidades francesas com bolsa

Uma das mais antigas da Europa, a universidade Sorbonne, antiga Universidade de Paris, foi fundada em meados de 1170. A Sorbonne possui quatro das melhores universidades públicas do país, que estão sediadas no sítio histórico do Quartier latin em Paris, além da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Paris Descartes.

As diferentes universidades de Paris

  • Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne

A Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne é a mais importante das universidades parisienses em número de alunos, em todas as disciplinas. Ela é especializada nos domínios das ciências políticas e econômicas, da gestão, do direito e das ciências humanas. Em números:

      • 39.234 estudantes
      • Mais de 15.000 graduados a cada ano
      • 8.084 estudantes estrangeiros
      • 315 programas de intercâmbio
      • 279 acordos bilaterais internacionais
      • 130 professores convidados internacionais
  • Universidade Paris 2 Assas

A Universidade Paris 2 Assas é uma referência em 4 áreas: direito e ciências políticas, ciências econômicas, ciências de gestão, comunicação. Em números:

      • 17.900 estudantes
      • 2.900 estudantes estrangeiros
      • 2.300 professores e funcionários
      • 51 diplomas
      • 8.500 diplomados em 2009
      • 4 escolas doutorais jurídicas
  • Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle

A Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle está entre as mais inovadoras em matéria de ensino e pesquisa internacional no domínio das línguas, das letras, das artes e das ciências humanas e sociais. São 500 estudantes e 150 professores.

  • Universidade Paris 4 Paris Sorbonne

A Universidade Paris 4 Paris Sorbonne é especialista no domínio das letras e das ciências humanas. Ela constitui um centro inovador na grande tradição da transmissão do saber clássico e da cultura da humanidade. Na universidade, existem 25.000 estudantes e 1.300 professores-pesquisadores

  • Universidade Paris 5 Paris Descartes

A Universidade Paris 5 Paris Descartes é a mais importante universidade francesa de medicina. O departamento de Ciências Humanas e Sociais faz parte da Sorbonne. São 33.500 estudantes e 3.000 professores-pesquisadores.

Diferenciais

  • Localização privilegiada em Paris, no coração da Europa;
  • Tradição e renome internacional;
  • Ampla oferta de cursos de graduação, mestrado, especialização, doutorado, em todas as áreas;
  • No Brasil pensamos que estudar na Sorbonne é muito caro, quando na verdade só são 300 euros por ano para a pós-graduação (master), por ser uma universidade pública!
  • Abertura internacional, com mais de 20% de alunos estrangeiros e mais de 500 parcerias com universidades do mundo inteiro;
  • Prioridade à qualidade da formação e à valorização da pesquisa com mais de cinquenta escolas doutorais;
  • 8000 professores e pesquisadores de alto nível com experiência acadêmica e profissional;
  • Inserção profissional com estágios obrigatórios em todas as especializações.

 

Você se interessou pelas formações e gostaria de ter mais informações? Então entre em contato para agendar uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no IFESP. Agora também é possível realizar sua orientação acadêmica e montar seu dossiê de candidatura a distância!

 

últimos artigos

29 comentários

  1. Depois que foi divulgado que alunos da faculdade de Direito da Sorbonne disputam cadeiras para não terem que assistir aulas sentados sobre mesas ou mesmo no chão, resta patente que a qualidade de ensino dessa instituição decaiu, e muito, ao longo dos séculos de sua existência.
    Fosse uma instituição de ensino do Direito brasileira, certamente a OAB utilizaria essa situação para justificar o exame de ordem.
    http://news.yahoo.com/class-2012-diploma-dilemma-europe-grads-072301282–finance.html

    1. Eu faço mestrado na Sorbonne e nunca vi ninguém sentado no chão. Sobram mesas nas salas e nos auditórios. Eu não sei como é no curso de direto, o que posso assegurar é que temos aulas em outras unidades para que todos possam assistir a aula confortavelmente.

  2. Olá Alexadrina, vejo que tens informações que muito nos pode ajudar, na verdade é que o próximo ano quero ir fazer o mestrado na sobornne em direito.
    Agora o que quero saber é: o mestrado em sorbonne tem a duração de quantos anos, isto é, em direito.
    Por favor diz alguma coisa o meu email é: svemtura@hotmail.com

  3. Estudo na ufmg (graduação) e como ela é conveniada com a universidade de sorbonne, pretendo fazer um intercâmbio.. mas não consigo entender se, mesmo sendo pública, é ainda necessário pagar taxas.. Como isso funciona?

  4. Quero me preparar para concorrer a uma bolsa de mestrado na área de Artes. Gostaria de saber se há outro processo além da bolsa de estudos? Quais as diferenças?

    1. Olá Suzanne, uma bolsa de estudos é para o Mestrado. Não entendi a que outro processo se refere. Está falando no processo de seleção para o curso? Se quiser poderia agendar uma orientação acadêmica personalizada com o IFESP: telefone: +55 11 3031 3599 ou pelo e-mail: contato@ifesp.com.br

  5. Gostaria de saber se há algum trabalho realizado ai na Universidade de Sorbone por algum estudante ou Mestre sobre a homossexualidade de Lampião, pois já procurei em tudo quanto é canto e nada encontrei, fato que alguém diz existir mas não dá maiores detalhes.

  6. Galera do Direito! O que o José Guimarães postou, infelizmente, é verdade! Fiz o M1 de Droit Public Général na Sorbonne em 2013 e posso dizer que a desorganização lá deixou a universidade caótica! O governo francês cortou boa parte das verbas das universidades públicas (sob pretexto de que elas teriam orçamento próprio) e isso gerou um caos em massa para alguns cursos. Várias aulas eu sentei no chão porque não tinham auditórios disponíveis para todos os alunos, então éramos realocados para salas minúsculas. Era um salve-se quem puder pra conseguir cadeira! De verdade! E reitero: isso ocorreu no prédio do Direito, que é separado do prédio principal que também fica no Quartier Latin! Quem estuda Filosofia, Ciência Política ou matérias assim provavelmente não sofre, porque o prédio e os auditórios lá são maiores!
    Estudar na Sorbonne é maravilhoso, mas lá também ocorrem problemas! Estejam preparados! Abraços.

  7. Olá Daminha, tenho interesse em mestrado em Direito em Sorbonne, poderia me dar umas dicas? Desde já agradeço. Att. Júlio (jccalheiro@hotmail.com)

    1. Olá, Ambrosio.
      Para fazer um doutorado na França (ou qualquer outro curso) você precisa de um dossiê de candidatura com carta de apresentação, currículo, certificado de proficiência em francês etc. Assim, quando abrir o processo de seleção, você deve se inscrever na faculdade de sua escolha.
      Se tiver interesse, realizamos uma orientação acadêmica a distância, em que responderemos todas as suas dúvidas.

  8. Olá! Alguém sabe informar se na instituição oferece cursos de curta duração que possam ser concluídos em dias ou semanas de aula? Há gratuidade?

  9. Olá, em 2016 eu pretendo fazer o curso de direito e História na Sorbonne e Panthéon Assas 2 e queria saber o que é preciso para que eu consiga ingressar na universidade. Estou com duvidas em relação ao vestibular. Preciso necessariamente passar em um vestibular de uma universidade publica? Ou se eu passar em um de uma universidade particular eu consigo entrar nas universidades que eu citei à cima? ( rafs_rodriguesm97@hotmail.com )

  10. Eu tenho recebido algumas mensagens pelo facebook de pessoas que leram o meu comentário anterior nesse site sobre a Sorbonne. Eu me inscrevi no site Campus France Brasil, segui todas as etapas e minhas perguntas eram prontamente respondidas pela equipe Campus France. Eu não posso responder perguntas que recebo, pois minha área é Análise do discurso (Langue Française), eu estudo na Sorbonne Paris IV e cada universidade francesa tem suas especificidades, calendários, cursos e nível exigido do francês. Sendo assim, eu não sei nada sobre outros cursos, sobre outras áreas, custo de vida em outras cidades, nível do francês exigido em outras universidades, calendários, inscrições, dentre outros.

    Eu aconselho vivamente fazer a inscrição no site Campus France Brasil, ler todas as informações e fazer as perguntas diretamente para a equipe, que é preparada, solícita e não há custos para responder.

    Obrigada pela compreensão.

  11. Olá! Estou escrevendo meu tcc, faço radiologia. Eu ficaria grata se alguém me dissesse se há algum lugar para pesquisar sobre a história da Sorbonne para complementar meu trabalho sobre a família Curie e a radioatividade. Pesquisei, mas só encontro em outros idiomas. Alguém pode me ajudar? Me dizer se há algum local em português? Desde já agradeço, abraços.
    Meu email é karlaitajai@gmail.com

Deixe uma resposta