Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Saiba tudo sobre a cidade de Lyon na França

Lyon França

Lyon é a segunda maior cidade da França. É uma ótima opção para quem quer escapar da loucura parisiense e descobrir uma cidade bonita, agradável, aconchegante e super perto de Paris (1h50 de TGV; há trens a cada hora saindo dos terminais de Lyon). O ideal é ficar dois dias na cidade, para ter tempo suficiente para conhecer as principais atrações.

Seguem algumas dicas/links que te ajudarão a aproveitar a cidade:

1. Como andar pela cidade?

A cidade de Lyon tem a vantagem de ter uma excelente rede de transporte público, que permite descobrir a cidade sem o estresse dos engarrafamentos e de forma accessível, pois existe o ticket diário, que você pode usar durante o dia inteiro.

Além disto, tem o Velov, sistema de aluguel de bicicletas, que você pode utilizar para passear.
Eu aconselho, depois de chegar em Lyon, dar uma passada no Office de Tourisme, que fica na Place Bellecour. Lá você sempre encontra pessoas que dão bons conselhos, mapas da cidade e/ou do metrô.

2. Fourvière e Le Vieux Lyon

Estes dois bairros são bairros históricos imperdíveis, cuja história começou no século I AC. O charme são as ruas estreitas e íngremes, que precisamos subir até chegar à Cathédrale de Fourvière, um dos pontos altos e turísticos da cidade.

Para quem gosta da história da Grécia e Roma, tem um museu muito bom para se visitar que se chama Musée Gallo-romain de Fourvière. Trata-se de um sitio arqueológico de exceção. Descendo pelas ruas íngremes, você poderá descobrir os conhecidos traboules, que são passagens antigas.

3. Alguns Museus

Lyon é uma cidade cheia de museus que vale muito a pena conhecer. Entre eles temos:

  • O Musée d’Art Moderne, cuja entrada fica na Place de Terreaux (um dos lugares imperdíveis).
  • O Musée des Arts Decoratifs, cuja entrada fica na Place Bellecour (também um dos lugares imperdíveis).

4. Vai com filhos?

Primeiro, vou aconselhar ir para o Parc de la Tête d’Or. Este parque tem 117 hectares e foi criado em 1856. Dentro deste parque tem um jardim botânico, um rosário, e um parque zoológico. Vale realmente muito a pena (e a entrada é de graça).

Quer tenha filhos, quer não, você tem que assistir a um espetáculo do Guignol, personagem mítica da cidade de Lyon.

5. Gosta de shopping?

Lyon é uma cidade bem francesa. Na França, diferente do Brasil, se faz muitas compras na rua mesmo, e não em shoppings. Para isto, há diversos endereços:

  • Rue de la République
  • Rue Victor Hugo
  • La Presqu’île
  • La Croix Rousse, e particularmente no Village des Créateurs

Agora, se prefere Shopping Center, tem também o shopping de la Part Dieu, que tem três andares e muitas boutiques para te agradar.

6. Onde comer?

Não se pode ir para Lyon sem conhecer um Bouchon Lyonnais. Lyon é a cidade das víceras e carnes de forma geral, e é nestes famosos bouchons que se encontram os melhores pratos de carne.

Eu recomendo duas ruas:

  • Rue des Marronniers, e particularmente Le bouchon des carnivores
  • Rue Mercière

Para um jantar mais romântico, tem também um restaurante panorâmico situado em cima de uma ópera e que se chama “Les Muses de l’Opéra”. É delicioso, e o lugar é muito bonito. De forma geral, para comer mais rapidamente, sempre tem boulangeries ou café nas ruas.

7. Qual o melhor período para visitar?

Eu aconselho ir durante o verão porque se pode aproveitar mais, sobretudo, para ir aos parques etc. Uma data inesquecível é oito de dezembro, durante o que se chama Fête des Lumières. É uma festa tradicional em Lyon, toda a cidade está cheia de luzes, com espetáculos de luzes organizados pela cidade. E, como é próximo do Natal, há vários mercados de Natal.

Florence Debornes

Quer preparar sua viagem com o melhor curso de francês online? Inscreva-se! 

últimos artigos

1 comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *