Saiba tudo sobre a cidade de Lyon, na França

Saiba tudo sobre a cidade de Lyon, na França

Lyon é a segunda maior cidade da França. É uma ótima opção para quem quer escapar da loucura parisiense e descobrir uma cidade bonita, agradável, aconchegante e super perto de Paris (1h50 de TGV; há trens a cada hora saindo dos terminais de Lyon). O ideal é ficar dois dias na cidade, para ter tempo suficiente para conhecer as principais atrações.

Seguem algumas dicas/links que te ajudarão a aproveitar a cidade:

1. Como andar pela cidade?

A cidade de Lyon tem a vantagem de ter uma excelente rede de transporte público, que permite descobrir a cidade sem o estresse dos engarrafamentos e de forma accessível, pois existe o ticket diário, que você pode usar durante o dia inteiro.

Além disto, tem o Velov, sistema de aluguel de bicicletas, que você pode utilizar para passear.
Eu aconselho, uma vez que chegou a Lyon, dar uma passada no Office de Tourisme, que fica na Place Bellecour. Lá você sempre encontra pessoas que dão bons conselhos, mapas da cidade e/ou do metrô.

Para mais informações sobre o transporte, veja o link.

2. Fourvière e Le Vieux Lyon

Estes dois bairros são bairros históricos imperdíveis, cuja história começou no século I AC. O charme são as ruas estreitas e íngremes, que precisamos subir até chegar à Cathédrale de Fourvière, que é um dos pontos altos e turísticos da cidade.

Para quem gosta da história da Grécia e Roma, tem um museu muito bom para se visitar que se chama Musée Gallo-romain de Fourvière. Trata-se de um sitio arqueológico de exceção. Confira neste link.
Descendo pelas ruas íngremes, você poderá descobrir os conhecidos traboules, que são passagens antigas.

3. Alguns Museus

Lyon é uma cidade cheia de museus que vale muito a pena conhecer. Entre eles temos:

  • O Musée d’Art Moderne, cuja entrada fica na Place de Terreaux (um dos lugares imperdíveis).
  • O Musée des Arts Decoratifs, cuja entrada fica na Place Bellecour (também um dos lugares imperdíveis).

4. Vai com filhos?

Primeiro, vou aconselhar ir para o Parc de la Tête d’Or. Este parque tem 117 hectares e foi criado em 1856. Dentro deste parque tem um jardim botânico, um rosário, e um parque zoológico. Vale realmente muito a pena (e a entrada é de graça).
Para mais informações: loisirs-parcdelatetedor.com/francais.htm

Quer tenha filhos, quer não, você tem que assistir a um espetáculo do Guignol, personagem mítica da cidade de Lyon. Neste link tem a programação: guignol-lyon.com/

5. Gosta de shopping?

Lyon é uma cidade bem francesa. Na França, diferente do Brasil, se faz muitas compras na rua mesmo, e não em shoppings. Para isto, há diversos endereços:

  • Rue de la République
  • Rue Victor Hugo
  • La Presqu’île
  • La Croix Rousse, e particularmente no Village des Créateurs

Agora, se prefere Shopping Center, tem também o shopping de la Part Dieu, que tem três andares e muitas boutiques para te agradar.

6. Onde comer?

Não se pode ir para Lyon sem conhecer um Bouchon Lyonnais. Lyon é a cidade das víceras e carnes de forma geral, e é nestes famosos bouchons que se encontra os melhores pratos de carne.

Eu aconselho duas ruas:

  • Rue des Marronniers, e particularmente Le bouchon des carnivores
  • Rue Mercière

Para um jantar mais romântico, tem também um restaurante panorâmico situado em cima de uma ópera e que se chama “Les Muses de l’Opéra”. É delicioso, e o lugar é muito bonito. De forma geral, para comer mais rapidamente, sempre tem boulangeries ou café nas ruas.

7. Qual o melhor período para visitar?

Eu aconselho ir durante o verão porque se pode aproveitar mais, sobretudo, para ir aos parques, etc. Uma data inesquecível é oito de dezembro, durante o que se chama Fêtes des Lumières. É uma festa tradicional em Lyon, toda a cidade está cheia de luzes, com espetáculos de luzes organizados pela cidade. E, como é próximo do Natal, há vários mercados de Natal.

Florence Debornes

 

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

 

One Comment

  1. muito bom mas en franceis seria melhor para o apendisado e me adicionem no e-mail a seguir (mariaclarinha05@hotmais.com) legal ne tenks e bay bay

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta