Como a Black Friday chegou no Brasil?

Publicado em: 21 de novembro de 2017

Já falamos um pouco sobre quais são  as expectativas em relação à Black Friday 2017 neste outro post. Reconhecida como a maior data de descontos e promoções do comércio, esta campanha agrada os consumidores que querem antecipar os presentes de natal, com ótimos preços sem o stress de filas e compras de última hora.

Hoje vou contar as principais histórias da origem do termo Black Friday e como o evento chegou no Brasil.

Começamos no século XIX, quando as pessoas começaram a utilizar o termo “Black Friday” para se referirem a uma sexta-feira específica e atípica quando duas instituições financeiras, em plena corrida ao ouro, vieram à falência.

Já na década de 60, na Filadélfia/EUA, começou a ser utilizada por policiais quando se referiam ao trânsito caótico do seguinte ao Dia de Ação de Graças. Os lojistas destas rotas congestionadas rapidamente se apropriaram do termo e o associaram a descontos em seus produtos, aproveitando o fluxo de possíveis clientes.

Demais varejistas da região prestaram atenção ao sucesso deste movimento e tomaram para si o termo e a data, ajudando a concretizar uma tradição de compras neste dia.

A Black Friday tal qual a conhecemos atualmente só ganhou força nos anos 90, ainda nos EUA e ainda referente ao mesmo dia. Para abrirem espaço no estoque para os produtos novos de Natal, os comerciantes instauravam grandes promoções e assim os produtos antigos tinham saída.

E aqui no Brasil, este movimento começou em 2011 quando a plataforma Busca Descontos abriu o portal BlackFriday.com.br. Nestes 6 anos, a campanha cresceu e ganhou força, sempre batendo recorde de vendas. E, ao contrário dos EUA, o comércio online foi responsável pelo início nacional da Black Friday, migrando pouco a pouco para o comércio físico.

Para acompanhar e visualizar esse crescimento, o Buscapé reuniu os dados dos últimos 6 anos do comércio nacional e disponibilizou em seu site tanto os itens mais procurados em 2016 quanto a comparação das vendas (sobre Faturamento, Pedidos, Ticket Médio e Consumidores). Confira: http://www.buscape.com.br/black-friday.

E você, já conhece a Black Novembre? É a campanha do Grupo Ifesp e sua escola virtual “Curso de Francês Online” que está oferecendo até 70% off em seus cursos, durante todo o mês de novembro. É a melhor chance para você aprender um novo idioma com ótima metodologia, professores nativos e de maneira 100% online.

Entre aqui para garantir seu cupom de desconto agora nos Cursos de Francês Online e confirme sua presença em nosso evento no Facebook!

Aproveite essa grande oportunidade e junte-se a nossa comunidade de 19 mil alunos e de 290 milhões de francófilos!