Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Candidate-se para a Bolsa Eiffel, o edital saiu!

Publicado em: 25 de outubro de 2017

03Uma das melhores bolsas do governo Francês para estrangeiros acabou de lançar o edital para inscrições. O prazo para entregar o dossiê de candidatura para a bolsa está chegando! Os candidatos poderão se candidatar a partir do dia 10 de outubro de 2018. Essa bolsa de excelência do Ministério das Relações Exteriores da França é concedida aos estudantes estrangeiros que querem estudar em instituições francesas de ensino superior no ano letivo 2018.

O que é este programa?

A Bolsa Eiffel trata-se de um programa de bolsa de estudos lançado em 1999 pelo Ministério das Relações Exteriores da França. O seu objetivo é estimular os intercâmbios de estudantes estrangeiros nas universidades e escolas francesas. Estimular, quer dizer, ajudar financeiramente os estudantes de Pós-graduação/Mestrado ou quem está cursando um Doutorado em cotutela ou em codireção.

Para quem?

O programa Eiffel tem por objetivo formar futuros líderes estrangeiros, nos setores público e privado. Encoraja candidaturas de estudantes de países emergentes, em especial da Ásia, América Latina, Leste europeu, Oriente Médio e dos novos Estados membros da União Europeia, mas também, para o nível doutorado, dos países desenvolvidos.

Quais são os critérios de elegibilidade e de seleção?

Critérios de elegibilidade:
  • Ter nacionalidade brasileira (não podendo possuir a dupla nacionalidade franco-brasileira);
  • Não se beneficiar de outra bolsa de estudos na França;
  • Comprovar a proficiência em língua francesa. Leia mais sobre Exame de Proficiência em Francês;
  • Ter no máximo 30 anos para o programa de Master até dia 06/03/2018;
  • Ter no máximo 35 anos para o programa de Doutorado até dia 06/03/2018.
Critérios de seleção:
  • A excelência acadêmica do candidato;
  • O caráter inovador do projeto de pesquisa / profissional do candidato.

Bolsa de estudos Eiffel para Pós-graduação / Mestrado:

  • Valor da bolsa: 1.181 € mensais (+ despesas de viagem de ida e volta, despesas de atividades culturais e segurança social).
  • Duração da bolsa: 24 meses para M1, 12 meses para M2,  e 36 meses para diploma de engenharia.
  • Áreas de estudo contempladas: Ciências do Engenheiro, Economia, Administração, Direito e Ciências Políticas.
  • Curso de Francês: A bolsa poderá ser estendida por mais 2 meses para a realização de um curso de Francês.

Bolsa de estudos Eiffel para Doutorado em cotutela ou coorientação:

  • Valor da bolsa: 1.400 € mensais (+ despesas de viagem de ida e volta, despesas de atividades culturais e segurança social).
  • Duração da bolsa: 10 meses.
  • Áreas de estudo contempladas: Ciências do Engenheiro, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Economia, Administração, Direito e Ciências Políticas.
  • Obs.: Para estudantes de Direito, é possível a realização de um curso de Francês paralelamente aos seus estudos.

Como participar?

A Bolsa Eiffel é um programa oferecido aos estabelecimentos franceses para contemplar seus melhores candidatos. As candidaturas são apresentadas exclusivamente pelos estabelecimentos, que se comprometem a efetuar a inscrição dos estudantes selecionados. Candidaturas encaminhadas diretamente pelo estudante ao Campus France serão desconsideradas.

Para participar do processo seletivo, o estudante interessado tem que apresentar sua candidatura à universidade escolhida. Depois de uma pré-seleção, as universidades francesas efetuam a inscrição online dos estudantes selecionados. Por fim, as universidades encaminham a lista final das candidaturas ao Campus France até dia 6 de janeiro de 2018.

Calendário para o ano 2018:

  1. Publicação do edital on-line: 16 de outubro de 2017;
  2. Prazo final para inscrições: 12 de janeiro de 2018 (prazo máximo dado pelo Campus France);
  3. Divulgação dos resultados: semana de 26 de março de 2018.

Fonte: Campus France

Atenção! Cada instituição pode estabelecer datas específicas para a participação na seleção Eiffel. Algumas instituições, por exemplo, exigem a apresentação dos dossiês de candidatura em novembro e dezembro; elas podem também estabelecer critérios específicos (níveis de proficiência etc.) e envio de documentação complementar.

Os brasileiros são destaque absoluto no programa Eiffel! Não perca a oportunidade e prepare seu Dossiê de candidatura com a ajuda do IFESP. Marque já sua Orientação Acadêmica e conheça suas possibilidades para pleitear sua candidatura!

Bolsa Eiffel 2016Bolsa Eiffel 2016Bolsa Eiffel 2016

últimos artigos

20 comentários

  1. Tenho uma dúvida sobre a bolsa eiffel, caso eu faça o M1 sem bolsa, ao ser aceito para o M2 (já na França) eu posso solicitar a bolsa já estando lá?

  2. Olá Peterson,

    Caso você faça o M1 sem bolsa na França, você pode, sim, solicitar a bolsa Eiffel para o M2, mas saiba que estudantes brasileiros que ainda não estão morando na França têm prioridade.

    Qualquer outra dúvida, estamos à sua disposição. Se você quiser, pode também agendar uma orientação acadêmica personalizada com os nossos orientadores. Eles te darão todas as informações sobre o programa de bolsa e os estudos na França.
    > http://www.ifesp.com.br/estudar-na-franca/frances-objetivos-estudar
    > [email protected]

    1. Olá Karen, a maioria das universidades na França oferecem a Bolsa Eiffel. Cada uma com seus próprios prazos e requisitos, mas quase todas estão na lista. Se quiser mais informações sobre universidades na sua área e tipos de financiamento, agende uma orientação acadêmica conosco!

    1. Olá Aline, a documentação inclui um currículo, um projeto profissional e histórico dos últimos anos de estudo. Para saber mais detalhes de como se candidatar, agende uma orientação acadêmica conosco.

    1. Jennifer, em geral, o nível mínimo de francês para candidatar-se às universidades francesas é o B2-CECR. Isso muda para alguns cursos como Direito, que exige mínimo C1. Você pode procurar por formações em inglês, mas a oferta é bem menor. Conheça os cursos de francês do IFESP, você pode alcançar o nível avançado em até 18 meses: http://ifesp.com.br/

  3. sou Helder Betencourt da Lúcia Constantino tenho 39 anos e sou licenciado em ensino de lingua francesa pela Universidade Pedagogica de Nampula em 2011, estou afecto na Unilurio e tive media final de 11 valores,so que tenho uma barreira, gostaria de aprofundar meus conhecimentos em relacao a lingua francesa,so que tenho barreira devido a nota 11, mais o meu nivel de conhecimento em relacao a nota nao diz nada, entendo muito bem a lingua francesa e gosto muito dela. peco para reverem esse assunto e considerarem.

  4. Só Miguel André Kungu de 24 à nos de idade de nationalidade angolana, reside em Beguele /Angola. por favor gostaria de saber se essa abolsa de estudo é só para os brasileiros ou para todos? porque estou interessado mais não só Brasileiro.e não sei como fazer, estou a fazer 3°ano na especialidade de linguistica françês. Falo bem francês e sei ler e escrever. Ja Tenho duas Diplomas de DELF A1 com 84,5℅ e A2 com 72,5% preciso ter mas. Quero uma boa orientação para poder realizar meu sonho. Obrigado

  5. Só Miguel André Kungu de 24 à nos de idade de nationalidade angolana, reside em Beguele /Angola. por favor gostaria de saber se essa abolsa de estudo é só para os brasileiros ou para todos? porque estou interessado mais não só Brasileiro.e não sei como fazer, estou no 3°ano na especialidade de linguistica françês. na universidade katyavala Bwila, Falo bem francês e sei ler e escrever. Ja Tenho duas Diplomas de DELF A1 com 84,5℅ e A2 com 72,5% preciso ter mas. Quero uma boa orientação para poder realizar meu sonho. Obrigado

  6. Sou Miguel André Kungu de 24 à nos de idade de nationalidade angolana, reside em Beguele /Angola. por favor gostaria de saber se essa abolsa de estudo é só para os brasileiros ou para todos? porque estou interessado mais não só Brasileiro.e não sei como fazer, estou a fazer 3°ano na especialidade de linguistica françês. Falo bem francês e sei ler e escrever. Ja Tenho duas Diplomas de DELF A1 com 84,5℅ e A2 com 72,5% preciso ter mas. Quero uma boa orientação para poder realizar meu sonho. Obrigado

  7. Olá,
    Primeiramente apresento-me, meu nome é Maria Carolina, possuo uma graduação em Química com especialidade em Química Ambiental. Além disso, tenho um mestrado em Ciências da Água no INRS- Institut National de la Recheche Sientifique em Québec- Canadá e também um Certicat en Sciences d’Environnement na Université du Québec. Morei durante 6 anos na província canadense francesa, onde trabalhei e estudei e densenvolvi bem a língua francesa na parte oral e escrita. Tenho cidadania canadense.
    Me interesso muito em fazer uma Doutorado na área ambiental, principalmente em recursos hídricos e em ecotoxicologia. O problema é que eu tenho 38 anos de idade.
    Tenho meus diplomas e históricos acadêmicos traduzidos para o francês (graduação e especialização) e meu diploma de mestrado e do certificado estão em francês por serem emitidos por universidades canadenses oficiais de língua francesa.
    Tenho média de mestrado de 3,34/4,2 pelo INRS.
    Gostaria de saber se eu consigo pleitar uma vaga para o doutorado haja vista que tenho 38 anos de idade.
    Muito obridaga,
    Maria Carolina.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *