Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Brasil e França inauguram Laboratório Internacional na POLI-USP

Publicado em: 1 de junho de 2017
laboratório internacional

Foi inaugurado em 3 de maio de 2017, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli-USP, o Laboratório Internacional Associado Franco-brasileiro – Energia e Meio Ambiente, o L.I.A.

O que é o L.I.A.?

Trata-se de uma rede virtual de pesquisa voltada para energia e meio ambiente, que foi criada pelo governo francês para estruturar colaborações entre equipes de pesquisa e laboratórios da França com parceiros de outros países com quem já realizam algum tipo de trabalho conjunto.

A Poli integra essa rede de pesquisa, ao lado da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e das instituições francesas Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS, Centrale Supélec, Université Paris-Sud, Université de Lille, Centrale Lille, Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Lille e Université d’Artois.

Possibilidades de pesquisa:

O laboratório vai atuar por 4 anos, prorrogáveis por mais 4, em pesquisas de fontes de energia renováveis, observando todas as suas facetas: produção, consumo, impactos ambientais, integração e interação com outras formas de energia, além de redes de distribuição.

Pesquisadores que tenham projetos nessas áreas podem entrar em contato com o professor José Pissolato para discutir as possibilidades de cooperação e inserção no L.I.A. As principais linhas de pesquisa são: transformação da energia, com foco em pesquisas sobre combustão, formação de poluentes, eficiência energética; redes de distribuição (integração, estocagem geração distribuída, proteção e qualidade dos serviços e outros); e meio ambiente (redução das emissões, fontes renováveis, otimização da rede de energia, gerenciamento de recursos hídricos e lixo).

Sobre a parceria franco-brasileira:

Philippe Martineau, conselheiro de Cooperação e Ação Cultural Adjunto da Embaixada da França no Brasil, citou exemplos de como a parceria franco-brasileira vem se fortalecendo ao longo do tempo, como o envio de mais de 1.200 pesquisadores franceses para trabalharem no Brasil e os mais de 1.600 artigos cujas autorias são de cientistas de ambos os países. “O L.I.A. é um dos resultados dessa cooperação rica e variada”, ressaltou. “Também representa uma abertura para novas cooperações [entre Brasil e instituições europeias], reunindo pesquisadores de primeira linha nas áreas de energia e meio ambiente”.

A rede abre um importante espaço para que pesquisadores brasileiros trabalhem em cooperação internacional. Isso aumentará as chances de participarmos, inclusive, de projetos financiados por instituições europeias e ainda nos dá mais visibilidade internacional, aumentando o impacto das nossas pesquisas, já que as pesquisas são publicadas em regime de coautoria”, ressaltou o professor Pissolato.

Fontes: Campus France e Poli-USP

No CFOL você aprende francês 2x mais rápido! Clique aqui para conferir.

Preencha o formulário abaixo e experimente 7 dias grátis:

 

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *